O estúdio Visual Arts, pertencente ao PlayStation, foi impactado por uma nova rodada de demissões nesta semana, como parte de uma reestruturação em andamento nas operações de desenvolvimento de jogos da Sony nos Estados Unidos. As demissões, que afetaram diversas áreas, sinalizam uma adaptação dos recursos internos do estúdio a uma estratégia mais focada e sustentável.
Demissões Afetam Funcionários de Projetos Cancelados
Embora alguns cortes envolvam trabalhadores de projetos cancelados recentemente, fontes próximas ao estúdio revelaram ao site Kotaku que as demissões foram mais amplas, afetando uma parte considerável da equipe. Isso indica que a reestruturação não se limita apenas a projetos abandonados, mas reflete uma mudança mais significativa na direção e nos recursos do estúdio.
A ex-gerente de projeto da PlayStation Visual Arts, Abby LeMaster, expressou sua tristeza pela situação, compartilhando em suas redes sociais: “Foi difícil acordar com mensagens de que muitos amigos e ex-colegas de trabalho da PSVA foram demitidos esta manhã”. A mensagem reflete o impacto humano e emocional que as demissões tiveram no ambiente interno do estúdio.
Cortes e Reestruturações no PlayStation
Esses cortes acontecem após uma série de desafios financeiros enfrentados pela Sony, incluindo o fracasso no Concord, ocorrido no ano passado, e uma nova onda de cancelamentos de projetos no setor de jogos de serviços online. Entre os projetos afetados, estava um spin-off de God of War, supostamente desenvolvido pela BluePoint Games, que também foi cancelado.
Além disso, as demissões e a reestruturação fazem parte de um movimento mais amplo dentro da Sony, que está reorganizando sua liderança e recursos, incluindo a PlayStation Studios e a divisão de Visual Arts, como parte de uma estratégia para focar em áreas mais rentáveis e sustentáveis no longo prazo.
O Futuro das Operações nos EUA
Os recentes cortes no PlayStation Studios Visual Arts seguem uma tendência crescente observada no setor de jogos, onde empresas retiram recursos de desenvolvimento de escritórios caros nos Estados Unidos. Isso reflete uma mudança no cenário dos estúdios de games, que estão cada vez mais buscando maneiras de operar de forma mais eficiente e sustentável em um ambiente econômico desafiador.
Hermen Hulst, Ex-CEO da PlayStation Studios, comentou sobre as práticas de revisão de projetos, dizendo: “Para cada título, temos processos de revisão realmente rigorosos, onde focamos na sustentabilidade de nossos investimentos nesses títulos”. Esse foco na sustentabilidade parece ser uma das prioridades da Sony para enfrentar os desafios financeiros e garantir o sucesso a longo prazo de seus projetos.
Fonte: Kotaku