Crescimento no mercado de games e o impacto de GTA 6: Uma nova fase para jogos AAA

Crescimento no mercado de games e o impacto de GTA 6: Uma nova fase para jogos AAA

A indústria de videogames vem enfrentando desafios significativos nos últimos anos, marcados por demissões em massa, fechamento de estúdios e dificuldades econômicas em todo o mundo. O aumento dos custos de produção, a inflação e os preços elevados de hardware – como o PS5 Pro, que chega a custar 800 euros – são fatores que influenciam diretamente o setor. No entanto, as projeções indicam uma retomada gradual do crescimento nos próximos anos, impulsionada por grandes lançamentos de jogos premium.

Jogos AAA em alta, live service em declínio

De acordo com um relatório da MiDiA Research (via Wccftech), o mercado global de games deve apresentar um crescimento moderado, mas consistente, até 2031. Em 2025, espera-se uma estabilização, com um aumento ajustado pela inflação de 4,6%. Segundo a análise, o setor está amadurecendo, tornando cada vez mais raras taxas de crescimento exponenciais.

Um dos principais pontos do estudo é a mudança no comportamento do mercado, com um foco crescente em jogos AAA em detrimento dos modelos de serviço. Embora as microtransações e compras dentro dos jogos ainda sejam relevantes, sua participação no faturamento deve cair para 67% até 2031, evidenciando uma possível saturação desse modelo de monetização.

Os jogos para dispositivos móveis seguem representando uma fatia significativa das vendas globais de software, com 54% do mercado, mas são os lançamentos AAA que prometem impulsionar o setor nos próximos anos. Títulos como “GTA 6”, “Monster Hunter Wilds”, “Civilization 7” e “Assassin’s Creed Shadows” devem contribuir para essa tendência, enquanto jogos de live service vêm enfrentando dificuldades. O fracasso de títulos como “Concord” e o encerramento de “MultiVersus” reforçam a incerteza sobre esse modelo de negócios.

O efeito GTA 6: Um novo patamar para a indústria?

Entre os lançamentos mais aguardados, “GTA 6” se destaca como um potencial marco para a indústria. O jogo, que já gera enorme expectativa antes mesmo de seu lançamento, deve impactar diretamente o mercado, tanto em volume de vendas quanto na definição de novos padrões de preços.

O analista Matthew Ball acredita que GTA 6 pode estabelecer um novo patamar de precificação, abrindo espaço para que publishers aumentem o valor dos jogos. Atualmente, o preço padrão dos títulos AAA subiu de US$ 60 para US$ 70 em 2020, com a Take-Two Interactive liderando esse movimento. Agora, há especulações de que o lançamento de GTA 6 possa impulsionar um novo reajuste, elevando os preços para US$ 80 ou até US$ 100.

Caso essa tendência se concretize, outras desenvolvedoras e distribuidoras podem seguir o mesmo caminho, tornando os jogos AAA ainda mais caros. Com um mercado cada vez mais focado na qualidade e na experiência imersiva, resta saber se os consumidores estarão dispostos a pagar valores ainda mais altos por grandes lançamentos.

Um novo ciclo para a indústria

A expectativa é que, com a estabilização do mercado e o aumento da demanda por experiências de alta qualidade, a indústria de games entre em um novo ciclo, onde grandes produções single-player e jogos de alto orçamento retomem o protagonismo. Ao mesmo tempo, a possível elevação nos preços pode ser um desafio para os consumidores, que já lidam com um cenário econômico instável.

Com GTA 6 liderando essa transformação, 2025 promete ser um ano decisivo para o futuro dos videogames.