Another Crab´s Treasure – Será que esse jogo é um verdadeiro Soulslike?

Another Crab´s Treasure – Será que esse jogo é um verdadeiro Soulslike?

Hoje trago para vocês Another Crab´s Treasure um jogo indie, um Soulslike que saiu em todas as plataformas, que foi lançado em 25 de abril de 2024. Será que esse jogo é um verdadeiro Soulslike? É que o vamos falar nesta Review.

Esse é provavelmente o soulslike mais engraçado que joguei. A versão menos séria do gênero que eu diria. Another Crab’s Treasure é um jogo que tem piadas, mas que leva a sério ser um grande souls. É um jogo de plataforma charmoso e criativo com combate muito bom e tem até cenários bonitos.

A história de Anothers Crab´s Treasure

Em Another Crabs Treasure, você é um caranguejo eremita chamado Krill que teve sua concha penhorada por um agiota. A partir daí sua missão é recuperá-la. Assim começa uma missão no oceano que envolve atingir inimigos com o seu garfo. O jogo não tem estamina, então não há com que se preocupar com quantidade de golpes ou mesmo ficar correndo sem parar nas lutas, tudo o que você precisa se preocupar é em não receber o máximo de golpes que puder, defendendo, pulando para um lado ou para o outro ou dando parry antes de ser atingido. O Parry neste jogo você pega com habilidade da arvore de talento mais para a frente.  Na verdade, no começo essa é uma preocupação muito grande, pois Krill é muito vulnerável quando está sem conchas.

Krill em Another Crab´s Treasure

Como um apaixonado pelo gênero achei curioso um game Soulslike em um ambiente tão colorido, animado e carismático, indo totalmente contra a maré do gênero que busca geralmente temas e inspirações sombrias.

Já nos primeiros momentos, ao se deparar com outros caranguejos submersos, Krill surpreende-se com aparência estranha e a violência pela qual é recepcionado. Os seres que vivem no mar estão sofrendo de um mal gosma causado pela poluição que tira seus sentidos e os transformam em seres agressivos.

Posso afirmar que a história de Anothers Crab´s Treasure me pegou logo de início pelo tom bem-humorado, principalmente pela ótima localização em PT-BR, carisma dos personagens e grandes reviravoltas.

O universo do jogo se expande de uma forma surpreende. Começando a aventura nas águas rasas da praia e caindo em um universo vivo cheio de vida marinha, convivendo em sociedade, morando em grandes cidades construídas a base de lixo e poluição.

Batalhas no estilo Soulslike

Krill possui um garfo como arma principal e poderá fazer upgrades para versões mais poderosas toda vez que você fizer uma visita a um ferreiro e possuir os itens necessários.

Assim o jogo não conta com uma variedade de armas e seu brilho fica por conta dos itens de defesa.

Sua concha foi roubada, Krill deverá literalmente utilizar o que encontrar pelo caminho no fundo do mar como qualquer coisa que funcione como uma concha a fim de se defender de predadores e inimigos.

Este oceano em que a história se passa é repleto de muito lixo e porcaria, por isso temos vários tipos de objetos que poderão servir de concha. Sejam latas de refrigerante, potes de Yakult, Sushis, patos de borracha, cascas de bananas entre outras opções hilárias que ao todo formam uma lista com 69 opções com variedades de ataques diferentes de cada uma.

Coleção de conchas 

Cada uma destas conchas improvisadas com lixo tem um poder de defesa, resistência contra-ataque, peso e poder especial diferenciado. E todas podem ser encontradas enquanto exploramos os mapas, derrotamos os inimigos ou até mesmo comprados na loja da cidade.

A estratégia de batalha consiste em dominar e entender qual é a melhor concha para você.

Toda vez que estamos com uma concha equipada o dano maior sempre será atribuído nela diminuindo assim o impacto direto em Krill e quando a concha se quebra ficamos extremamente vulneráveis e muitas vezes basta apenas um golpe para acabar com nossa vida.

Seleção de conchas

O jogo não possui um inventário onde acumulamos ou guardamos as conchas, os itens se quebram e são descartáveis, quando o item equipado quebrar basta ir atras de outro. Neste sentido o jogo pode até ser bem punitivo fazendo você ter que focar bastante na sua sobrevivência durante uma batalha principalmente quando deve olhar os inimigos em volta e buscar uma concha mais próxima.

Cada concha também possui um tipo de ataque especial estratégico e saber quais são elas acabam sendo primordial quando for necessário trocar por uma concha próxima ou o momento de usar seu especial.

Estes ataques especiais são utilizados quando consumimos pontos de mana se assim podemos chamar. Cada ataque especial consome um determinado número de pontos que são recuperados conforme damos ataques físicos nos inimigos.

O jogo ainda como um bom soulslike possui a mecânica de Parry, que é a defesa ou rebater um ataque no momento perfeito. E justamente neste ponto vem minha maior crítica com o sistema de batalha do jogo.

Em um modo geral, estes sistemas consistem em apertar o botão de defesa no momento exato em que o ataque inimigo irá nos acertar e isso acontece em diversos jogos do gênero como Sekiro, Elden Ring e até no recente Lies of P. Porém em Another Crab´s Treasure o parry não funciona quando apertamos o botão de defesa na hora certa, mas sim quando soltamos.

Acertar um Parry é um pouco complicado, mas muito recompensador já que ele enche muito os nossos pontos de mana.

Ainda o jogo possui golpes de inimigos que são sinalizados com um símbolo vermelho e azul. Estes símbolos informam para o jogador que o oponente irá dar algum tipo de golpe especial muito forte sendo que os azuis ao acertar Krill irão quebrar sua concha enquanto os vermelhos irão causar um dano muito alto e a melhor forma será sempre que um destes símbolos aparecer o jogador sempre deve desviar, pular ou rolar pelo cenário.

Quando morremos em Another Crab´s Treasure

Toda vez que isso acontecer você irá voltar a última concha da dona caramuja que são os pontos de save do jogo e funcionam como as fogueiras de Dark Souls. (Bonfire)

Ao morrer e voltar a vida você poderá voltar ao local e recuperar as tralhas (Que funcionam como almas), que também são os pontos de experiência deste jogo.

Você conquistará tralhas derrotando inimigos ou vendendo lixos na loja. Estes pontos de tralha adquiridos poderão ser utilizados para fazer seu level subir e trocando por uma das 4 características do personagem que são: Vitalidade para aumentar os pontos de vida, Resistência para defesa e energia das conchas, Ataque para aumentar sua força e GMS que é responsável pelas magias e golpes especiais.

É possível escolher bem o que você prefere evoluir de acordo a sua maneira de jogar. No meu caso todos os pontos no início que eu conseguia sempre são para vitalidade e força como faço primeiro em todo Souls pois meu caranguejo precisa sempre segurar bem as porradas e dar bastante dano.

Status de Krill em Another Crabs Treasure

Durante a jornada também encontramos itens especiais que poderão ser equipados para alterar os status do personagem para se adaptar melhor ao que você precisa. Eles funcionam como o sistema de amuletos de Hollow Knight.

Cada um destes itens consome uma quantidade de slots específicos e cada um possui características próprias como aumentar muito o ataque enquanto diminui a defesa, aumentar magia, revelar a quantidade de vida dos inimigos entre outras. Geralmente estes itens são encontrados explorando o mapa que é algo muito recompensador.

Ainda próximo ao início do jogo encontramos uma NPC que libera nossa árvore de habilidades e nela é possível distinguir algumas características que também poderão fazer seu personagem ter algum tipo de jogabilidade diferenciada. Como os pontos para esta árvore são limitados e devem ser conquistados no decorrer do jogo, você deverá escolher bem qual nova característica irá desbloquear, podendo ser um novo golpe aéreo, reforçar suas conchas, melhorar o modo furtivo e por aí vai.

Habilidades em Another Crabs Treasure

Aproveitando o gancho sobre a exploração, Another Crab´s Treasure tem características de jogos clássicos de plataforma em 3D. Você poderá correr, pular, escalar, nadar no ar por alguns segundos antes de cair, situações bem comuns em qualquer jogo do gênero de ação e plataforma.

Por isso, justamente ele possuir um sistema de batalha desafiador e um sistema punitivo no estilo souls que faz este jogo ser especial. Sem estas características posso afirmar que seria apenas um jogo bem genérico.

Também não procure uma variedade muito grande de inimigos. Todos pelo mapa serão geralmente os mesmos, mudando apenas o tamanho dos caranguejos, cores e em alguns mapas será possível encontrar algum tipo novo como arqueiros. No entanto, o jogo está repleto de chefes e subchefes.

Estes sim são ótimos desafios trazendo batalhas mais complicadas de serem vencidas, inimigos que podem ter até mais de uma fase e exigem aprendizado para entender e estudar a melhor hora de se defender, desviar e atacar.

Um detalhe muito bom aqui é que quando morremos para um destes inimigos mais poderosos o jogo nos dá opção de retornar do lado deste oponente, sem ter que percorrer grandes áreas novamente.

Outro detalhe que pode ser positivo para muitos jogadores é que aqui temos um soulslike bem receptivo para novos jogadores. Ele não conta exatamente com um sistema de níveis de dificuldade, mas permite que o jogador use acessibilidades para deixar o jogo mais amigável caso queira só explorar o mundo e conhecer os rumos dessa história maluca.

Porque Another Crab´s Treaseare se destaca?

Aqui existe uma evolução do personagem livre e a escolha do jogador. Um sistema de batalha solto e que mesmo sendo punitivo nos faz aprender enquanto jogamos. Um mapa que não é um mundo aberto, mas nos dá liberdade de escolha tirando a linearidade de se seguir a história. Equipamentos que trabalham de maneira inteligente e não apenas sendo números de status, que fazem diferença na forma que

Por isso posso dizer que Another Crab´s Treasure é um soulslike muito assertivo. Ele traz as características que gostamos em jogos da From Software e da Koei Tecmo por exemplo, um universo grande a se explorar, uma lore interessante de conhecer com desafio na medida certa.

Another Crab´s Treasure vale a pena?

Mas e aí, se você gosta dos desafios que enfrentou em Dark Souls, Nioh, Elden Ring entre outros tantos títulos, Another Crab´s Treasure vale muito sua atenção e tempo.
Com certeza você irá se divertir com o humor da história e ficar com raiva quando tiver de repetir aquele chefe várias e várias vezes.

Vale lembrar que o joguei no PS5 e tive muitos momentos que o jogo travava e tinha queda de performance, porém nada que atrapalhasse a minha experiencia.

O jogo não me agradou na forma que foi desenvolvida o Parry e a variedade de inimigos. Mas, recomendo caso você goste do estilo Soulslike ou se você quer começar nesse novo mundo!

Confira a versão em vídeo da Review

 

 

Another Crab’s Treasure

Mas e aí, se você gosta dos desafios que enfrentou em Dark Souls, Nioh, Elden Ring entre outros tantos títulos, Another Crab´s Treasure vale muito sua atenção e tempo. Com certeza você irá se divertir com o humor da história e ficar com raiva quando tiver de repetir aquele chefe várias e várias vezes. Vale lembrar que o joguei no PS5 e tive muitos momentos que o jogo travava e tinha queda de performance, porém nada que atrapalhasse a minha experiencia. O jogo não me agradou na forma que foi desenvolvida o Parry e a variedade de inimigos. Mas, recomendo caso você goste do estilo Soulslike ou se você quer começar nesse novo mundo! 

Prós

  • Atmosfera marítima interessante do começo ao fim, trazendo um aspecto único ao jogo.
  • Ótimo design de som que complementa a qualidade da ambientação.
  • Combate cheio de recursos diferente para ajudar em cada abordagem, mas simples de entender.
  • Elementos de jogos de plataforma casaram muito bem a abordagem soulslike mais ágil.
  • Opções de acessibilidade o tornam um dos soulslike mais acessíveis para começar.

Contras

  • Certos bugs podem forçar a reinicialização do jogo.
  • Alguns detalhes visuais mais simples prejudicam um pouco da ambientação.
  • Quedas de desempenho em locais mais abertos.
  • Um mapa que não dá para interagir e é bem incômodo.
8
Bom