Pesquisa revela impacto econômico e cultural dos remakes e remasters na indústria dos games

Pesquisa revela impacto econômico e cultural dos remakes e remasters na indústria dos games

Estudo aponta que nostalgia impulsiona vendas, mas gera debate sobre falta de inovação


Uma nova pesquisa da consultoria de estratégia e insights MTM, intitulada Remake vs Innovate: Is the past the future of gaming?, publicada em 15 de setembro de 2025, analisou o peso econômico e a percepção dos jogadores em relação aos remakes e remasters. O estudo foi conduzido com 1.500 participantes (750 nos Estados Unidos e 750 no Reino Unido) e revelou que 90% dos jogadores de PC e consoles jogaram ao menos um remake ou remaster nos últimos 12 meses.

Nostalgia como motor comercial

Segundo a pesquisa, os entrevistados destacaram que revisitar títulos clássicos reacende sentimentos positivos e memórias nostálgicas associadas à primeira vez em que jogaram as versões originais. O fator emocional, combinado a melhorias gráficas e de jogabilidade, tem se mostrado um dos maiores motores de vendas. Em muitos casos, os remakes e remasters chegam a superar os números de seus lançamentos originais.

“Nosso relatório mostra que há um forte apelo por remakes e remasters, mas é um equilíbrio delicado para os estúdios acertarem”, explicou Martin Bradley, chefe de games da MTM. Comercialmente, tanto nos games quanto em outras mídias, a nostalgia é uma tendência que deve continuar bem além de 2026, mas os jogadores entendem que remakes e remasters podem ter um custo para a criatividade, deixando de lado narrativas e experiências inéditas.”

Apesar do sucesso, parte dos jogadores enxerga a aposta em remakes como um “atalho” dos estúdios, que priorizariam o apelo comercial em detrimento da inovação. Essa percepção alimenta o debate sobre a estagnação criativa na indústria, com receio de que novas IPs e experiências originais sejam cada vez mais raras.

Público novo e apelo universal

Outro dado relevante apontado pela pesquisa é que 85% dos jogadores que experimentaram um remake não haviam jogado o título original. Isso demonstra que, além de atrair fãs nostálgicos, os remakes também expandem o alcance das franquias para novas gerações. Além disso, 76% dos entrevistados afirmaram achar remakes e remasters “atraentes”, reforçando o interesse do público por esse tipo de projeto.

O ano de 2025 já registrou o lançamento de diversos remakes e remasters de peso, como Tomb Raider 4-6 Remastered, The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4 e The House of the Dead 2: Remake. A tendência, segundo o relatório da MTM, deve seguir em alta ao menos até 2026, consolidando a nostalgia como uma das forças centrais da indústria de jogos.

Fonte: Gamesindustry