Shin Megami Tensei V: Vengeance é o novo lançamento da Atlus. Ele nos coloca em um mundo repleto de demônios, anjos e outros seres celestiais. Você pode fazer escolhas, seguir seus próprios caminhos e, assim, mudar a história do jogo.
A franquia Shin Megami Tensei originou o spin-off da Atlus, da origem de Persona, cuja popularidade ultrapassou a de SMT. É desta saga que vêm todos os conceitos como demônios, fusões e tudo que caracteriza a série. A obra é conhecida por ter uma roupagem sombria e abordar temas mais pesados. O título foi lançado dia 14 de junho de 2024 e está disponível para PS5, PS4, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.
Vale lembrar que joguei no PS5 e foi uma grande experiencia jogar em 4k60FPS com loadings bem rápidos. (Pois minha experiencia anterior foi no Nintendo Switch)
Sombrio e intenso
Isso é algo presente em boa parte dos RPGs da Atlus, mas quando se trata de Shin Megami Tensei, o estúdio costuma pegar um pouco mais pesado do que em Persona. Para começar, estamos em mundo onde as criaturas que invocamos a grande parte são demônios de vários tipos.
O jogo nos coloca no papel de um protagonista que é subitamente transportado para um Tóquio devastada e, ao que tudo indica, 20 anos no futuro. Logo descobrimos que o local é infestado de criaturas perigosas, mas poucas podem se tornar aliadas.
Um homem misterioso se funde ao nosso personagem e passamos a ser chamados de Nahobino. A partir deste ponto adquirimos poder e devemos seguir nosso caminho em um mundo hostil sem saber o que nos aguarda.
Shin Megami Tensei V já foi lançado anteriormente para Nintendo Switch em 11 de novembro de 2021, mas a versão Vengeance conta com um novo caminho, o cânone da Vingança. Você pode escolhê-lo e trilhar uma história diferente do que o jogo original oferecia. Ou pode optar pelo tradicional caminho da do cânone da criação.
No novo caminho você se alia aos anjos caídos para uma vingança e a uma nova personagem a Yoko, mas ambos exigem escolhas difíceis, terão personagens característicos e, claro, você terá que decidir pelo que acha justo, cada escolha que fizer, será definido depois o final, vale lembrar que esse jogo tem 6 Finais diferentes também, eu fiz apenas um deles, pois cada jogada vai pelo menos umas 70 horas.
Gameplay
Shin Megami Tensei V: Vengeance se trata de um clássico RPG em turnos, com sistemas conhecidos da franquia. Podemos atacar, usar magias, itens ou nos defender. Também há habilidades especiais que nos garantem muita vantagem, como fazer com que todo o dano do grupo seja crítico por um determinado número de rodadas, curas em grupo e outras coisas.
Inimigos diferentes possuem fraquezas e resistências. O jogo te obrigada sempre mirar no ponto fraco, pois funciona da mesma forma que Persona, atingindo o ponto fraco, você terá um turno a mais para jogar e acredite, isso vai fazer diferença neste jogo, pois mesmo nos primeiros momentos do RPG vai ser difícil. Os adversários não hesitarão em atacar as fraquezas dos seu grupo também. E pode ter certeza de que você vai tomar vários Game Overs no decorrer do game.
Como falei conseguir um acerto crítico ou uma fraqueza faz com que você ganhe um turno adicional, algo que será muito valioso, especialmente contra chefes e subchefes que podem te matar com um instakill, no qual você leva um hit apenas e morre.
Por fim, também é possível conversar com os demônios para recrutá-los. Geralmente eles pedem itens, dinheiro (Macca), pontos de vida ou Pontos de Mana. Alguns são mais exigentes, outros mais simples. Há demônios que são agressivos e um deslize respondendo uma resposta errada gera atrito, onde ele pode entender como uma ofensa e já começar a te atacar, ao passo que também existem aqueles que são mais medrosos e fáceis de recrutar.
Além do combate, podemos explorar o mapa e descobrir tesouros, atacar inimigos de surpresa, encontrar áreas secretas, recrutar aliados e, claro, realizar quests secundárias com ótimas recompensas, inclusive se preparem, pois eu fiz mais de 90 sidequests no jogo, são realmente muito boas e valem muito a pena.
Agora você pode salvar o jogo a qualquer momento, isso é um fator que acabou sim deixando o jogo mais fácil, porém o jogo não deixa de ser difícil, mas em determinados locais é possível recuperar totalmente o PV e PM, acessar a loja, adquirir habilidades, realizar fusões e ir para um lugar de descanso para conversar com seus aliados. Isso é muito importante para conseguir novos atributos.
A cada nível todos recebem atributos adicionais e você pode escolher a build do seu protagonista, seja focada mais dano físico, sorte, mais defesa, dano mágico ou agilidade. Os status dos demônios e aliados, por sua vez, avançam sozinhos, eu como um bom jogador de Soulslike, sempre vou na defesa primeiro.
A Arte do jogo
Shin Megami Tensei V: Vengeance oferece uma direção de arte totalmente diferente do que estamos acostumados em Persona, mas de forma alguma é possível afirmar que seja inferior.
O jogo possui um tom mais sombrio, com menus (UI) mais “rústicos” e personagens em um traço muito único, tudo se encaixa perfeitamente, incluindo a trilha sonora que sempre combina com o peso da história de SMTV.
Vemos diversas figuras mitológicas ao longo da gameplay e é possível fundi-las para chegar ainda mais longe. Nessa última atualização são mais de 270 demônios, cada um com seu design e história. Os poderes e design dos inimigos também são bastante variados.
Por ser um jogo bastante longo (padrão da Atlus), conforme ficamos muito em um cenário, ele pode parecer bastante repetitivo, mesmo que as áreas tenham segredos e quests diferenciadas que geram uma dinâmica diferente na gameplay.
Localização em PT-BR
Uma das coisas que preciso destacar nesse jogo foi a localização em PT-BR, desde que a Sega e a Atlus começaram a localizar os jogos como Persona 3 Reload, Yakuza Like a Dragon e agora Shin Megami Tensei V, eu preciso falar que a localização ficou ótima, quem me acompanha no X (Twitter) inclusive me sigam lá, viu alguns prints que postei e vou pedir para o Evair colocar aqui também, como eu dava risadas com as falas de alguns demônios. Esse daqui me chamou atenção, um dos demônios me chamou para conversar e olha o que ela falou para mim. Realmente a Atlus conseguir me conquistar e agora virei fá da Franquia, tanto de Persona como de Shin Megami Tensei, inclusive mal posso esperar pelo lançamento de Metaphor ReFantazio, esse é pré-venda sem pensar.
Esse jogo é apenas para os fãs?
Shin Megami Tensei V: Vengeance é uma excelente escolha tanto para novatos quanto para veteranos da franquia, pois segue o padrão pré-estabelecido pela Atlus, combinando narrativa envolvente com mecânicas de jogo familiares e desafiadoras com Persona.
Seu novo caminho o cânone da Vingança é perfeito para aqueles que já conhecem a história original e querem ver o jogo sob uma nova perspectiva. Toda a gameplay é equilibrada e a arte do jogo é de alto nível.
Um dos pontos “fracos” seria sua longa duração, que torna o jogo um pouco cansativo e repetido para conseguir nível suficiente. Mesmo com as quests secundárias e dinâmicas, o grind excessivo pode incomodar em certos momentos.
Além disso, a dificuldade do título não é exatamente receptiva para novatos no gênero. Felizmente ela é ajustável a qualquer momento, então você pode deixar a obra mais adequada para a sua experiência, especialmente se esta for a sua primeira experiência com a franquia, e falo abertamente aqui, eu joguei no normal, passei mal em alguns Boss, principalmente nos últimos, o jogo faz com que você realmente pense em boas estratégias para conseguir passar, diferente de Persona 3 Reload que matei o último Boss de primeira.
Conclusão
Shin Megami Tensei V: Vengeance é um ótimo RPG que representa bem a franquia, apresentando um mundo sombrio e terrível de maneira um pouco acessível para novatos e bem amistoso para os veteranos. No entanto, por levar pelo menos 70 horas para terminar e ter 6 finais diferentes, podem tornar a experiência um pouco maçante e repetitiva. Se você for fazer mais de 3 finais pode colocar fácil mais de 200 horas de jogo aqui. Apesar de não concordar com a proposta da Atlus em fazer um jogo separado em vez de uma DLC para quem já tinha o jogo no Nintendo Switch, na minha opinião ainda vale a pena, pois você terá um jogo para jogar por semanas ou meses dependendo do seu tempo disponível.