Hoje trago para vocês a Review de Stellar Blade, um exclusivo de PS5, será que esse jogo conseguiu atender todas as expectativas?
Primeiro vou falar de algumas influências de Stellar Blade, inclusive vêm de duas gerações de jogos de ação mais conhecidos como Hack in Slash como estilos de jogos como Bayonetta e Nier Automata. Você possivelmente vai ver traços de batalhas de ambos os jogos em Stellar Blade.
Neste jogo você verá a história de EVE e sua luta contra os Naytibas, uma força maligna desconhecida que devastou o planeta Terra. Originalmente anunciado em 2019, como o primeiro projeto AAA da SHIFT UP, lançando em 26 de abril de 2024. Desde o seu anúncio, o título chamou a atenção do público com seus elementos únicos e a forma que conseguia apresentar uma visão única de gêneros já conhecidos, como hack and slash e soulslike.
Introdução
Em Stellar Blade você vai acompanhar a história de EVE e o seu esquadrão na luta de reconquistar a Terra dos Naytibas, criaturas muito estranhas (Que até alguns parecem aliens) que dominaram a Terra e exterminaram os humanos. O game começa com a protagonista retornando ao planeta para uma batalha intensa contra seus inimigos. Entretanto, as coisas acabam dando errada e todo seu time é dizimado. A protagonista consegue sobreviver por pouco ao ser resgatada por Adam, um coletor das Terras Devastadas que auxilia na sobrevivência dos poucos remanescentes humanos que vivem na cidade de Xion.
Ao chegar na cidade de Xion, EVE percebe que os humanos estão à beira da extinção e que será necessário encontrar células de energia para que a cidade possa ter uma chance novamente contra os Naytibas. Assim Eve, Adam e Lily, uma engenheira enviada a Terra em uma expedição anterior, se juntam para salvar o que resta da humanidade e lutar contra a grandes ameaças.
A narrativa não se aprofunda muito?
A narrativa de Stellar Blade poderia ser um pouco mais trabalhosa, porém durante sua jornada, você encontra muitos textos e muita lore pelo caminho, onde recomendo muito você ler e prestar atenção no que o jogo te passa. Isto faz com que você veja pontos que estão faltando na narrativa e as algumas respostas para perguntas que ficam nos diálogos dos personagens. O game cria alguns laços e segmentos de emoção, uma personagem que no começo parece sem carisma com o tempo você vai conhecendo quem realmente ele é.
Os companheiros de EVE não se envolvem muito na história, servindo apenas como auxílio e ocasionalmente mencionando algum acontecimento para aprofundar a lore do game. Além disso, durante a exploração também encontramos muitos corpos de humanos mortos que contém informações que ajudam a contextualizar os acontecimentos passados daquela região. Entretanto, nada muito elaborado também.
De forma geral, a na história de Stellar Blade não decepciona, é que realmente existem momentos em que parece que a história vai entregar algo grandioso, mas isto não acontece. Talvez porque eu seja muito fã de Final Fantasy e sempre espero algo mais. Mas, embora o storytelling seja um pouco insuficiente, o título compensa e muito com a sua jogabilidade viciante.
Um combate impressionante
Admito, quando comecei a jogar Stellar Blade eu não estava preparado para o quão impressionante e viciante seriam os combates durante a jornada. O game tem a perspectiva em terceira pessoa e EVE pode andar, correr, realizar ataques fortes e rápidos com a sua espada, além de termos acesso a várias habilidades especiais para usarmos em combate. O jogo impressiona com a fluidez dos confrontos, sendo que cada inimigo que enfrentamos apresenta um nível de dificuldade cadenciado que exige que o jogador domine as skills, esquiva e principalmente o parry da protagonista.
EVE possui uma grande variedade de ataques e habilidades para lidar com combates desafiadores. Não se engane, ao enfrentar inimigos comuns espalhados pelos cenários, se o jogador não ficar atento, será morte certa. O título funciona de maneira similar ao um soulslike, portanto, se a heroína morrer em combate ela irá retornar para o último acampamento de salvamento. Outro fator importante durante os confrontos são as habilidades beta. Na medida que a personagem luta contra os inimigos, uma barra irá se encher, permitindo a execução de vários ataques especiais.
Também é possível executarmos ataques a distância com uma arma que pode atirar balas e até mesmo raios a laser. Entretanto, está arma acaba não funcionando bem em determinados combates, sendo mais útil nas lutas de chefes. O jogo até tenta contornar isto criando fases em que só podemos usar este equipamento em específico, este aspecto acaba funcionando, porém, quebrando o ritmo da progressão das missões.
As lutas contra chefes
Quando eu achava que os combates de Stellar Blade não poderiam me impressionar mais, as lutas contra chefes chegaram para mostrar que o bom pode se tornar ainda melhor. O game entrega inimigos grandiosos e épicos que exigem que EVE use uma variedade de ataques, defesas, esquivas perfeitas e parrys para lidar com uma variedade de ataques que são muitas vezes imprevisíveis. A maioria dos chefes possui duas fases, sendo que na segunda eles começam a usar um move set novo e avassalador durante os confrontos.
Os chefes de Stellar Blade impressionam visualmente e entregam um grande desafio aos jogadores durante a aventura. Além disso, diferente das lutas contra inimigos comuns, nestes combates maiores, a arma a distância da protagonista realmente se mostra útil para atacarmos os pontos fracos dos inimigos e torná-los vulneráveis para ataques mais poderosos. Embora tenhamos uma luta melhor que a outra.
A progressão de personagem é excelente
Stellar Blade acerta no sistema de progressão de EVE. Durante a campanha, ao enfrentarmos inimigos e chefes ganharemos pontos que podem ser gastos em várias árvores de skills. Entre as melhorias principais, estão os ataques padrões, habilidades betas e até mesmo os tiros a distância. O jogo faz um bom trabalho em passar a sensação de que a personagem está ficando mais forte, o que anda de mãos dadas com a habilidade do jogador que vai crescendo de forma progressiva ao decorrer da campanha. Além disso, alguns upgrades exigem passos adicionais, com itens que devem ser encontrados em baús espalhados pelo cenário. Gostei deste aspecto, pois, ele torna a exploração muito recompensadora.
Missões secundárias que não entregam muita coisa?
Algumas sidequests de Stellar Blade acabam decepcionando, porém a grande maioria são muito boas. Algumas aprofundam a lore dos personagens e até mesmo do mundo a nossa volta. Tem quests que são muito baixo orçamento, como “encontre meu gato”, mas tem quests grandiosas que você se apaixona na conclusão. Assim sendo, estas missões acabam adicionam muito conteúdo interessante e recomento você fazer todas, pois é uma grande adição no jogo.
Por falar em missões, Stellar Blade apresenta uma progressão de missões boa. Pois, o jogo entrega uma mistura de vários elementos. Por exemplo, embora o título seja linear na maior parte da narrativa, com apenas alguns locais com salas extras para explorarmos em busca de recursos, o game em determinado momento apresenta um mundo quase Oper World. Quando chegamos neste local, vamos precisar explorar bem, escalar torres, ativar acampamentos e muito mais. Isso lembra alguma coisa?
Um fator de progressão que se torna repetitivo é a forma que avançamos pelo cenário. Em quase todos eles, chegamos em uma localidade e temos que buscar um código, religar a energia ou escalar. A partir de certo momento, isso torna repetitivo, mas não cansativo, pois, o jogo compensa bastante o ritmo com os segmentos incríveis de combate.
Além disso, existem trechos inspirados em jogos de plataforma em que precisamos pular em determinados locais no tempo correto. Embora alguns destes trechos pareçam meio jogados apenas para tornar a experiência mais cinematográfica, eu sou fã de Tomb Raider e Uncharted, então gostei bastante de todos eles. Além disso, estes segmentos ajudam a dar mais variedade nas missões, o que é algo positivo.
Stellar Blade é visualmente impressionante
Visualmente falando, o jogo conseguiu me impressionar. O título apresenta criaturas com visuais grandiosos e criativos, alguns claramente inspirados em jogos da FromSoftware, como um inimigo que se torna uma roda e me trouxe flashbacks não tão queridos dos Wheel Skeletons de Dark Souls. Além disso, o jogo acerta em entregar chefes visualmente distintos e que se destacam até mesmo com seus golpes. Porém os chefes em Missões Secundarias poderiam ter caprichado um pouco mais, principalmente por causa da repetição.
Os cenários também se destacam com uma mistura de locais que incluem cidades destruídas, templos tecnológicos, desertos e até mesmo uma grande estação espacial. O jogo acerta em apresentar visuais distintos para cada um destes ambientes, sendo potencializados ainda mais por efeitos de fumaça, chuva e até mesmo locais infestados com casulos dos Naytibas. A modelagem dos personagens também se destaca bastante, principalmente a da protagonista, que inclusive possui uma grande série de trajes que podem ser desbloqueados na medida que avançamos na campanha. Além disso, é possível liberarmos skins para nossos companheiros, o que acaba sendo outro fator de customização interessante.
A trilha sonora é empolgante
A trilha sonora também não decepciona em Stellar Blade. O game apresenta faixas únicas em cada cenário que se encaixam perfeitamente com o tema. Logo, durante os trechos na cidade destruída ou até mesmo no deserto, as faixas transmitem o sentimento de perda e tristeza, sendo que a protagonista tem o principal objetivo de trazer esperança para este mundo devastado. Mesmo com músicas boas na exploração, nas batalhas contra chefes, é que as faixas realmente se tornam espetaculares. Não existe uma sequer batalha em Stellar Blade que não me deixou empolgado, sendo que grande parte disso foi por causa das trilhas que acompanham o ritmo desafiador e empolgante do combate.
Sobre o desempenho
Stellar Blade é um título exclusivo para PlayStation 5 e oferece uma variedade de modos de qualidade visual e desempenho. Logo, o título apresenta três opções distintas: Resolução, Equilíbrio e Desempenho.
O modo Resolução entrega visuais em 4K, porém, em troca, o framerate fica limitado a 30 quadros por segundo. Embora essa opção seja visualmente impressionante, não recomendo utilizá-la, pois, estamos falando de um jogo com um ritmo de combate acelerado no qual a fluidez do movimento é crucial.
Por outro lado, o modo Desempenho oferece uma resolução de 1440P em um sólido framerate de 60 FPS, proporcionando uma experiência de jogo mais suave e responsiva. Durante minha experiência, não notei quedas significativas de desempenho.
Por fim, o modo equilíbrio, que foi o modo que mais joguei, entrega um meio-termo entre qualidade visual e desempenho, oferecendo 4K com resolução dinâmica. O modo padrão ao iniciar o jogo, é importante observar que ele pode apresentar algumas quedas de desempenho em momentos críticos, como em confrontos contra chefes, porém rodou muito liso em quase todo jogo.
Conclusão
Stellar Blade é um jogo que me impressionou. Embora tenha uma narrativa que poderia ser melhor e que deixa o sentimento de que poderia ser muito mais, o game compensa ao entregar um combate extremamente viciante e em alguns momentos desafiadores que me deixou com o sentimento de quero mais. Além disso, mesmo com algumas escolhas de design de missões que mais servem para encher o título de conteúdo, este aspecto é compensado com desafios recompensadores nos cenários e segmentos cinematográficos impressionantes. Por fim, mesmo com pequenos tropeços, Stellar Blade é um game que recomendo fortemente para todos os jogadores que buscam uma jornada cheia de ação e desafios.
Por fim, Stellar Blade foi primeiro triple A desenvolvido pela SHIFT UP e precisamos bater palmas pois ela entregou um jogo maravilhoso.