Naughty Dog aposta em IA para diálogos em seu novo jogo de ficção científica, Intergalactic: The Heretic Prophet

Naughty Dog aposta em IA para diálogos em seu novo jogo de ficção científica, Intergalactic: The Heretic Prophet

Após explorar ruínas milenares com Uncharted e sobreviver ao colapso da civilização em The Last of Us, a Naughty Dog prepara-se para deixar a Terra para trás. Seu próximo projeto, Intergalactic: The Heretic Prophet, levará os jogadores a um cenário inédito: o cosmos.

Ainda envolto em mistério, o título colocará os jogadores na pele de Jordan A. Mun, uma caçadora de recompensas presa no hostil planeta Sempiria, cuja missão é escapar desse mundo remoto. Embora os detalhes concretos sobre a trama e a jogabilidade sejam escassos, o diretor Neil Druckmann já definiu a produção como o projeto mais ousado da história do estúdio.

IA nos bastidores: diálogo procedural para NPCs

Uma recente vaga de emprego publicada pela Naughty Dog — descoberta pelo site Tech4Gamers — oferece novas pistas sobre o escopo e as ambições do jogo. A descrição da posição de Designer de Diálogos Sênior revela o uso direto de inteligência artificial em sistemas de conversa.

A função, embora não envolva diretamente a escrita dos diálogos, inclui a responsabilidade de implementar e coordenar os seguintes elementos:

  • Diálogos relacionados à gameplay e à narrativa
  • Sequências cinematográficas
  • Sistemas de diálogo dinâmicos com NPCs controlados por IA
  • Marcação de esforços vocais e gestuais em animações

A presença da IA nesse contexto chama atenção, especialmente considerando o histórico do estúdio em roteiros densos e interações profundamente roteirizadas. Agora, parece que parte dessas trocas poderá ser gerada ou dinamizada por sistemas automatizados — possivelmente com o objetivo de criar um mundo mais responsivo, povoado por personagens com falas menos engessadas e mais adaptativas ao comportamento do jogador.

Essa mudança sugere que Intergalactic terá uma estrutura mais aberta, com uma densidade maior de NPCs e, quem sabe, árvores de diálogo ramificadas, oferecendo escolhas narrativas e conversacionais mais amplas do que em títulos anteriores da Naughty Dog.

Neil Druckmann e a visão da IA na narrativa

Essa não é a primeira vez que Druckmann demonstra entusiasmo pela IA. Em sua participação no evento “Creative Entertainment Vision”, da Sony, no fim de maio, ele destacou o potencial da tecnologia para transformar a forma como os mundos virtuais são concebidos.

Para ele, essa tecnologia não apenas representa um avanço técnico, mas uma verdadeira ponte entre criatividade e acessibilidade.

“Estamos vivendo uma era onde a fusão entre ferramentas poderosas e narrativa tradicional está abrindo caminhos inexplorados. Não se trata apenas de alcançar realismo, mas de ampliar o espectro entre o hiperestilizado e o ultrarrealista.”

-declarou.

Além disso, Druckmann destacou como a IA pode democratizar a criação, oferecendo recursos antes exclusivos a equipes com conhecimento técnico avançado.

“Essas ferramentas permitem que até mesmo criadores menos experientes possam sonhar alto, construindo mundos e histórias com liberdade.”

-afirmou.

E claro, reduzir custos e otimizar processos também são parte do pacote.

Lançamento ainda distante

Por enquanto, Intergalactic: The Heretic Prophet segue em desenvolvimento exclusivo para PlayStation 5, mas segundo o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, não há previsão de lançamento antes de 2027.

Enquanto isso, a expectativa só aumenta: a Naughty Dog parece pronta para redefinir sua identidade — e talvez até os limites entre narrativa artesanal e geração procedural — em sua aventura mais ambiciosa até agora.