Xbox Cloud Gaming deve ganhar novos níveis de desempenho com suporte a 1440p

Xbox Cloud Gaming deve ganhar novos níveis de desempenho com suporte a 1440p

Microsoft prepara melhorias no serviço de nuvem, que pode sair do status beta ainda em 2025, aproximando-se da qualidade do NVIDIA GeForce Now.


A estratégia da Microsoft para o Xbox mudou nos últimos anos. Se antes a empresa se concentrava apenas no hardware dos consoles, hoje aposta em uma expansão agressiva de seu ecossistema, com presença no PC, dispositivos de terceiros (como o Rog Xbox Ally) e, principalmente, na nuvem. O Xbox Cloud Gaming, que ainda carrega a marca de “beta”, pode em breve dar um passo importante e sair dessa fase de testes, já que a companhia estaria preparando melhorias significativas na qualidade de transmissão.

Novos modos de resolução

De acordo com informações descobertas por @RedPhx, desenvolvedor da ferramenta Better XCloud, a Microsoft está testando novos níveis de desempenho para o Xbox Cloud Gaming. Além dos atuais fluxos em 720p e 1080p, surgiram menções a:

• 720HQ

• 1080HQ

• 1440p

As versões “HQ” indicam transmissões com taxa de bits mais alta, resultando em imagens mais nítidas e estáveis, enquanto o novo modo 1440p deve oferecer uma experiência mais limpa em TVs e monitores maiores — embora ainda não conte com uma opção “HQ”.

A expectativa é que esses modos mais avançados possam ser vinculados aos níveis superiores do Xbox Game Pass Ultimate, de forma semelhante ao que a NVIDIA faz com o GeForce Now, que oferece diferentes patamares de qualidade conforme o plano contratado.



Expansão no Game Pass e no ecossistema Xbox

Recentemente, a Microsoft anunciou que o Cloud Gaming será expandido para mais camadas do Xbox Game Pass, tornando-o mais acessível e permitindo até mesmo a compra individual de jogos para jogar na nuvem, em um modelo semelhante ao já visto no falecido Google Stadia.

Além disso, o serviço está cada vez mais presente em dispositivos variados: TVs da Samsung e LG já trazem o aplicativo pré-instalado, o Windows 11 conta com integração nativa, e acessórios como o Logitech G Cloud e o Razer Kishi V3 Pro foram projetados para melhorar a jogabilidade em nuvem. Até mesmo carros equipados com o sistema WebOS da LG receberão suporte ao Xbox Cloud Gaming.

Desafios de adoção

Apesar da expansão, a Microsoft enfrenta barreiras importantes. A Apple e o Google restringem a distribuição do aplicativo em suas lojas, obrigando a empresa a apostar em uma solução web via xbox.com/play. Embora funcional, essa abordagem sofre em termos de visibilidade e conveniência.

Outro ponto é que o serviço ainda não conseguiu se tornar um grande sucesso global. Fatores como impostos e tarifas podem tornar o streaming uma opção mais barata em alguns mercados, mas a Microsoft ainda encontra dificuldades para penetrar em regiões fora do eixo.

Concorrência e futuro do serviço

Hoje, o NVIDIA GeForce Now é visto como líder em performance bruta no setor, oferecendo maior fidelidade visual e menores latências nos planos mais caros. Com a chegada das novas resoluções e taxas de bits mais elevadas, a Microsoft pode reduzir essa diferença, especialmente ao combinar a força de sua biblioteca do Game Pass com avanços técnicos.

A adoção, porém, deve depender mais do conteúdo do que da tecnologia em si. Franquias como Call of Duty poderiam ser catalisadores, mas o público jovem (especialmente da Geração Z) já está muito conectado a experiências como Roblox, que possuem versões móveis próprias.


Se confirmadas, as novidades podem ser anunciadas oficialmente ainda este ano, junto ao fim do período beta do Xbox Cloud Gaming. Com suporte a 720HQ, 1080HQ e 1440p, o serviço teria mais chances de competir de igual para igual com seus rivais e, quem sabe, finalmente alcançar uma base maior de jogadores fora do universo já consolidado do Xbox.

Fonte: Windows Central