Fatal Fury City of the Wolves (PS5)

Fatal Fury City of the Wolves (PS5)

26 anos se passaram desde do último Fatal Fury lançado e com esse novo capítulo, parece que a SNK veio com uma renovação não só no elenco de personagens mas em sua gameplay, será que vai agradar a todos?

Antes de mais nada essa análise é feita por um entusiasta e apaixonado por jogos de luta e sou totalmente casual, tentarei passar o máximo que absorvi de informações do jogo para o público mais casual e também para o público competitivo mas de uma forma mais simples perante um leigo em comunidade competitiva de jogos de luta.

Histórias e seus personagens

Partimos dos últimos eventos em Garou Mark of the Wolves de 1999, sendo que somos apresentados a uma belíssima cena de abertura mostrando eventos clássicos e chaves do enredo de Fatal Fury como a clássica batalha final contra Geese Howard no seu famoso estágio de batalha na Geese Tower.

E temos a continuidade onde Terry Borgard assumiu a tutela de cuidar e treinar o filho do vilão Geese, Rock Howard e como já conhecemos o personagem ele tem os dois estilos de luta, tanto de seu Pai como o de seu mestre durante o seu crescimento.

A trama continua focando em uma nova geração de lutadores enquanto ainda carrega os legados dos antigos mestres, South Town continua sendo palco da ação, mas com uma vibe ainda mais viva e realista.

Muitos personagens novos agregam principalmente o modo arcade onde somos apresentados a novas histórias que envolve toda a lore de South Town é claro como todos os jogos de luta da SNK temos os personagens específicos que fazem parte da trama principal do jogo para desbloquear o seu conteúdo.

Jogabilidade atual e renovada

Como se esperava de um novo jogo de luta, Fatal Fury veio com sua jogabilidade mais renovada e com novos aspectos durante o combate para incluir o mesmo no cenário competitivo dos jogos de luta, mas não se preocupe você jogador casual, a SNK teve um carinho e cuidado para ambos os tipos de jogadores desfrutarem do seu novo título, tornando acessível a todos.

Como de costume nos jogos da SNK, os comandos básicos estão presente com apenas 4 botões de uso com Soco fraco e forte, chute fraco e forte e temos a adição do botão REV que adiciona um novo comando capaz de quebrar a defesa do adversário mas precisa ser executado com maestria para não tomar um reverso no bom uso da palavra.

Os sistemas de combos estão presentes como os chains combos (Alguns golpes normais se encadeiam naturalmente, tipo fraco > médio > forte.

Sistemas de barra com os especiais padrão da série também o special cancel tradicional dos jogos e o timing e conhecimento dos movimentos ainda serão muito importantes para combos mais avançados.

E com o adicional botão REV onde adentram as mecânicas do REV System associadas a barra de SGP que pode ser colocada estrategicamente no início da barra de life do personagem, no meio ou final e quando a mesma está dentro dessa barra alguns efeitos acontecem como;

•Buff no ataque
•Regeneração lenta de vida
•Acesso a um golpe especial exclusivo

Sobre o REV system eu confesso que é algo para jogadores mais avançados e experientes no competitivo do jogo, então necessita de um bom treino para entender e conseguir dominar o mesmo, mas o jogo consta com sistema de treinamento amplamente complexo para você praticar os combos de cada personagem.

Mas a SNK sabe que o jogo precisa render no modo competitivo com mecânicas complexas de combos e modernidade do combate quando ao mesmo tempo pensou no público casual trazendo dois formatos de botões para o jogo.

Temos o modo Arcade, onde os controles tradicionais se aplicam e temos o modo Prático, onde temos controles mais simples que ajudam a executar os movimentos especiais como magias e afins e um botão que auxilia nos chains combos.

O mais interessante é que no menu de treinamento você pode aprender a controlar um personagem em ambos os modos pois possui tutorial para os mesmos e ensinando até combos complexos para quem quer se aventurar no modo prático, achei sensacional.

Modos de jogo

Como falei a SNK parece ter tido um cuidado para trazer o seu novo título de Fatal Fury tanto para os jogadores competitivos como também para atrair um público mais casual.

O jogo possui o tradicional modo online com partidas rankeadas, casuais e sistema de salas personalizadas como de costume.

O modo off-line do jogo tem os tradicionais Arcade para jogar e acompanhar as histórias de cada personagem, modo prática para os treinamentos e o modo Versus para enfrentar tanto a CPU ou um amigo em partidas locais.

Temos o novo modo chamado Histórias de South Town que se assemelha um pouco como o modo World Tour de SF6 mais simplificado pela movimentação do mapa ser apenas com um cursor.

Esse modo você joga com todos os personagens e segue um sistema de RPG com progressão de níveis e dificuldades de cada embate, parece bem interessante mas sinto que o pouco que joguei achei que em determinado momento ficou repetitivo devido a personagens bem aleatórios que são bem sem graça e tirou um pouco a minha vontade de continuar.

Mas para quem curte a casualidade em jogos de luta esse modo RPG é uma boa pedida e até legal para aprender ainda mais a jogar com cada personagem, ponto fraco que tem muito diálogo estático sem cutcenes que deixa bem simples mesmo.

Além dos modos citados o jogador pode personalizar os personagens no modo de edição de cor, pode personalizar as músicas tanto dos menus e dos estágios criando playlists para as mesma no modo Jukebox e ainda na galeria pode conferir os filmes, ilustrações e afins.

Gráficos e uma estética nova

Os gráficos do jogos estão muito bonitos e achei o design dos personagens muito bem elaborados, o jogo foi  desenvolvido na Unreal Engine, com um visual estilizado que mistura 3D e cell-shading, bastante similar ao que vimos em KOF XV e achei ainda mais aprimorado e bonito.

A arte mistura traços de anime com um toque mais agressivo e urbano, perfeito para o clima “de rua” que Fatal Fury sempre teve.

Os cenários de cada fase estão bem vivos e animados com muitos easter eggs bacana para quem conhece a série de jogos de luta da SNK.

Trilha Sonora muito boa

O que não posso reclamar é da trilha sonora que apesar de ter a colaboração do DJ Salvatore Ganacci, você pode optar em deixar as música clássicas da SNK e de outros Fatal Fury, isso deixa o jogo ainda melhor para os saudosistas e claro dar aquele toque de está jogando um clássico jogo de luta.

A dublagem do jogo tanto em inglês como em japonês estão muito boas também.

Convidados especiais

Não poderia deixar de mencionar os dois personagens que são convidados ao elenco do jogo como o DJ Salvatore Ganacci que incrivelmente está disponível no modo Arcade com história para o mesmo e Cristiano Ronaldo o nosso famoso CR7 que está disponível para jogar nos modos Versus e online apenas.

Confesso que mesmo estranho a jogabilidade do CR7 é bem melhor se comparada com a do Salvatore e gostei de jogar um pouco com o personagem, a adição dos mesmo vejo de uma forma ok e não tirou o meu foco nos personagens principais do jogo.

Considerações finais

Desde o anúncio de Fatal Fury City of the Wolves, tudo que eu vi era muito empolgante vendo agora o produto final tenho a certeza que a SNK fez um excelente trabalho, atualizando os personagens e sua jogabilidade e ao mesmo tempo trazendo uma complexidade no combate para se manter viva no competitivo, mas o jogadores casuais estão bem servidos tanto no modo Arcade como o modo histórias de South Town e se você é entusiasta de jogos de luta ou até mesmo voltado para o competitivo, Fatal Fury City of the Wolves é uma boa pedida e uma grande volta da série ao cenários de jogos de luta e recomendo aos consagrados.

Agradeço a Theo Games Brasil e a SNK por fornecer a chave do jogo para análise


Fatal Fury City of the Wolves (PS5)

Desde o anúncio de Fatal Fury City of the Wolves, tudo que eu vi era muito empolgante vendo agora o produto final tenho a certeza que a SNK fez um excelente trabalho, atualizando os personagens e sua jogabilidade e ao mesmo tempo trazendo uma complexidade no combate para se manter viva no competitivo, mas o jogadores casuais estão bem servidos tanto no modo Arcade como o modo histórias de South Town e se você é entusiasta de jogos de luta ou até mesmo voltado para o competitivo, Fatal Fury City of the Wolves é uma boa pedida e uma grande volta da série ao cenários de jogos de luta e recomendo aos consagrados.
8
Bom