Ghost of Yotei: O Desafio de equilibrar mundo aberto e narrativa

Ghost of Yotei: O Desafio de equilibrar mundo aberto e narrativa

Jason Connell, diretor criativo da Sucker Punch, explica como o estúdio concilia liberdade de exploração com ritmo da história no vasto mundo de Ezo.


Ghost of Yotei mergulha os jogadores em um vasto mundo aberto que convida à exploração, mas que representou um enorme desafio para a Sucker Punch. Em entrevista recente, o diretor criativo Jason Connell revelou a filosofia por trás do design e como o estúdio buscou equilibrar a liberdade do jogador com o ritmo narrativo.

Desde o lançamento para PS5 na semana passada, a sequência de Ghost of Tsushima vem conquistando o público: liderou as vendas no Reino Unido e foi calorosamente recebida no Japão. Parte desse sucesso se deve ao mapa extenso, ambientado em Ezo — a histórica Hokkaido. Porém, segundo Connell, criar um mundo tão expansivo sem comprometer a narrativa foi um processo complexo.

Um mundo aberto mais natural e menos guiado

Para Connell, Ghost of Yotei representa uma evolução em relação ao título anterior. Em vez de saturar o mapa com pontos de interrogação ou listas de tarefas, a equipe quis dar aos jogadores “mais domínio da experiência”. O objetivo foi criar um mundo que recompensa a curiosidade e promove a sensação de descoberta.

É difícil romper com padrões da indústria ou até mesmo com os do seu próprio jogo anterior e tentar reinventar isso”, afirmou Connell ao GamesRadar.

Ainda assim, ele acredita que os novos sistemas trouxeram a inovação desejada.

Entre as novidades está um sistema de dicas que lembra os jogadores de elementos importantes — como objetivos da história ou a chance de obter uma nova arma — sem interromper a imersão. A mecânica de acampamentos e o menu da matilha de lobos também são destaques: além de apoiar a jornada no vasto mundo, ajudam a acompanhar personagens, histórias e progressos de forma fluida e envolvente.

O equilíbrio delicado entre narrativa e exploração

Segundo Connell, o maior desafio foi conciliar a narrativa com a liberdade do mundo aberto. “Às vezes, é quase impossível”, admitiu. Quando o jogador decide se afastar da trama principal para explorar ou cumprir missões secundárias, o ritmo da história pode se perder.

Para lidar com isso, a Sucker Punch adotou estratégias sutis, como mapear as rotas mais frequentadas pelos jogadores e inserir nelas uma boa variedade de atividades. Além disso, o sistema de dicas serve para relembrar a narrativa ou indicar recompensas próximas, ajudando a manter o engajamento.

No entanto, Connell ressalta que tudo isso são apenas sugestões.

“No fim das contas, a liberdade é fundamental. Se o jogador quiser seguir por outro caminho, tudo bem. Desde que esteja se divertindo, é isso que importa.”

Ghost of Yotei está disponível exclusivamente para PS5 desde 2 de outubro de 2025.

Fonte: GamesRadar