F1 24 no PS5 Pro: Ray tracing e PSSR levam o jogo de corrida a um novo nível

F1 24 no PS5 Pro: Ray tracing e PSSR levam o jogo de corrida a um novo nível

Em pouco menos de uma semana e meia, o mais novo console da Sony, o PS5 Pro, será lançado.

Com o lançamento chegando vários jogos vão ter um patch disponível para atualização do jogo no PS5 Pro.

Estes incluem o jogo de corrida “F1 24” desenvolvido pela Codemasters. Como pode ser visto em uma análise detalhada de tecnologia da Digital Foundry, o ray tracing de “F1 24” em particular melhorou visivelmente no PS5 Pro. Isso inclui reflexos mais realistas, oclusão de ambiente e iluminação global difusa dinâmica (DDGI). Quando se trata de ray tracing, o PS5 Pro se beneficia de seu desempenho adicional e oferece uma imagem geral muito mais realista.

Os reflexos do ray tracing são particularmente eficazes em pistas molhadas ou na chuva, onde a dispersão da luz parece mais realista do que com os reflexos convencionais do espaço da tela no PS5.

PSSR usa seus pontos fortes

Não surpreendentemente, os desenvolvedores da Codemasters contam com suporte para PlayStation Spectral Super Resolution, ou PSSR, tecnologia de upscaling para o game no Pro. Dependendo do modo gráfico utilizado, o jogo “F1 24” é renderizado internamente em 1080p a 1440p, que é então aumentado para 4K usando PSSR.

De acordo com a Digital Foundry, a tecnologia PSSR também mostra os seus pontos fortes no “F1 24” e garante uma imagem nítida e detalhada que leva a ação das corridas a um novo nível em comparação com o PS5 padrão.

Mas e a taxa de quadros no PS5 Pro? No modo de desempenho de 120 Hz, o jogo geralmente roda em 1440p dinâmico e geralmente atinge uma exibição estável em 120 quadros por segundo. Somente em momentos muito raros, como quando chove em Mônaco ou em um pit stop, a taxa de quadros pode cair para 115FPS. O ray tracing está desabilitado neste modo. Em vez disso, a Codemasters usa reflexões planares.

Se quiser aproveitar os novos efeitos de ray tracing, você fará o seu dinheiro valer a pena com o modo de qualidade. Isto mostra a ação de corrida em 4K melhorado e, com algumas excepções, corre a 60FPS estáveis.

Modo 8K opcional incluído

Outros novos recursos do F1 24 no PS5 Pro incluem o modo 8K opcional para telas correspondentes. Aqui, de acordo com a Digital Foundry, o jogo é renderizado em uma resolução nativa de 4K, que o EGO Engine então aprimora com TAAU para gerar uma imagem de 8K.

“Baseado apenas na imagem televisiva, é impressionante até certo ponto. Mesmo no grid de largada, detalhes finos, como cercas, são dissolvidos em um quadro de 8K convincentemente nítido, criando a impressão de uma apresentação em ultra-resolução.”

– Concluíram os especialistas em tecnologia.

Da mesma forma, qualquer curva lenta funciona bem quando aumentada para 8K – e todos os HUDs e menus parecem tão nítidos quanto esperado.

Veja o vídeo da análise abaixo: