À medida que a tecnologia continua a evoluir, a Sony planeja aumentar a utilização da inteligência artificial (IA) e da aprendizagem automática para tornar o desenvolvimento de jogos mais eficiente.
Em um relatório atual da empresa, a Sony descreve como estas novas tecnologias se destinam a melhorar os processos de produção. Um dos focos é a otimização de processos que ajudam os desenvolvedores a trabalhar de forma mais rápida e econômica.
O uso de IA no desenvolvimento de jogos
A Sony enfatiza no referido relatório que “as tecnologias que podem ajudar os desenvolvedores a maximizar o valor de sua propriedade intelectual de maneira eficiente e de alta qualidade precisam ser fortalecidas.”
Estas incluem as áreas de tecnologia de sensores, processamento 3D em tempo real, aprendizagem automática e sistemas suportados por IA. Essas tecnologias têm como objetivo ajudar a “tornar seus próprios jogos acessíveis de forma rápida e econômica para um grupo maior de fãs.”
A Sony já utilizou inteligência artificial durante a produção de “Spider-Man 2 da Marvel”. Um software de reconhecimento de fala foi usado para sincronizar automaticamente as legendas com os diálogos dos personagens. Esse processo automatizado permitiu à Sony acelerar o processo de legendagem.
A Sony também está trabalhando no desenvolvimento do Volumetric Capture Studio, que captura dados 3D de alta resolução de pessoas e lugares. No futuro, esses dados não serão apenas utilizados dentro da empresa, mas também vendidos externamente.
“No futuro, planejamos implantar ativos 3D de alta qualidade, incluindo dados de movimento de nosso estúdio, coletados por cada um de nossos departamentos em funções do grupo, e explorar potenciais vendas externas.”
comentou a Sony
A Sony também está realizando testes experimentais com o Unreal Engine da Epic Games, que é usado no processamento 3D em tempo real.
“Por exemplo, reutilizamos componentes 3DCG de um videoclipe de produção virtual para produzir um jogo ambientado no mesmo mundo, bem como lançamos um curta-metragem de prova de conceito baseado em CG usando Unreal Engine.”
diz ainda no relatório.
Impacto na indústria
Além da Sony, outras grandes editoras como a Ubisoft e a Electronic Arts também contam com o aumento do uso de técnicas de IA no desenvolvimento de jogos.
Em uma pesquisa realizada na Devcom 2024, 32% dos desenvolvedores entrevistados disseram que já estavam usando IA em seus projetos para otimizar determinados processos. 21% dos entrevistados também planejam usar mais a IA para codificação e produção nos próximos anos, a fim de reduzir os tempos de desenvolvimento.
No entanto, o uso da IA não é visto apenas como positivo. Particularmente nas áreas de localização e tradução, alguns desenvolvedores expressaram preocupações de que a IA pudesse substituir em grande parte os funcionários humanos. Isto poderia levar a demissões, especialmente em áreas onde a IA já é muito poderosa.
A IA também deve ser útil além do desenvolvimento de jogos em si. O PS5 Pro já usa a tecnologia de upscaling AI PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution). Tem a vantagem de que as imagens podem ser renderizadas em uma resolução mais baixa e dimensionadas para um resultado de alta resolução usando a tecnologia sem que a qualidade da imagem sofra muito.