Fundado em 1993, o Japan Studio foi um dos principais estúdios da Sony, responsável por clássicos como Ape Escape, Gravity Rush, LocoRoco e PaRappa the Rapper. A equipe também teve participação no desenvolvimento de títulos como The Last Guardian, Bloodborne e Astro’s Playroom.
No entanto, em 2021, a Sony optou por encerrar o estúdio como parte de uma reestruturação, priorizando o desenvolvimento de grandes produções e direcionando seus investimentos para estúdios de maior sucesso comercial. Com isso, a maioria dos funcionários foi dispensada, enquanto um pequeno grupo permaneceu e deu origem à Team Asobi, conhecida pela série Astro Bot.
O declínio dos jogos Double-A e o impacto no Japan Studio
Em entrevista ao podcast Sacred Symbols, o ex-executivo da PlayStation, Shuhei Yoshida, atribuiu o fechamento do Japan Studio a mudanças no mercado. Segundo ele, os jogos Triple-A ganharam cada vez mais relevância, enquanto os títulos de médio porte, conhecidos como Double-A, perderam espaço, sendo substituídos pelo crescente mercado indie.
“Além de Gran Turismo, tínhamos muitos jogos excelentes, mas poucos que alcançaram o nível de sucesso dos grandes títulos Triple-A. E conforme esses jogos se tornavam cada vez maiores, os indies ocuparam o espaço que antes era dos Double-A, que praticamente desapareceram do mercado”,
-explicou Yoshida.
Ele também destacou que a maioria das propriedades intelectuais do Japan Studio se encaixava nessa categoria intermediária, tornando difícil para o estúdio prosperar.
“Depois de Gravity Rush 2, [o diretor Keiichiro Toyama] tentou desenvolver novos conceitos, mas não conseguimos aprovação para nenhum deles, mesmo sendo muito interessantes”
-revelou
O legado do Japan Studio e os novos caminhos de seus desenvolvedores
Apesar do fechamento do Japan Studio, seus ex-integrantes seguiram diferentes direções na indústria. Keiichiro Toyama, criador de Silent Hill, fundou o Bokeh Game Studio, responsável pelo jogo de terror Slitterhead, lançado no ano passado.
Yoshida também mencionou Ratatan, sucessor espiritual de Patapon, como um exemplo de jogo que a Sony dificilmente aprovaria atualmente, mas que mantém vivo o espírito criativo do Japan Studio.
O ex-presidente da PlayStation, Shawn Layden, também lamentou o encerramento do estúdio no ano passado, destacando a importância de projetos criativos e inovadores. No entanto, o sucesso de Astro Bot, desenvolvido pela Team Asobi, demonstra que a essência do Japan Studio ainda sobrevive dentro da Sony.