Diretor de Assassin’s Creed 3 admite erro que alongou excessivamente a introdução do jogo

Diretor de Assassin’s Creed 3 admite erro que alongou excessivamente a introdução do jogo

Alex Hutchinson revela que decisões de desenvolvimento e pressões da Ubisoft comprometeram o ritmo inicial da aventura


Alex Hutchinson, diretor criativo de Assassin’s Creed 3, finalmente explicou a razão por trás da longa introdução do jogo lançado em 2012. Em entrevista ao portal FRVR, Hutchinson admitiu que o início da experiência acabou ficando excessivamente estendido devido a um erro de cálculo durante o desenvolvimento, reconhecendo que reduzir essa seção teria beneficiado o ritmo do jogo. O título foi marcado por três contextos iniciais distintos: o presente com Desmond, a perspectiva de Haytham Kenway e, por fim, a história de Connor, protagonista principal.

Hutchinson revelou que a parte de Haytham, além de apresentar a narrativa do personagem, também funcionava como tutorial para ensinar as mecânicas do jogo, o que contribuiu para estender ainda mais o início.

“Creio que ficou demasiado longo. Mas só percebemos nos últimos dois meses de desenvolvimento”, explicou Hutchinson. Ele também destacou que a liberdade oferecida aos jogadores para completarem as seções do presente em qualquer ordem prejudicou o ritmo: “Se fizéssemos novamente, provavelmente teríamos cortado o início e forçado os jogadores a fazerem as missões do presente na ordem em que apareciam.”

Pressão da Ubisoft e estratégia comercial

Em entrevista anterior, realizada em meados de 2025, Hutchinson revelou outro fator que influenciou a extensão do jogo: a Ubisoft teria pressionado a equipe para prolongar a duração total da experiência. A motivação, segundo o diretor, era impedir que os jogadores completassem rapidamente o título e revendesse suas cópias em lojas físicas, como a GameStop, o que poderia reduzir os lucros da empresa.

“Em uma franquia, é difícil ter surpresas ou frescura, especialmente quando há tanto marketing envolvido”, comentou Hutchinson, reforçando que algumas escolhas iniciais foram influenciadas por decisões comerciais, além de técnicas.

A confissão de Hutchinson lança luz sobre os desafios enfrentados pela equipe de Assassin’s Creed 3, mostrando que mesmo em projetos de grande porte, erros de planejamento e pressões externas podem impactar diretamente a experiência do jogador. O diretor reconhece que ajustes na introdução teriam tornado o jogo mais ágil, sem comprometer a narrativa ou o aprendizado das mecânicas centrais.