Realmente podemos dizer que entrou em uma nova fase?
A Brasil Game Show (BGS) 2025, realizada de 9 a 12 de outubro em um novo local o Distrito Anhembi, em São Paulo, mais uma vez colocando o evento como uma das edições mais grandiosas e marcantes da maior feira de games da América Latina. Com um recorde de público e a estreia em um espaço totalmente renovado, a 16ª BGS superou as expectativas, entregando quatro dias intensos de celebração da cultura gamer, lançamentos de peso e encontros épicos.

A mudança de casa para o Distrito Anhembi se mostrou um acerto, proporcionando um ambiente mais amplo, moderno e com melhor infraestrutura para acolher a crescente demanda de visitantes e a grandiosidade dos estandes e atrações, mas por outro lado os visitantes do evento sofreram com a chegada ao local devido ao trânsito intenso nos dias 09 e 10 (Quinta e Sexta) ainda com muitas chuvas em São Paulo e no próprio fim de semana, havendo superlotação no estacionamento próprio do evento e os visitantes recorrerem a outras opções para quem foi de carro e pegando muitos de surpresa, sendo que no antigo local tínhamos como opções os estacionamentos do shopping Center Norte e Lar Center, enfim tirando esses perrengues vamos falar da feira em si.

Destaques para os jogos e atrações do evento.
Como sempre, o que mais interessa em uma BGS são os estandes das publishers e seus grandes jogos. A edição de 2025 trouxe grandes títulos, muitos deles disponíveis para o público jogar em algumas plataformas mas de forma exclusiva para os visitantes da feira.
Das gigantes do mundo dos games, somente a Nintendo mais uma vez com um estande enorme e cheia de atrações para o seu público, com uma presença de destaque, levou a experiência completa do recém-lançado Nintendo Switch 2, apresentando jogos como Mario Kart World e Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2 na nova plataforma, os dois indies mais aclamados como Hades II e Hollow Knight: Silksong como uma área exclusiva para o conteúdo mais adulto com estações rodando Cyberpunk 2077 e Persona 3 Reload.

Fora as demais atrações e ativações que Nintendo faz com o seu público e atrai muitos adeptos a marca.
Infelizmente mais uma vez, Playstation e Xbox ficaram de fora da festa, apesar da Playstation ter colocado uma atração temática do novíssimo Ghost of Yotei, para tirar fotos com o cenário do jogo e cosplay, foi algo bem simples mesmo.
Muitos grandes estandes estavam com muitas ativações para o público, como em destaque para o estande do Path of Exile II, que era gigantesco e com muitas ativações e brindes para quem jogasse o jogo e derrotasse um número de chefes no mesmo.

Os estandes da Samsung e TCL com vários jogos de diversas plataformas, demonstrando a mais alta tecnologia em TVs e monitores com demais periféricos para os jogadores mais hardcores que buscam o máximo da experiência em seus jogos.

Destaque também para o estande da Pokémon Company que tinha ativações muito imersivas e incríveis tanto para o seu público fiel como para os usuários do evento que conhecem a marca Pokémon com brindes muitos legais.

Tinha uma área dedicada ao jogo Brawl Stars que era uma das maiores do evento com inúmeras atrações e ativações para o público do jogo, eu particularmente achei incrível essa área.
Novidades da Comunidade Indie
Um dos grandes problemas das edições anteriores era a área dos jogos indies e dessa vez eu digo que o evento acertou em cheio quanto ao espaço cedido aos desenvolvedores independentes.
Os visitantes puderam interagir diretamente com os desenvolvedores e experimentar títulos originais e muitos deles já disponíveis com suas páginas na Steam para deixar na sua lista de desejos.
Espero que nas próximas edições, o espaço indie seja ainda maior pois é uma parte da indústria dos games que vem trazendo grandes jogos e merece o seu reconhecimento em grandes eventos.

Convidados Lendários: Estrelas de Peso na BGS 2025
Um dos pontos altos do evento foi a presença de personalidades lendárias da indústria, que interagiram diretamente com o público em sessões de autógrafos, fotos e palestras emocionantes.
Tivemos a presença de Hideo Kojima, o icônico criador de Metal Gear Solid e Death Stranding foi uma das figuras mais importantes do evento, participando de sessões de perguntas e respostas e até mesmo de um painel de jurados no concurso de Cosplay, sendo a maior atração do evento que gerou um certa confusão para os visitantes que estavam afim de ter acesso ao meet and greet.

Lendas de Final Fantasy e Sonic, a BGS 2025 trouxe ícones do Japão, como Naoki Hamaguchi, diretor da série Final Fantasy VII Remake, e Yoko Shimomura, renomada compositora de trilhas de Kingdom Hearts e Final Fantasy XV, que inclusive recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award da feira. Além deles, Takashi Iizuka, diretor criativo da série Sonic, marcou presença para a alegria dos fãs do ouriço.

Além de muitos influenciadores e criadores de conteúdo do mundo gamer estiveram por lá, conversando com seus fãs e seguidores mais de perto.
Atrações e Cultura Gamer
A BGS 2025 provou ser mais do que apenas uma feira de jogos; foi um festival de cultura gamer, com uma variedade de atividades paralelas:
• BGS Music: A música gamer emocionou a Arena Monster Energy. Destaques para a performance de “A New World: intimate music from FINAL FANTASY” e o show de encerramento “PlayStation | The Concert”, com orquestras que executaram trilhas sonoras icônicas, levando os fãs a uma jornada nostálgica, épica e imersiva.

• BGS eSports Arena: As competições de esportes eletrônicos tiveram um espaço dedicado e vibrante, com destaque para a enorme arena de Brawl Stars como citei anteriormente, reforçando o compromisso da BGS com o cenário competitivo.
• BGS Cosplay: O tradicional concurso de Cosplay atraiu milhares de participantes com fantasias elaboradas e performances teatrais de altíssimo nível, sendo uma das atrações mais coloridas e fotografadas da feira.

• BGS Talks: O palco de palestras e painéis ofereceu discussões aprofundadas sobre o futuro da indústria, desenvolvimento de games, e-sports e cultura pop, com a participação dos convidados internacionais e grandes nomes do mercado nacional.

Conclusão: uma Nova fase para a BGS?
Podemos dizer que sim, com um novo local que está se tornando tradicional para eventos de games e cultura pop, o Distrito Anhembi é um excelentes local, comportou com maestria o evento de grande porte como a BGS, mesmo no dia mais lotado, foi ainda possível andar pelo evento e curtir suas atrações, mas nem tudo são flores, precisamos ressaltar que ainda falta uma organização melhor para quem chega ao entorno do evento, principalmente quem buscar a comodidade de ir de carro e a sinalização e orientação um pouco melhor, pois deixou os visitantes de feira muitos confusos quando chegava ao evento.

Outro ponto crítico por sinal foi a desorganização com o meet and Greet principalmente do Hideo Kojima, na qual resultou em críticas muito negativas por parte dos visitantes da feira, esperamos que na próxima edição isso seja sanado pela organização do evento.
Mas devo elogiar que os pontos de alimentação, lockers e banheiros estavam bem sinalizados e áreas bem grandes para comportar o público em suas necessidades.

Ônibus de graça próximo ao metrô Portuguesa-Tietê que deixava dentro do Distrito Anhembi que facilitava os visitantes da feira que estava vindo de transporte público.
No mais espero que em 2026 tenhamos uma BGS ainda melhor e estaremos lá para conferir.