O impacto gigantesco de God of War (2018) foi tão forte que a Sony rapidamente exigiu algo à altura — ou até maior — para sua continuação. No entanto, havia uma condição desafiadora: o jogo precisaria ser entregue em um tempo significativamente menor. Foi o que contou Ariel Lawrence, diretor de jogos da Santa Monica Studio, durante o painel de celebração dos 20 anos da franquia.
Segundo Lawrence, assim que a recepção positiva do jogo ficou clara, veio o pedido direto da Sony:
“Vocês vão fazer uma sequência. Ela precisa ser o dobro em termos de conteúdo, com mais chefes e inimigos… e tudo isso em metade do tempo.”
A declaração foi compartilhada em matéria do GamesRadar, e mostra o tamanho da pressão que recaiu sobre a equipe do estúdio americano.
Apesar de já contarem com uma base técnica sólida herdada do título anterior, o desenvolvimento de God of War Ragnarök foi marcado por uma rotina exaustiva. Lawrence admitiu que o processo exigiu sacrifícios extremos da equipe, incluindo noites sem dormir.
“Sinceramente, não sabíamos como o primeiro jogo seria recebido. Quando ele saiu e todo mundo adorou, pensamos: ‘Uau’. E então a empresa chegou dizendo: ‘Façam o segundo. Mas em menos tempo. E com o dobro de conteúdo’. Foi uma loucura. Mas conseguimos. Eu mal me lembro de ter dormido durante esses anos. Ainda assim, é uma das minhas lembranças favoritas.”
Mesmo diante de tantas dificuldades, God of War Ragnarök foi finalizado dentro do prazo e se tornou mais um sucesso colossal da franquia. Com uma campanha robusta e diversas atividades paralelas, o jogo pode levar até 100 horas para ser totalmente concluído.
Hoje, tanto o reboot de 2018 quanto sua sequência são considerados marcos da nova fase de Kratos, disponíveis para PlayStation 4, PlayStation 5 e PC. Vale lembrar ainda que God of War Ragnarök: Valhalla, DLC gratuito lançado posteriormente, expandiu ainda mais essa jornada épica.