Guia de Platina e Colecionáveis – SpongeBob SquarePants: Titans of the Tide
Tempo estimado: 20–25 horas
Dificuldade: 2/10
Troféus perdíveis: 0 (tudo pode ser feito após zerar o game)
SpongeBob SquarePants: Titans of the Tide é uma aventura leve, divertida e extremamente tranquila para quem busca uma platina rápida. Com foco em exploração, coleta de itens e pequenas missões, nenhum troféu é perdível e praticamente tudo pode ser revisitado com fast travel após terminar a campanha.
A platina exige completar os níveis, comprar todos os itens da loja, concluir desafios do Plankton, coletar todas as águas-vivas, baús e TVs, além de realizar algumas ações simples de combate e exploração. Abaixo está o roadmap completo para otimizar seu tempo.
ROADMAP DA PLATINA
Etapa 1 – Zerar a Campanha
A maior parte dos troféus desbloqueia naturalmente. Aproveite para:
- Atingir NPCs sempre que puder (troféu “Agente do Caos”).
- Quebrar caixas e barris em todas as fases (troféu “Tanta Destruição”).
- Economizar pelo menos 10.000 moedas para itens da loja.
- Coletar águas-vivas, baús e side quests durante o caminho.
Etapa 2 – Coletáveis Pós-Jogo
Depois de terminar a história, use o mapa para viajar rapidamente e completar:
- 130 Baús – necessários para o troféu “Acumulador”.
- 100 Águas-Vivas – troféu “SEGURA FIRME!”.
- 10 TVs – fundamentais para o troféu “A SABEDORIA”.
Etapa 3 – Loja
Compre tudo que estiver disponível na loja: roupas, filtros, displays e peças de vida. Isso garante:
- “Moda no Capricho” – todas as roupas.
- “Todo Maximizadinho!” – todos os upgrades de vida.
- “Faça o Sr. Siriguejo Rico” – todos os itens da loja.
Etapa 4 – Limpeza Final
Complete o que estiver faltando:
- 999 pontos no minigame de hambúrguer.
- Viajar 2000m no Ghostboard.
- Derrubar 20 fantasmas na gosma.
- Derrotar Boomer Ghosts usando apenas as bolas de canhão deles.
- Tirar 1 foto no Photo Mode.
GUIA DE TROFÉUS
Platina – “Eu Fiz TUDO!”
Conquiste todos os troféus do jogo.
Troféus de Bronze
- Melhores Amigos Para Sempre – Libera troca de personagens após o prólogo.
- Férias Acabaram – Complete três side quests: Lixo, Natureza Morta e Ingresso.
- Truques Sofisticados – Conclua as side quests de Gary e Squilliam.
- Da Masmorra ao Rolezinho – Ajude Karen e Tom (Spot e Chocolate).
- Pegue Se For Capaz! – Derrote 5 Boomer Ghosts devolvendo apenas bolas de canhão.
- Continue Cavando – Resgate cidadãos soterrados em duas regiões.
- SEGURA FIRME! – Capture 100 águas-vivas.
- Woooohooo! – Viaje 2000m no Ghostboard.
- Agente do Caos – Acerte 100 NPCs.
- “Eles não me chamam de Cheeks à toa!” – Recupere as roupas de Sandy.
- CHEEEEEZE! – Tire uma foto no Photo Mode.
Troféus de Prata
- Nem Tudo Que Reluz É Ouro – Derrote Dutchman’s Chest.
- Brilhante, Musculoso e Mortal – Derrote a Estátua de Netuno.
- Sobrevivência dos Idiotas – Derrote Sandy Hibernada.
- “Só um mestre cuca digno…” – Pegue a Espátula Dourada.
- Meias e Caudas – Derrote Rei Netuno e o Holandês Voador.
- Moda no Capricho – Compre todas as roupas.
Troféus de Ouro
- Chef’s Kiss – Faça 999 pontos no minigame de hambúrguer.
- Todo Maximizadinho! – Compre todas as 16 Peças de Cueca.
- Faça o Sr. Siriguejo Rico – Adquira todos os itens da loja.
- Acumulador – Abra os 130 baús.
- Fez Tudo Mesmo – Complete os desafios do Plankton.
- A SABEDORIA – Encontre todas as 10 TVs e abra o Santuário Secreto.
- A Corrida Mais Perfeita do Mundo – Conclua todas as corridas.
TODAS AS TVS – LOCALIZAÇÃO COMPLETA
As TVs são coletáveis essenciais em SpongeBob SquarePants: Titans of the Tide, pois desbloqueiam o Santuário Secreto em Neptune’s Palace, necessário para o troféu “A SABEDORIA”. São 10 TVs ao total, distribuídas entre os 5 níveis principais.
ILHA DO PEIXINHO DOURADO – TV 1 e TV 2
📺 TV #1 — Pequena ilha à esquerda da praia inicial
Logo no começo da fase, entre na água atrás da Sra. Puff e siga pela parede direita para chegar a uma pequena ilha onde está a TV.
📺 TV #2 — Área da cachoeira “desligada”
Procure um interruptor escondido no terceiro caminho à esquerda na área onde é possível abaixar o nível da água. Ative-o para abrir um portão próximo da cachoeira desativada e siga o fluxo até encontrar a TV.
PALACIO DE NETUNO – TV 3 e TV 4
📺 TV #3 — Quadro secreto no salão principal
Após abaixar o grande lampião e deixá-lo verde, use o trampolim para retornar ao caminho de entrada. Ative o interruptor na parede com uma bolha para abrir um quadro escondido contendo a TV.
📺 TV #4 — Caminho do ventilador gigante
Com o lampião verde, siga pela porta esquerda e depois a primeira à direita. Use Patrick para subir na plataforma atrás de você e entre no buraco verde que leva à sala do ventilador. Avance pelas salas até ativar um interruptor que abre um quadro no corredor principal. Retorne e siga pelo novo caminho até a TV.
CIDADE DE ATLANTIDA – TV 5 e TV 6
📺 TV #5 — Após criar o balão
No início da fase, após materializar o balão jogando um lampião no alvo, caia sobre o lampião e carregue-o. A próxima sala possui uma abertura à esquerda acessível apenas segurando o lampião. A TV está ali.
📺 TV #6 — Parede quebrável no trecho final
Durante a parte em que você desliza com o pedregulho, observe uma parede rachada à direita. Bata nela enquanto desliza para revelar a TV.
CAMPO DE AGUAS VIVAS – TV 7 e TV 8
📺 TV #7 — Entrada da mina
Na subida inicial da montanha, entre na mina à esquerda. Use o carrinho explosivo para abrir caminho, suba até a área superior e use o lampião para revelar a sala onde está a TV.
📺 TV #8 — Puzzle dos 4 trilhos
No puzzle com quatro interruptores e dois carrinhos, abra primeiro a porta esquerda para retirar o carrinho escondido. Coloque ambos os carrinhos nos dois interruptores da direita para liberar a porta final onde está a TV.
FENDA DO BIKINI – TV 9 e TV 10
📺 TV #9 — Casa de Abacaxi destruída
Após o primeiro slide, entre na casa destruída. Pegue o lampião no topo com Patrick, desça e atravesse a porta especial com o lampião para encontrar a TV ao lado da banheira.
📺 TV #10 — Ilha com as três casas
Quando chegar à ilha com as casas do Bob, Patrick e Lula Molusco, vá atrás da casa de pedra. Ative o interruptor escondido para revelar a TV logo abaixo dela.
APÓS COLETAR TODAS AS TVS
Com as 10 TVs coletadas, retorne ao Neptune’s Palace. A grande porta associada à TV #4 agora estará aberta. No interior, você encontrará a recompensa secreta e desbloqueará o troféu “A SABEDORIA”.
COLETÁVEIS – TODOS OS BAÚS (130 NO TOTAL)
Para conquistar o troféu “Acumulador”, você precisa abrir todos os 130 baús espalhados pelas áreas do jogo: Hambúrguer Flutuante (Hub), Ilha do Peixinho Dourado, Campos das Águas-Vivas, Cidade de Atlântida, Palácio de Netuno e Fenda do Biquíni. Nenhum baú é perdível, já que você pode revisitar qualquer fase pelo mapa a qualquer momento.
Hambúrguer Flutuante – 10 baús (Hub)
Baú 1 – Mesas sujas do deck central
No andar principal do Hambúrguer Flutuante, acerte todas as mesas sujas nas laterais da área central até limpá-las. Quando todas estiverem limpas, o baú aparece.
Baú 2 – Beliches no poço central
No buraco central do Hub, use o trampolim para subir e, na descida, plane até a área com beliches no meio do poço. O baú está ali.
Baú 3 – Telhado da área de observação
Após concluir a Ilha do Peixinho Dourado, fale com a Sandy para ativar o ventilador central. Use-o para subir à parte superior do Hambúrguer Flutuante e saia pela porta de observação. Plane até o telhado de metal à frente para pegar o baú.
Baú 4 – Bola e aro na caixa de areia
Compre na loja a Bola de Praia (desbloqueada em um baú da Ilha do Peixinho Dourado) e o Aro de Bola. Eles aparecem na caixa de areia do deck principal. Arremesse a bola através do aro para fazer o baú surgir.
Baú 5 – Caixas com alvo no poço central
Pegue uma caixa à esquerda da “cozinha” e jogue-a pelo buraco central. Lá embaixo, coloque a caixa sobre as caixas com o alvo no topo para fazer o baú aparecer.
Baú 6 – Desafios do Plankton (níveis 1–4)
Na sala do motor, complete os quatro primeiros níveis dos desafios do Plankton. Ao finalizar esse conjunto, você recebe o baú.
Baú 7 – 300 pontos no minigame de hambúrguer
Na cozinha da área central, jogue o minigame de hambúrguer e alcance 300 pontos. Ao bater essa pontuação, o baú é liberado.
Baú 8 – Missão “Pegue 100 Águas-Vivas”
Fale com o NPC com a rede perto da loja para iniciar a missão de pegar 100 águas-vivas (liberada após concluir a Ilha do Peixinho Dourado). Ao finalizar a missão, você ganha o baú.
Baú 9 – Missão “Corrida do Escritório”
Conclua a missão “Corrida do Escritório” na área principal do Hambúrguer Flutuante (disponível após terminar a Cidade de Atlântida) para receber o baú.
Baú 10 – Missão “Encontre as Roupas da Sandy”
Depois de defender o Hambúrguer Flutuante de um ataque de fantasmas ao terminar os Campos das Águas-Vivas, fale com Sandy para iniciar a missão das roupas. Ao concluir, você recebe o baú.
ILHA DO PEIXINHO DOURADO – 35 BAÚS
Baú 1 – Debaixo do píer inicial
Logo no começo da fase, desça para a área sob o píer e pegue o baú embaixo da estrutura.
Baú 2 – Debaixo da rede do Tesouro da Goldie
Use Patrick para passar por baixo da rede sob o restaurante Tesouro da Goldie e colete todas as moedas. Ao completar o círculo, o baú aparece.
Baú 3 – Mesas do restaurante
Acerte as mesas sujas do Tesouro da Goldie até limpá-las completamente para fazer o baú surgir.
Baú 4 – Guarda-sóis da praia
Na praia à esquerda do restaurante, pule em todos os cinco guarda-sóis. Após o último salto, o baú aparece.
Baú 5 – Alvo na boia de salvamento
Na mesma praia, pegue a bola na areia e acerte o alvo acima da boia de salvamento presa na rocha no mar para liberar o baú.
Baú 6 – Barco puxado pelo Patrick
Depois de desbloquear a habilidade do Patrick de puxar barcos na selva, volte ao início da fase e puxe o barco perto do píer. Isso permite acessar o baú.
Baú 7 – Plataforma com barris
À esquerda do barco destruído, perto do farol, destrua todos os barris em volta de uma pequena plataforma de madeira para fazer o baú aparecer.
Baú 8 – Plataforma sob o farol
Debaixo do farol há uma plataforma com o baú. Alcance-a chutando o balão dourado ou caindo de cima do farol e planando até lá.
Baú 9 – Plataforma entre farol e restaurante
Entre o farol e o Tesouro da Goldie, há uma plataforma intermediária. Plane a partir do farol para alcançar o baú.
Baú 10 – NPC preso na areia
À direita do restaurante, use Patrick para cavar e libertar o NPC preso na areia. Ao resgatá-lo, o baú aparece.
Baú 11 – Lateral da rocha ao lado do restaurante
Ainda à direita do Tesouro da Goldie, procure na lateral da grande rocha por uma saliência com o baú.
Baú 12 – Cabeça de pedra no corpo
Use Patrick para pegar a cabeça de pedra e arremessá-la no corpo de pedra logo abaixo da rocha à direita do restaurante. Ao completar a estátua, você recebe o baú.
Baú 13 – Telhado do Tesouro da Goldie
Siga o caminho rumo à selva até encontrar uma rota que permita subir ao telhado do restaurante. O baú está em cima do prédio.
Baú 14 – Plataforma oposta à entrada da selva
Na entrada da selva, vire-se de costas para a trilha e vá até o fim da plataforma oposta. O baú está ali.
Baú 15 – Plataforma circular da selva
Dentro da selva, após usar o gancho do Patrick para estender uma plataforma e chegar a uma área circular com dois NPCs, cave e colete o círculo de moedas para gerar o baú.
Baú 16 – Atrás das rochas explodidas
Perto do baú anterior, derrube um barril e use-o para explodir as rochas que bloqueiam a passagem. O baú está logo depois.
Baú 17 – Torres de rocha antes da planta carnívora
Na selva, depois de usar o balão para chegar a uma plataforma de madeira, olhe à esquerda antes da planta carnívora. Pule nas torres de pedra para alcançar o baú.
Baú 18 – Borda da cachoeira com Sr. Siriguejo
No topo da cachoeira onde você encontra o Sr. Siriguejo, siga pela direita até a borda onde o baú está.
Baú 19 – Balões vermelhos no rio da caverna
Na área do rio dentro da caverna, use os balões vermelhos à esquerda para alcançar uma plataforma elevada com o baú.
Baú 20 – Plataformas após a primeira rampa de madeira
Ainda no rio, após a primeira rampa de madeira, suba pelas plataformas à direita até o fim do trajeto para achar o baú.
Baú 21 – Rampa lateral com anel de impulso
Depois da rampa de madeira, em vez de entrar no túnel, use a rampa com o anel de impulso à direita para chegar a uma plataforma com o baú.
Baú 22 – Portão acima da área da cachoeira desligada
Na área onde você desliga a cachoeira, use a plataforma flutuante para pular por cima do portão à esquerda e encontrar o baú do outro lado.
Baú 23 – Plataforma abaixo após a cachoeira
Logo depois de passar pela cachoeira desligada, antes de usar o ventilador para planar, olhe para baixo e desça até a plataforma com o baú.
Baú 24 – Área dos túmulos
Na região dos túmulos após a cachoeira desligada, procure perto da estátua com o número 1 para encontrar o baú.
Baú 25 – Caminho lateral após baixar a água
Na área com vários caminhos e um dispositivo para abaixar a água, coloque a caixa no interruptor com Patrick. Depois, use o chute aéreo do Bob Esponja pelo caminho à esquerda do interruptor para alcançar o baú no fim da trilha.
Baú 26 – Embaixo da plataforma central
Com a água baixa nessa mesma área, vá até a parte inferior da plataforma central para pegar o baú.
Baú 27 – Recompensa por derrotar o Baú do Holandês Voador
Ao derrotar o chefe Baú do Holandês Voador no fim da fase, você recebe esse baú automaticamente.
Baú 28 – Ilha com NPCs e moedas enterradas
Na área de mar aberto após o chefe, procure uma pequena ilha à esquerda com NPCs. Cave e colete as moedas enterradas com Patrick para fazer o baú aparecer.
Baú 29 – Missão “Recolher o Lixo”
Fale com a Sra. Puff na praia à esquerda do Tesouro da Goldie para iniciar a missão de recolher lixo. Ao completar, você ganha o baú.
Baú 30 – Missão “Corrida do Resort”
Começa sob a parte esquerda do restaurante. Vença a Corrida do Resort para garantir o baú.
Baú 31 – Missão “Arrumar a Natureza Morta”
Converse com o Lula Molusco do outro lado da rocha à direita do restaurante para iniciar a missão de arrumar a natureza morta. Ao terminar, você recebe o baú.
Baú 32 – Missão “Encontre o Ingresso”
Fale com Fred perto do início da área da selva, abaixo da plataforma onde você desenterrou moedas para outro baú. Conclua a missão para ganhar o baú.
Baú 33 – Missão “1ª Corrida de Escorregador”
Depois de desligar a cachoeira, suba para a área acima do Tesouro da Goldie, perto do atalho vindo da selva. Fale com o NPC que inicia a 1ª Corrida de Escorregador e vença para pegar o baú.
Baú 34 – Missão “Corrida da Selva”
Após derrotar o chefe principal da fase, volte ao topo da cachoeira desligada e fale com o NPC que inicia a Corrida da Selva. Vencer rende o baú.
Baú 35 – Missão “2ª Corrida de Escorregador”
Na área de mar aberto após o chefe Baú do Holandês Voador, fale com o NPC em um barco para iniciar a 2ª Corrida de Escorregador. Ao vencer, você recebe o último baú da Ilha do Peixinho Dourado.
PALÁCIO DE NETUNO – 25 BAÚS
Baú 1 – Portão à direita após as plantas carnívoras
Depois de atravessar as primeiras plantas carnívoras, olhe para um portão à direita. Use Patrick para cavar e coletar todas as moedas do local, fazendo o baú aparecer.
Baú 2 – Caminho abaixo do portão
Pule para a esquerda do portão onde estava o baú 1 e siga o caminho contornando a estrutura até achar o baú.
Baú 3 – Atrás das escadas da primeira ponte verde
Perto da primeira ponte verde, procure atrás das escadas à esquerda. O baú fica escondido ali.
Baú 4 – Moedas enterradas perto do baú 3
Próximo ao baú 3, cave com Patrick em um ponto de areia e colete as moedas para fazer surgir outro baú.
Baú 5 – Jardim após encontrar Gary
Na área do jardim após encontrar Gary e enfrentar o primeiro grupo de fantasmas, use Patrick para subir a um penhasco com o baú.
Baú 6 – Torre circular, parede azul transparente
Na construção circular depois dos primeiros fantasmas, você sobe até o topo, acerta um frasco para deixá-lo verde e gerar um balão. Antes de usar o balão, desça um andar e atravesse a parede azul, agora transparente, para encontrar o baú.
Baú 7 – Sala do primeiro chefe
Na sala onde você enfrenta o primeiro chefe e pega o lançador de bolhas, o baú está no próprio local da luta.
Baú 8 – Trampolim no corredor com ventiladores
De volta ao salão principal, use o lançador de bolhas para abrir a grande porta. No corredor seguinte, depois do primeiro ventilador que você desliga, use o trampolim à esquerda para alcançar o baú.
Baú 9 – Parede destruída na cozinha
Na sequência, use um barril explosivo para abrir a parede que leva à cozinha. Pegue o barril novamente e destrua a parede à direita do ventilador controlado por bolha. O baú está nessa nova área.
Baú 10 – Sob o ventilador gigante
Na sala com o ventilador gigante e uma porta de três interruptores, pare o ventilador com uma bolha, desça e cave/pegue as moedas da área inferior para fazer o baú aparecer.
Baú 11 – Parte superior do ventilador gigante
Na mesma sala, religue o ventilador e use o vento para subir à plataforma superior, onde há outro baú.
Baú 12 – Topo da sala das caldeiras
No topo da sala com as caldeiras, vire-se e use o trampolim para chegar a uma plataforma acima com o baú.
Baú 13 – Varanda acima do salão principal
Após ativar o grande lampião no salão principal e deixá-lo verde, use o trampolim perto da entrada para subir à varanda superior. O baú fica nessa sacada.
Baú 14 – Corredor antes da sala de ouro
No caminho para o quarto real, você passará por um corredor que leva a uma sala cheia de ouro. Antes de entrar, olhe para trás no corredor anterior para achar o baú.
Baú 15 – Sala cheia de ouro
Dentro da sala repleta de ouro, o baú está entre os montes de tesouros.
Baú 16 – Outro baú na sala de ouro
Explore outro canto da mesma sala para encontrar mais um baú.
Baú 17 – Terceiro baú na sala de ouro
Continue explorando todos os cantos da sala dourada para achar um terceiro baú.
Baú 18 – Canto final da sala de ouro
No último canto da sala cheia de ouro há mais um baú, totalizando quatro nessa área.
Baú 19 – Atrás da cama no quarto real
No quarto real, circule por trás da cama para encontrar o baú.
Baú 20 – Baú de história no quarto real
Outro baú do quarto real é obtido automaticamente conforme o progresso da história.
Baú 21 – Missão “Encontre os Petiscos de Caracol”
Fale com Gary perto da entrada principal do palácio, à direita, antes dos jardins. Complete a missão “Encontre os Petiscos de Caracol” para obter o baú.
Baú 22 – Missão “Algo Especial para Squilliam”
Após derrotar o chefe Wiggy, fale com Squilliam no salão principal, conclua a missão “Algo Especial para o Squilliam” e receba o baú.
Baú 23 – Missão “3ª Corrida de Escorregador”
Disponível no salão principal depois de ativar o grande lampião. Vença a 3ª Corrida de Escorregador para ganhar o baú.
Baú 24 – Missão “Corrida do Jardim”
Com o lampião verde, use o trampolim no salão principal para subir à área superior e fale com o NPC que inicia a Corrida do Jardim. Vencer garante o baú.
Baú 25 – Porta das 10 TVs
Após encontrar todas as 10 TVs do jogo, volte ao Palácio de Netuno e entre pela grande porta que se abre no salão. Lá dentro, além da recompensa secreta, você recebe este baú.
CIDADE DE ATLÂNTIDA – 25 BAÚS
Baú 1 – Pilar da sala inicial
Na primeira sala da fase, suba até o topo do pilar central para pegar o baú.
Baú 2 – Portão azul na segunda sala
Na segunda sala, pegue o lampião, deixe-o verde e atravesse o portão azul. O baú está do lado de dentro.
Baú 3 – Quarto destruído acima do portão
Após passar por um portão rastejando com Patrick, suba até o quarto destruído acima, pegue o lampião da parte de baixo, deixe-o verde e revele um baú em uma pequena sala na parede.
Baú 4 – Parede quebrada à direita
Depois de passar por outro portão com Patrick, suba pela parede quebrada à direita e use o lampião para abrir o caminho até o baú.
Baú 5 – Alvo ao lado dos aros de salto
Antes da sequência de aros elásticos, pegue o lampião, deixe-o verde e, à esquerda do primeiro aro, acerte o alvo para abrir a rota com o baú.
Baú 6 – Após o primeiro grupo de fantasmas
Depois da sala onde você enfrenta o primeiro grupo de fantasmas, o baú aparece em um caminho logo à frente, em área visível.
Baú 7 – Sala após o piso que some
Após a parte em que um lampião faz o chão sumir e voltar enquanto você enfrenta fantasmas, entre na sala seguinte e procure o baú à direita, junto de alguns NPCs fantasmas.
Baú 8 – Colunas à esquerda
Na sala seguinte, acerte o lampião para ativar colunas. Use-as para subir à esquerda e alcançar outro lampião, que abre o portão para o baú.
Baú 9 – Caminho à direita e lampião temporizado
Ainda nessa área, vá para a direita, atravesse o portão com o lampião e, na sala adiante, use um lampião temporizado para subir até o baú.
Baú 10 – Dentro da gaiola da Kassandra
Na área onde Kassandra está presa, há um baú dentro da própria gaiola.
Baú 11 – Portão atrás da gaiola da Kassandra
Na mesma sala, use o lampião para atravessar um portão e pegar o baú que está atrás.
Baú 12 – Missão “Encontre Chocolate”
Complete a missão “Encontre Chocolate” na região em que você liberta Kassandra para obter o baú.
Baú 13 – Base do escorregador após salvar Kassandra
Ao final do escorregador logo depois de salvar Kassandra, pegue o baú em posição de destaque.
Baú 14 – Sala que enche com água tóxica
Enquanto sobe pela sala que enche com água tóxica, haverá um baú em um dos patamares intermediários, fácil de ver.
Baú 15 – Saída da sala com água tóxica
Ao ser lançado para fora dessa sala, vire-se e olhe para trás para encontrar um baú em uma plataforma alta.
Baú 16 – 4ª Corrida de Escorregador
Ainda nessa região, fale com o NPC que inicia a 4ª Corrida de Escorregador. Vença para ganhar o baú.
Baú 17 – Plataforma abaixo após as catacumbas
Depois de sair das catacumbas, antes de pular no primeiro pilar, olhe para baixo e desça na plataforma com o baú.
Baú 18 – Plataforma à esquerda após a água-viva gigante
Depois de enfrentar a grande água-viva fantasma, procure uma plataforma à esquerda da arena com o baú.
Baú 19 – Plataforma de madeira lateral
Na parte com várias plataformas de madeira e uma água-viva tentando sugar você, antes de ir para o pilar final, salte para uma plataforma à direita, use a mola para subir ao topo do muro e pegar o baú.
Baú 20 – Atrás do letreiro de neon
Após essa sequência, há um grande letreiro de neon. O baú está escondido atrás dele.
Baú 21 – Parede quebrável na área do pedregulho
Na área em que você anda com o pedregulho quebrando pesos, use a pedra para destruir também uma parede rachada lateral. O baú fica dentro.
Baú 22 – Arena após a segunda sequência de pesos
Depois de quebrar mais dois pesos e descer outro escorregador, você encontra Kassandra novamente e enfrenta dois grandes fantasmas. O baú está à direita da arena.
Baú 23 – Missão “Encontre o Spot”
Após seguir um lampião até um letreiro de hambúrguer, antes de pegar o pedregulho seguinte, chute os letreiros à esquerda para subir nos telhados e achar Spot. Completar a missão “Encontre o Spot”
Baú 23 – Missão “Encontre o Spot”
Após seguir um lampião subindo plataformas até um letreiro de hambúrguer, antes de pegar o pedregulho seguinte, chute as placas à esquerda para subir nos telhados e encontrar o Spot. Completar a missão “Encontre o Spot” rende o baú.
Baú 24 – Recompensa pela Estátua de Netuno
Ao derrotar a Estátua de Netuno no fim da fase, você ganha esse baú automaticamente.
Baú 25 – Corrida do Pedregulho
Depois do chefe, volte à área via Poseidome, fale com o NPC em frente à arena e vença a Corrida do Pedregulho para obter o último baú da Cidade de Atlântida.
CAMPOS DAS ÁGUAS-VIVAS – 25 BAÚS
Baú 1 – Rocha grande no fundo da área inicial
Na primeira área aberta, vá até o canto do fundo à esquerda e use os buracos na parede do lado esquerdo para subir pelas plataformas até o topo da grande formação de rocha, onde está o baú.
Baú 2 – Duas faces de pedra no canto esquerdo
Ainda na área inicial, no canto esquerdo mais distante, coloque duas faces de pedra em seus encaixes. Uma está perto de uma rocha à direita (olhando em direção ao início) e a outra fica embaixo da rocha onde estava o baú 1. Posicione as duas para fazer o baú aparecer.
Baú 3 – Caixas flutuantes no lado esquerdo
Na parte esquerda do campo aberto inicial, destrua todas as caixas flutuantes ao redor da rocha para liberar o baú.
Baú 4 – Espiral de moedas à direita
No lado direito da primeira área, você verá moedas no chão formando uma espiral. Colete todas para fazer o baú aparecer.
Baú 5 – Grupo de fantasmas na direita
Ainda na mesma área inicial, derrote o grupo de fantasmas que aparece no lado direito do campo para receber o baú.
Baú 6 – Caverna das faces de pedra
No extremo direito da área inicial, use plataformas e um balão para chegar a um portão superior e passe por baixo dele com Patrick. Dentro da caverna, você precisa posicionar duas faces de pedra: uma está numa rocha que desaparece quando você muda a cor do lampião, e a outra exige posicionar o lampião perto do portão superior para acessar a área externa. Ao colocar as duas, o baú aparece.
Baú 7 – Debaixo das plataformas verdes
Na área seguinte após o campo aberto, sob as primeiras plataformas verdes transparentes, acerte o lampião para revelar o baú.
Baú 8 – Atrás da cachoeira congelada
Já na subida da montanha, em uma área com fantasmas e uma água-viva inimiga, procure a cachoeira congelada. O baú está oculto atrás dela.
Baú 9 – Plataforma com balão amarelo
Continue subindo a montanha até encontrar um ventilador que você precisa parar com bolha e um trampolim logo atrás. Use o trampolim para pular até a plataforma à direita, próxima ao balão amarelo, onde está o baú.
Baú 10 – Plataforma após mudar a cor do lampião
Depois do baú 9, você enfrentará mais fantasmas e chegará a uma bifurcação, onde a única opção inicial é ir pela direita. Após algumas plataformas, mude a cor do lampião e siga pelas plataformas à direita até o fim para pegar o baú.
Baú 11 – Interruptor revelado à direita
Logo após o baú 10, ao pé da montanha, pegue o lampião e vá para a direita para revelar um interruptor. Ative-o para abrir o acesso ao baú.
Baú 12 – Topo da subida com Patrick
Continue subindo pela trilha após o baú 11, usando o Patrick para carregar o lampião em alguns trechos. No topo, olhe para a esquerda para encontrar o baú.
Baú 13 – Entrada das minas
Depois do baú 12, use o pedregulho no alto da montanha para entrar na área das minas. Assim que cair na nova região, vire-se: o baú está logo atrás de você.
Baú 14 – Plataformas acima da área inicial das minas
Na mesma área das minas, suba no pedregulho e use-o para alcançar plataformas à esquerda. Depois, utilize Patrick para chegar ao baú. Na primeira visita à fase não é possível pegá-lo; volte depois.
Baú 15 – Caminho esquerdo na sala de lava
A partir do baú 14, siga para a sala com lava e três interruptores que você ativa com Bob Esponja na primeira visita. Pegue o caminho da esquerda e use Patrick para estender uma plataforma. Suba nela e siga até o fim para encontrar o baú.
Baú 16 – Caminho direito na sala de lava
Na mesma sala de lava, vá pelo lado direito e novamente use Patrick para estender uma plataforma ao final do trecho. Suba e pegue o baú.
Baú 17 – Painel derrubado com pedregulho
Ainda no lado direito da área de lava, use o pedregulho para percorrer o caminho até o final e derrubar um painel. Isso revela o baú.
Baú 18 – Plataformas de rocha com estalactite
Continue pela área de lava até ver a porta que leva de volta ao exterior. Antes de sair, pegue o caminho à direita até chegar a algumas plataformas redondas de rocha. Espere uma estalactite cair sobre a plataforma inferior para poder subir até o baú lá em cima.
Baú 19 – Portão baixo para Patrick
Na mesma área das plataformas com estalactite, procure um portão baixo. Passe por baixo dele com Patrick para encontrar o baú do outro lado.
Baú 20 – Atrás da água-viva com rajada de vento
Ao sair das minas e atravessar algumas plataformas, você chega a uma área com uma rajada de vento tentando te derrubar e uma água-viva fantasma. O baú está posicionado atrás dessa água-viva.
Baú 21 – Caminho gelado estreito com âncoras
Subindo a montanha mais adiante, procure um caminho estreito de gelo à direita com âncoras balançando. Siga por ele até o outro lado para encontrar o baú.
Baú 22 – Topo da seção 2D
Depois de resolver um pequeno puzzle com um carrinho de mina, você subirá uma parte da montanha em 2D. No topo, olhe à esquerda para ver o baú.
Baú 23 – Recompensa do chefe
Derrote o chefe no final dos Campos das Águas-Vivas para receber este baú automaticamente.
Baú 24 – Corrida da Campina
Conclua a corrida “Corrida da Campina”, iniciada com o NPC no extremo direito da primeira área aberta, para ganhar o baú.
Baú 25 – Corrida da Montanha
Ao sair da área aberta do início e subir por algumas plataformas, você verá um NPC em destaque que inicia a “Corrida da Montanha”. Ele só aparece após derrotar o chefe da fase. Vencer a corrida rende o último baú dos Campos das Águas-Vivas.
FENDA DO BIQUÍNI – 10 BAÚS
Baú 1 – 5ª Corrida de Escorregador
No começo da fase, após terminar o nível pela primeira vez, você libera a 5ª Corrida de Escorregador. Fale com o NPC no início e vença a prova para obter o baú.
Baú 2 – Casa de abacaxi após o primeiro slide
Depois do primeiro slide, você entra em uma casa de abacaxi destruída. Suba à parte superior externa para pegar o lampião, volte para dentro da casa, mude a cor do lampião para atravessar a porta especial e suba até o último andar, onde está o baú.
Baú 3 – 6ª Corrida de Escorregador
Logo após sair pelo segundo portal da fase (depois da casa de abacaxi), há outro NPC que libera a 6ª Corrida de Escorregador. Ela só fica disponível depois de concluir a fase uma vez. Vencer a corrida rende o baú.
Baú 4 – Cabeça de pedra na ilha flutuante
Após o baú 3, você chega a uma ilha flutuante com uma casa de abacaxi, uma casa em forma de cabeça de pedra e a casa de pedra do Patrick. Suba pelas plataformas à direita da casa de abacaxi para pegar a cabeça de pedra pequena, depois use o lampião para tornar a casa de pedra grande transparente e colocar a mini cabeça dentro. Isso gera plataformas extras que levam até o baú.
Baú 5 – NPCs enterrados na ilha do Balde de Lixo
Após a segunda seção de slide, você chega a uma ilha com o Balde de Lixo. Ajude os três NPCs enterrados na areia; para um deles, será necessário destruir com o lampião a parte inferior de uma plataforma com uma lâmpada em cima. Resgatando todos, o baú aparece.
Baú 6 – Contêiner azul na área “espacial”
Depois de passar por um portal que leva a uma área com visual de espaço, avance até atravessar um contêiner azul. Em seguida, vire-se, abra esse contêiner com Patrick e pegue o baú dentro.
Baú 7 – Telhado do Siri Cascudo no espaço
Na mesma área “espacial”, localize o prédio do Siri Cascudo. Dê a volta por trás, suba pelas estruturas e chegue ao telhado, onde o baú está.
Baú 8 – Geladeira após sair do Siri Cascudo
Ao sair do Siri Cascudo por um portal, você chega a outra área. Abra a geladeira e aperte o botão dentro para fazer o baú aparecer.
Baú 9 – Topo do prédio em forma de caldeira
Em seguida, procure um prédio que se parece com uma grande caldeira. Suba pelo lado esquerdo da estrutura até o topo para encontrar o baú.
Baú 10 – Interior da caldeira, atrás da barreira vermelha
Entre no mesmo prédio em formato de caldeira e procure uma barreira vermelha no lado esquerdo interno. Atrás dela está o último baú da Fenda do Biquíni.
Desde já grato a THQ Studios que me concedeu gentilmente a chave em antecipado para produção de conteúdo em meu canal do YouTube, o que possibilitou a produção deste guia.
