“Silksong é o GTA 6 dos indies”: diretor de Hell is Us critica lançamento surpresa

“Silksong é o GTA 6 dos indies”: diretor de Hell is Us critica lançamento surpresa

Lançamento repentino de Hollow Knight: Silksong gerou tensão no mercado indie e foi comparado ao impacto de um blockbuster como GTA 6


O anúncio inesperado da data de lançamento de Hollow Knight: Silksong movimentou não apenas os jogadores, mas também outros estúdios independentes. Com a estreia marcada apenas duas semanas após o anúncio oficial, muitos desenvolvedores se viram em uma situação complicada diante do “gigante indie”.

O impacto do lançamento repentino

Silksong chegou em 4 de setembro de 2025, sem ser exatamente um shadow drop, mas ainda assim com pouquíssima antecedência. O período coincidiu com campanhas de divulgação de vários jogos independentes, criando um choque de agendas.

Jonathan Jacques-Belletête, diretor criativo de Hell is Us, comentou sobre o impacto desse movimento:

Quando você sabe que é tão grande, acho que lançar dessa forma é… uau. Foi uma enxurrada de e-mails e mensagens entre nós e nossa editora. Honestamente, foi um pouco cruel lançar algo assim de surpresa.”

Embora seu jogo tenha conseguido manter o cronograma, ele ressaltou que títulos menores foram os mais prejudicados.

Indies na linha de frente

Entre os afetados, estão produções como Demonschool, Aeterna Lucis, Little Witch in the Woods, CloverPit, Megabonk e Baby Steps. Alguns projetos chegaram a ser adiados, como o Stomp and the Sword of Miracles, financiado via Kickstarter, segundo a IGN.

Belletête comparou o efeito de Silksong ao impacto de um blockbuster da Rockstar:

É o GTA 6 do gênero indie. Ninguém quer lançar um jogo no mesmo momento em que ele chega ao mercado.

Além da visibilidade reduzida, o diretor destacou as dificuldades práticas de adiar um lançamento em cima da hora, como reembolsos de pré-vendas e o esforço de reconstruir toda a estratégia de marketing.

Mercado cada vez mais competitivo

O desafio não se restringe a Silksong. Outros grandes lançamentos, como Cronos: The New Dawn, também acirraram a concorrência no mesmo período.

Belletête ainda lembrou que já não existem mais janelas “tranquilas” para lançar jogos. O fim do verão, antes considerado um período de baixa movimentação, hoje está tomado por estreias importantes — criando um ambiente de competição constante.

Curiosamente, nem todos os adiamentos recentes foram atribuídos diretamente a Silksong. A equipe de Slay the Spire 2, por exemplo, afirmou que a mudança para março de 2026 ocorreu por razões próprias, e não em reação ao título da Team Cherry.

Fonte: IGN