Borderlands 4: CEO da Gearbox comenta metas de desempenho e aborda o balanceamento com bom humor: “Que se dane o equilíbrio”

Borderlands 4: CEO da Gearbox comenta metas de desempenho e aborda o balanceamento com bom humor: “Que se dane o equilíbrio”

No fim de abril, a Gearbox surpreendeu os fãs ao anunciar que Borderlands 4 chegará antes do previsto. Diferente do que costuma acontecer na indústria, o lançamento foi antecipado em uma semana, reforçando a confiança do estúdio na qualidade do novo título.

Desde então, as expectativas só aumentam, e duas dúvidas têm sido constantes entre os jogadores: como será o desempenho técnico do jogo nos consoles atuais e como o estúdio planeja lidar com possíveis desequilíbrios nos sistemas de loot e builds, considerando a enorme variedade de armas e combinações. O CEO da Gearbox, Randy Pitchford, resolveu tocar nesses pontos com respostas diretas (e bem-humoradas).

60 FPS e liberdade total nas builds

Respondendo a um fã no X (antigo Twitter), Pitchford afirmou que a equipe está focada em atingir uma taxa de 60 quadros por segundo nos consoles. Quando questionado sobre o balanceamento do jogo, sua resposta chamou atenção:

“Que se dane o equilíbrio.”

-segundo ele, a ideia é permitir que os jogadores criem combinações absurdamente poderosas, capazes de destruir chefes com facilidade.

Apesar do tom descontraído, Pitchford reconhece os desafios que vêm com a liberdade de personalização. Ele mencionou que Graeme Timmins, diretor criativo do projeto, está no comando do sistema de estatísticas e itens, e que é inevitável o surgimento de combinações imprevisíveis, dada a quantidade de possibilidades procedurais. Ainda assim, Pitchford garantiu que confia totalmente no julgamento de Timmins, mesmo que em casos raros intervenções sejam necessárias.

O maior e mais ambicioso Borderlands

Borderlands 4 promete ser o projeto mais ousado da história da Gearbox. Um dos destaques é o novo cenário chamado Kairos, descrito como o maior universo já criado na franquia. Pitchford afirmou durante a PAX East 2025 que o jogo contará com acesso livre a tudo que estiver no campo de visão, sem telas de carregamento.

Para reforçar a imersão, o minimapa fixo foi removido. A intenção, segundo os desenvolvedores, é incentivar os jogadores a explorarem o mundo diretamente, em vez de jogarem “pelo mapa”. Para compensar, novas ferramentas foram implementadas, como um sistema de navegação com suporte de inteligência artificial e o robô companheiro Echo-4.

Borderlands 4 chega em 12 de setembro de 2025, com versões para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.