Hell is Us exige RTX 4090 para apenas 30 fps — e desenvolvedores explicam o motivo

Hell is Us exige RTX 4090 para apenas 30 fps — e desenvolvedores explicam o motivo

A desenvolvedora por trás de Hell is Us, novo RPG de ação com ambientação sombria e narrativa enigmática, chamou a atenção da comunidade ao divulgar oficialmente os requisitos de sistema para a versão de PC. Embora as configurações recomendadas e mínimas estejam dentro do esperado, a exigência para rodar o jogo no modo Ultra em 4K surpreendeu (e preocupou): uma GeForce RTX 4090 para atingir apenas 30 quadros por segundo — mesmo com técnicas de upscaling ativadas.

A divulgação imediatamente gerou reações negativas nas redes sociais e fóruns, com questionamentos sobre a possível má otimização do título. Em resposta, o estúdio emitiu um comunicado oficial esclarecendo suas intenções e o raciocínio técnico por trás da configuração mais exigente.

Ultra realmente significa Ultra

De acordo com a equipe de desenvolvimento, o modo Ultra de Hell is Us não foi concebido com foco em performance, mas sim como um benchmark visual que leva a fidelidade gráfica ao extremo — funcionando como um “teto técnico” para quem deseja ver tudo que o jogo é capaz de oferecer.

“As estimativas de desempenho que fornecemos são baseadas em benchmarks bastante conservadores. Nossas configurações Ultra visam levar a fidelidade visual ao máximo — e queremos dizer ultra mesmo. Com as configurações Ultra, priorizamos a fidelidade visual em detrimento da taxa de quadros”, explicou o estúdio em comunicado.

Eles reforçaram ainda que os 30 fps indicados para o Ultra com RTX 4090 não representam um limite absoluto de performance, mas sim uma meta de estabilidade realista com base em testes internos — evitando inflar expectativas de forma irrealista.

“Estamos apenas sendo realistas em nossa comunicação para evitar promessas exageradas. Nosso objetivo é definir expectativas claras, não limitar o que seu sistema pode alcançar.”

Tecnologia de upscaling e níveis de renderização

Hell is Us utiliza como tecnologia padrão o TSR (Temporal Super Resolution), semelhante ao DLSS e FSR, mas nativamente integrado à Unreal Engine. Além disso, o jogo também oferece suporte às principais tecnologias de upscaling do mercado: DLSS (NVIDIA), XeSS (Intel) e FSR (AMD), garantindo compatibilidade ampla com diversas placas de vídeo.

Confira os níveis de upscaling adotados internamente:

  • Low: 50% da resolução nativa
  • Medium: 40%
  • High: 30%
  • Very High: 20%
  • Ultra: 10%

Ou seja, no modo Ultra, o jogo renderiza em 90% da resolução nativa, reduzindo ao mínimo o uso de upscaling para preservar qualidade visual máxima — o que justifica o alto custo de desempenho.

Liberdade total para o jogador

O estúdio destaca que os jogadores terão liberdade total para ajustar as configurações de qualidade gráfica. O modo Ultra representa apenas uma opção entre várias, voltada para entusiastas que priorizam qualidade acima de desempenho.

“Cada PC é diferente, e o desempenho no mundo real pode surpreender você.”

Para que o público possa experimentar o jogo em seu próprio hardware, uma demo será lançada na próxima semana exclusivamente para PC. A versão de demonstração permitirá explorar parte do mundo aberto e testar diferentes configurações gráficas, dando uma amostra prática do comportamento técnico do título.

Realismo na comunicação

A decisão do estúdio de divulgar dados conservadores de performance e reforçar o foco em fidelidade visual é um contraponto direto à tendência comum da indústria de superestimar desempenho em materiais promocionais. A abordagem mais honesta busca evitar o desgaste com o público no lançamento, especialmente em um contexto em que expectativas mal gerenciadas podem prejudicar a recepção de um jogo.

Apesar das preocupações iniciais, a postura transparente dos desenvolvedores — aliada à oferta de uma demo — pode ser um passo importante para conquistar a confiança da comunidade.

Fonte: Steam