PS5 Pro: upscaling PSSR supera significativamente FSR 3.1

PS5 Pro: upscaling PSSR supera significativamente FSR 3.1

O PS5 Pro, que será lançado em novembro, vem com um recurso de upscaling chamado PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution). Esta tecnologia deverá, em última análise, exibir jogos com maior qualidade de imagem e, por último mas não menos importante, beneficiar a taxa de quadros.

Em uma análise da Digital Foundry, o desempenho do PSSR é comparado com o FSR 3.1.

Exibição aprimorada de objetos em movimento

A comparação entre PSSR e FSR mostra diferenças claras, que são particularmente perceptíveis nas representações de movimento e efeitos de partículas. Embora o FSR frequentemente atinja seus limites em cenas dinâmicas, o PSSR mantém a estabilidade da imagem e reduz artefatos incômodos mesmo com movimentos rápidos.

Um dos principais problemas do FSR é o chamado “disclosure fizzle”, no qual objetos em movimento, como personagens e seus arredores, “fracassam” em cenas rápidas, ou seja, aparecem desfocados e angulares.

Em Ratchet & Clank, esses artefatos são particularmente perceptíveis, como observa a Digital Foundry: Em velocidade máxima e em comparação direta, a solução PSSR parece mais estável e natural e tem menos artefatos em torno de Ratchet. Mesmo em gravações em câmera lenta, o PSSR mostra uma suavização de bordas mais uniforme, o que reduz visivelmente a efervescência.

Graças à representação estável, os objetos em movimento beneficiam particularmente da tecnologia PSSR, que os diferencia dos processos de aumento de escala anteriores. É provável que isto seja ainda mais perceptível em resoluções mais baixas, onde o FSR anteriormente tinha um desempenho mais fraco.

Representação clara de partículas e hologramas

Outro ponto fraco do FSR são os efeitos de partículas, que muitas vezes parecem fantasmagóricos ou tremeluzentes. O PSSR reconstrói melhor as partículas, dando-lhes uma forma consistente que permanece estável durante o movimento. Isso significa que partículas como confetes ou efeitos de armas parecem fiéis ao original e estáveis, sem os irritantes erros de exibição do FSR.

O PSSR também ganha pontos com hologramas: objetos transparentes, como hologramas, que geralmente são exibidos desfocados e sem bordas nítidas com o FSR, parecem mais nítidos e melhor resolvidos com o PSSR. Esse recurso também melhora a exibição de outros elementos gráficos, como a grama, que muitas vezes aparece desnecessariamente desfocada no FSR.

Outro ponto de crítica ao FSR é a instabilidade ao exibir reflexos em superfícies brilhantes. Os raios solares e os reflexos de luz nos edifícios tendem a piscar na imagem, o que não ocorre desta forma com o PSSR.

No final das contas, o PSSR ainda não chega perto do Nvidia DLSS 3.7, como uma análise anterior deixou claro.

O PS5 Pro estará disponível nas lojas a partir de 7 de novembro de 2024 por R$ 6999,00.

Veja o vídeo da Digital Foundry