No último final de semana aconteceu a Retrocon, evento voltado tanto para colecionadores de consoles e jogos antigos, quanto para entusiastas de novos lançamentos que procuram replicar a estética e jogabilidade de clássicos do passado, entre os dias 25 e 27 de julho, no Transamerica Expo Center, localizado no bairro Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Cerca de 10mil metros quadrados onde o público pôde embarcar em um evento repleto de nostalgia, encontros, games e compras.
Nostalgia é uma palavra que vem imediatamente à nossa cabeça dentro desse evento. Não tem como não se emocionar com lembranças de infância ali dentro. Desde os pontos com TV de tubo e videogames antigos rodando jogos para você experimentar (e relembrar) à vontade, até os fliperamas e pinbals que você podia jogar também gratuitamente. Muitos desenvolvedores indies, inclusive. Isso sem falar das lojas de produtos para colecionadores de todos os tipos. Itens raros e exclusivos não faltaram. De jogos a consoles importados, edições especiais lacradas a itens muito bem conservados. Além de todo tipo de produto nerd e gamer, camisetas, chaveiros, canecas, mousepad, action figure, bonequinhos, personagens icônicos em todas as versões possíveis.

A Retrocon contou também com convidados internacionais ilustres que participaram de painéis e meet and greet com os fãs.
Um dos grandes destaques foi o compositor japonês Yuzo Koshiro, criador da trilha sonora de jogos como Streets of Rage 1, 2 e 3, Sonic the Hedgehog de Master System, Castlevania: Portrait of Ruin e muitos outros. Koshiro esteve na Retrocon para divulgar seu novo jogo, Earthion, shoot’em up retrô com estética 16 bits que será lançado tanto para plataformas modernas, em 31 de julho, quanto para Mega Drive, que terá uma versão em cartucho lançada em 2026.
Outro destaque foi o compositor, Barry Leitch, criador da trilha sonora de Top Gear e Horizon Chase, ele curtiu o evento, conversou com fãs e fez um show que foi uma verdadeira jornada nostálgica com a trilha completa de Top Gear, tocada ao vivo por Barry Leitch ao lado da banda MegaDriver e do convidado especial Thiago Adamo.

Além de peças para exposição e raridades à venda, também teve espaço para alguns desenvolvedores nacionais mostrarem seus projetos para o público. Foi o caso da Beljogos, empresa do Pará que reúne uma comunidade de desenvolvedores da região Norte do Brasil. Eles trouxeram vários jogos para demonstração ao público como CODE Bunny (jogo de plataforma de ação 2D), Heróis da Luz (que utiliza narrativa e minigames para difundir os conhecimentos de Suporte Básico de Vida, como manobras de ressuscitação cardiopulmonar que são usadas quando uma pessoa tem parada cardíaca), Lendas da Amazônia (plataforma 2,5D estilo Little Nightmares que retrata criaturas encantadas da Amazônia Brasileira), Project Chameleon (que resgata mecânicas furtivos utilizadas em jogos de espionagem da plataforma SNES), Waldo – No coração da cidade (jogo educativo de navinha onde você é um mosquitinho que tem que derrotar os mosquitos transmissores da dengue), e o Apex Racer (protótipo de jogos de corrida com realidade aumentada, ainda em desenvolvimento).
A Sega aproveitou para marcar presença e trouxe para teste uma prévia de SHINOBI: Art of Vengeance, o próximo título protagonizado pelo lendário ninja Joe Musashi. Desenvolvido pela Lizardcube, responsável por Streets of Rage 4, a nova aventura de Shinobi é mais um retorno de umas célebres franquias da empresa japonesa após um hiato de quase uma década e meia.

A Tectoy, marca que representou oficialmente a Sega no Brasil entre os anos 80 e 90, apareceu com dois estandes. Em um deles havia um pequeno museu com produtos antigos da TecToy, como: DreamCast; Kit SegaCD; Light-Phaser; Pense Bem; Show do Milhão; Mônica – o resgate; MD Play; Master System; Estrelinha; Urso Ted e Atari. No outro produtos novos, com destaque para os PCs gamers portáteis Zeenix Pro e Zeenix Lite.

Tivemos também o Kick Tournament, torneio brasileiro jogos de luta, acontecendo nos 3 dias de evento. Com partidas de Street Fighter VI e Fatal Fury: City of the Wolves, foram muitas lutas e muita torcida, com o público de fighting games comparecendo em peso para prestigiar o torneio.
A Retrocon é um evento feito por fãs e para fãs, pensado por quem realmente frequenta eventos. Após o sucesso dessa edição aguardamos notícias sobre o que podemos esperar no ano que vem. Os criadores ainda estão em negociações para definir data e local. Quais convidados o público gostaria de ver?