Até pouco tempo atrás, o nome do estúdio francês Sandfall Interactive era praticamente desconhecido. No entanto, com o lançamento de Clair Obscur: Expedition 33, essa pequena equipe de 32 integrantes conquistou um grande reconhecimento internacional, protagonizando um dos maiores sucessos inesperados da indústria recente.
Hoje, o JRPG figura entre os jogos mais bem avaliados do ano, alcançando números expressivos de vendas e sendo amplamente elogiado por críticos, jogadores e até por personalidades públicas — incluindo o próprio presidente da França. Mas qual o verdadeiro motivo por trás desse êxito surpreendente? Guillaume Broche, diretor do jogo, compartilhou sua visão sobre isso em uma entrevista recente.
O princípio que guiou a criação: autenticidade acima de tudo
Durante a conversa com o estúdio independente Pirate Software, publicada via GamesRadar, Broche foi questionado sobre qual conselho daria a desenvolvedores iniciantes. Antes de compartilhar sua filosofia, ele fez questão de relativizar suas palavras:
“Devem ser consideradas com cautela.”
-destacou - reforçando que se sente
“muito, muito, muito sortudo por as estrelas terem se alinhado de forma tão favorável”.
Ainda assim, Broche revelou aquilo que considera essencial:
“Não se trata de criar um jogo que você acha que as pessoas vão gostar, mas sim de fazer um jogo que você gosta.”
Embora esse conselho possa soar familiar, o diretor enfatizou que testemunhou muitas equipes falharem justamente por ignorar essa premissa.
“Quando se trata de decisões criativas”, explicou, “se há algo no jogo de que eu não gosto, simplesmente não entra. Pode parecer narcisista, mas acredito que, se o jogo tocar profundamente quem joga, ele não vai fracassar.”
Broche acrescentou, com humildade, que teve a sorte de seu gosto pessoal ser “compartilhado e apreciado por muitas pessoas”.
“Transparência e alegria sempre ressoam”
Curiosamente, no início do desenvolvimento, Broche acreditava que Clair Obscur: Expedition 33 teria um apelo bastante nichado. No entanto, ele defende que um jogo sempre será capaz de causar impacto quando transmite “uma sensação de honestidade, verdade e alegria”, valores que considera fundamentais.
“Mesmo hoje, olhando para os jogos independentes que obtiveram sucesso, percebe-se que são aqueles que soam mais autênticos e verdadeiros — projetos que as próprias equipes queriam jogar, e não necessariamente aqueles que pensaram que o público gostaria de jogar.”
-acrescentou.
O papel fundamental da equipe — formada de maneira inusitada
Ao encerrar, Broche não deixou de exaltar sua “equipe incrível”, destacando o quanto ficou impressionado com a qualidade dos profissionais envolvidos:
“Até hoje, mal consigo acreditar no talento que reuni.”
O aspecto mais curioso é como ele conseguiu montar esse grupo: em uma declaração anterior, feita no início de maio, Broche revelou que parte significativa da equipe foi recrutada de forma bastante pouco convencional — utilizando, entre outras plataformas, o Reddit.
Clair Obscur: Expedition 33 já se consolidou como um fenômeno da indústria e um exemplo inspirador de como a autenticidade criativa, somada ao talento e, claro, a uma pitada de sorte, pode transformar um pequeno estúdio em um nome mundialmente reconhecido.
Não deixe de conferir nossa review de Clair Obscur: Expedition 33