Assassin’s Creed Shadows: Ubisoft detalha a ambiciosa versão para o Switch 2

Assassin’s Creed Shadows: Ubisoft detalha a ambiciosa versão para o Switch 2

Estúdio revela como levou o vasto Japão feudal ao novo console da Nintendo com fluidez e impacto visual


A Ubisoft está prestes a lançar Assassin’s Creed Shadows no Nintendo Switch 2 e finalmente abriu o jogo sobre os desafios — e as soluções — que transformaram essa adaptação em um feito técnico impressionante. Embora o título tenha chegado primeiro a PS5, Xbox Series X/S e PC em março, o estúdio garantiu que a nova versão preserva a essência do mundo aberto, mesmo em um hardware portátil.

Segundo a própria Ubisoft em seu site oficial, levar o universo do Japão feudal ao Switch 2 exigiu praticamente reconstruir a base técnica do jogo. O objetivo era ousado: manter a fluidez a 30 FPS, tanto no modo portátil quanto na TV, sem abrir mão de uma apresentação visual marcante. De acordo com Bruno, programador líder, essa foi uma das tarefas “mais difíceis e gratificantes” da equipe. Yannick, diretor técnico de gráficos, reforçou que sistemas essenciais, como simulação de nuvens e de tecidos, precisaram ser amplamente otimizados para o processador do console.

Mesmo com suporte ao ray tracing, o estúdio decidiu apostar na iluminação global pré-calculada — a mesma solução usada na versão de PC em configurações mais modestas e no Xbox Series S — para economizar memória e preservar a consistência visual. A equipe também reduziu dados específicos para aliviar o uso de GPU, sem comprometer o estilo artístico do jogo.


O pilar dessa adaptação, no entanto, está no poder do DLSS. A tecnologia da Nvidia permitiu que Assassin’s Creed Shadows apresentasse imagens mais nítidas e texturas detalhadas a partir de resoluções menores, ampliando o desempenho sem sacrificar o impacto visual. No modo TV, o jogo exibe todo o seu potencial; no modo portátil, o estúdio ajustou distância de renderização, qualidade de imagem e níveis de detalhe para manter os 30 FPS estáveis.

Outro destaque é o VRR. Como o game roda abaixo do limite tradicional de 40 FPS exigido pela função, a Ubisoft desenvolveu um algoritmo próprio que mantém o VRR ativo mesmo a 30 FPS. O resultado é uma experiência mais suave, reduzindo microtravas e ampliando a responsividade. O suporte a HDR complementa o pacote com cores vibrantes e maior contraste.

A adaptação também explora recursos exclusivos do Switch 2. A navegação por toque facilita o gerenciamento de menus, mapas e esconderijo, enquanto o suporte a mouse e teclado está em desenvolvimento para o modo dock. Todo o conteúdo já lançado estará disponível no console no dia do lançamento, com exceção da expansão As Garras de Awaji, prevista para 2026.

Jogadores que já começaram a jornada em outras plataformas poderão transferir seu progresso via Ubisoft Connect graças à progressão cruzada. E, segundo a empresa, futuras atualizações e melhorias serão sincronizadas em todas as plataformas, garantindo paridade de conteúdo para quem optar pelo Switch 2.

Assassin’s Creed Shadows chega ao Switch 2 em 2 de dezembro de 2025.

Fonte: Ubisoft