Produções ocidentais ambientadas no Japão nem sempre encontram fácil aceitação por parte do público local. Um exemplo recente é Assassin’s Creed Shadows, que gerou polêmica e críticas até de autoridades japonesas. Por outro lado, Ghost of Tsushima, lançado pela Sucker Punch, foi amplamente elogiado no Japão, mesmo sem seguir à risca a precisão histórica. Parte desse reconhecimento veio do cuidado que o estúdio teve com a representação da cultura japonesa.
Agora, com Ghost of Yotei, a desenvolvedora norte-americana segue o mesmo caminho. Em uma publicação no PlayStation Blog, o diretor Nate Fox comentou sobre o comprometimento da equipe em retratar a cultura japonesa com autenticidade e respeito, além de explicar o porquê da escolha de Hokkaido como cenário para o novo título.
Viagens inspiradoras ao Japão
Assim como fizeram com Ghost of Tsushima, os desenvolvedores embarcaram em uma jornada ao Japão para mergulhar de forma mais profunda no contexto cultural e ambiental do jogo. Para Nate Fox, essa foi uma das partes mais gratificantes do processo criativo.
“Sendo americano, minha visão do Japão vinha principalmente dos clássicos filmes de samurai que sempre amei. Mas estar lá pessoalmente, sentir o vento no rosto, o aroma das florestas de pinheiros e conversar com os moradores foi algo verdadeiramente inspirador.”
-afirmou o diretor.
Segundo Fox, cada integrante da equipe que participou dessas visitas retornou ao estúdio com uma motivação renovada para capturar, da melhor forma possível, a essência do local. Eles contaram com consultores culturais e realizaram uma extensa pesquisa para garantir que o mundo fictício tivesse um pano de fundo crível e respeitoso.
“Estamos aplicando o mesmo cuidado e dedicação em Ghost of Yotei.”
-completou.
Ele também destacou que as visitas ao Japão deixaram clara a vastidão e complexidade da cultura local, o que motivou encontros com especialistas e visitas a locais históricos para aprofundar ainda mais o conhecimento da equipe — mais detalhes sobre isso serão compartilhados em futuras publicações.

O cenário perfeito para uma história sobrenatural
Ghost of Yotei se passa cerca de 300 anos após os eventos de Ghost of Tsushima e tem como palco a região do Monte Yotei, na atual Hokkaido. Na época retratada no jogo, a ilha era conhecida como Ezo, uma terra remota e coberta por florestas geladas, habitada apenas por pioneiros corajosos o suficiente para enfrentar seu clima hostil.
Fox explica que a decisão de ambientar a história ali foi natural:
“A mistura de beleza e perigo nos chamou a atenção. Era o local ideal para contar a história de Atsu, uma guerreira tão consumida por vingança que os moradores locais acreditam estar diante de um onryō, um espírito vingativo vagando entre os vivos. Se vamos contar uma história de fantasmas, ela precisa de um cenário à altura — e encontramos isso em Yotei.”
Lançamento e edições especiais
Ghost of Yotei será lançado exclusivamente para PlayStation 5 em 2 de outubro de 2025. Além da edição padrão, disponível em versões física e digital, os fãs poderão adquirir uma edição digital deluxe e uma Edição de Colecionador.
Fonte: PlayStation Blog