GTA San Andreas: 2 histórias de um ex-desenvolvedor para o 20º aniversário

GTA San Andreas: 2 histórias de um ex-desenvolvedor para o 20º aniversário

Em 26 de outubro de 2004, o sucesso de mundo aberto GTA San Andreas foi colocado à venda para PlayStation 2.

A Rockstar Games revolucionou o gênero de mundo aberto. Em vez de uma cidade como nos dois antecessores, os jogadores puderam explorar três cidades ao mesmo tempo.

Outra grande inovação foi o desenvolvimento do personagem. Semelhante a um RPG, o jogador poderia influenciar valores como respeito, gordura ou músculos. Suas habilidades de direção também podem ser melhoradas. E no geral o escopo foi incrível para um jogo de PS2.

Para o 20º aniversário, o ex-desenvolvedor da Rockstar Obbe Vermeij tem duas histórias interessantes para você.

Foi uma época completamente diferente

“Os lançamentos de jogos eram diferentes naquela época”, escreve ele em um de seus dois posts. Demorou seis semanas para que os DVDs fossem produzidos, embalados e entregues. Ainda não havia patches pela Internet ou vendas digitais.

Havia apenas alguns trailers disponíveis na internet na época, e é por isso que as pessoas sabiam relativamente pouco sobre o jogo quando ele foi lançado. As coisas são completamente diferentes hoje, onde muitas informações são publicadas através de vários canais antes de serem publicadas. Vazamentos e spoilers não são mais incomuns.

Para os principais títulos, as lojas abriam à meia-noite para que as encomendas pudessem ser retiradas. Mais tarde, Vermeij descobriu que os editores tinham que pagar por isso. Ele próprio foi à maior loja perto do escritório da Rockstar North, que fica em Edimburgo, no dia do lançamento. Mesmo chovendo levemente, o desenvolvedor viu uma fila enorme se estendendo por toda a loja e até a rua.

“Foi impressionante ver como as pessoas estavam entusiasmadas quando voltaram para casa para jogar a noite toda.”

– Descreve Obbe Vermeij

Originalmente, 3 mapas separados foram planejados para GTA San Andreas

A segunda história refere-se às cidades mencionadas no início. O plano era, na verdade, colocar as três cidades (Los Santos, San Fierro e Las Venturas) em mapas separados. O jogador deveria ser capaz de viajar de cidade em cidade de trem e avião. A equipe teria decidido a mesma abordagem de “GTA 1” e “GTA 2”, que também contém três cidades separadas.

Vermeij fornece a razão para este método: 

"O espaço de armazenamento no PS2 era muito limitado e, com mapas separados, os modelos dos horizontes das outras cidades não teriam que estar na memória."

Isso teria facilitado a oferta de diferentes modelos de veículos, tipos de clima e similares para cada cidade.

No entanto, na reunião final, os desenvolvedores ainda decidiram colocar todos os três mapas em um único mapa. Conteúdo específico para cada cidade ainda poderia ser implementado.

O lançamento do PS2 foi apenas o começo: ao longo dos anos, a Rockstar Games lançou GTA San Andreas para uma variedade de plataformas. Isso inclui PC, consoles Xbox, PS3, PS4. A última nova edição faz parte de Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition, uma versão remasterizada de GTA 3, GTA Vice City e GTA San Andreas.