A Microsoft está avançando para transformar o Xbox Cloud Gaming, buscando superar desafios históricos de serviços de jogos na nuvem como latência, qualidade de vídeo e tempos de carregamento. Segundo informações recentes do site Windows Central, a gigante do software está testando uma nova arquitetura para seus data centers que pode redefinir a experiência de streaming para milhões de jogadores.
Servidores baseados em PC para aumentar desempenho e compatibilidade
Até agora, o Xbox Cloud Gaming operava principalmente em servidores equipados com hardware similar ao dos consoles Xbox. Porém, a Microsoft está avaliando a migração para servidores baseados em PCs tradicionais, o que oferece maior flexibilidade para atualizações e aprimoramentos. Esse movimento visa preservar a compatibilidade com toda a biblioteca atual do Xbox, graças à parceria estratégica com a AMD. A fabricante de chips está desenvolvendo processadores que mantêm suporte à arquitetura anterior dos consoles Xbox, garantindo que o vasto catálogo de jogos rode sem problemas, mesmo em hardware voltado para PCs.
Essa evolução pode permitir ao serviço de nuvem do Xbox atingir taxas de bits e resoluções mais elevadas, aproximando-se do padrão 4K já oferecido por concorrentes como o NVIDIA GeForce Now (GFN) Ultimate. A expectativa é que jogadores desfrutem de imagens mais nítidas e fluxos de dados mais estáveis, melhorando significativamente a qualidade visual durante as sessões de jogo.
Redução de latência e otimização no carregamento de jogos
Nos últimos meses, a Microsoft intensificou esforços para diminuir o tempo de resposta do streaming — um dos principais gargalos que impactam a fluidez dos jogos em nuvem. Curiosamente, a busca por menor latência pode estar relacionada a problemas de estoque dos consoles Xbox Series X|S, já que os chips utilizados são praticamente os mesmos em ambas as plataformas.
Além disso, a gigante de Redmond vem enfrentando um desafio técnico pouco comentado: a velocidade com que os jogos “instalam” nos servidores locais. Em serviços de nuvem, quando um jogo não está armazenado no nó mais próximo ao usuário, é necessário baixar arquivos pela rede para iniciar a sessão, aumentando a espera, especialmente em títulos volumosos. Para mitigar isso, a Microsoft planeja expandir a capacidade de armazenamento local nos seus data centers, reduzindo o tempo para carregar os jogos e evitando gargalos na rede. Com isso, espera-se que a experiência do usuário seja mais rápida e confiável.
Novos planos de assinatura e possibilidade de versão gratuita
Além das melhorias técnicas, a Microsoft está explorando uma reformulação nos planos de assinatura do Xbox Cloud Gaming. Fontes indicam que a empresa pode lançar opções exclusivas para a nuvem, separadas do Xbox Game Pass Ultimate, oferecendo pacotes mais acessíveis e customizados para diferentes perfis de jogadores. Ainda não está claro se esses planos serão compatíveis com plataformas concorrentes, como a NVIDIA GFN, ou se adotarão um modelo próprio, possivelmente com diferenciais no catálogo, na qualidade do streaming e em recursos adicionais.
A possibilidade de um plano gratuito suportado por anúncios e compras in-app também está sendo considerada. Essa estratégia já é utilizada por outras plataformas de jogos e visa atrair um público mais amplo, oferecendo acesso inicial sem custo, mas com monetização via publicidade. Em paralelo, um nível premium pode ser lançado, priorizando resoluções 4K, taxas de atualização superiores e benefícios exclusivos, estabelecendo uma segmentação similar ao mercado de streaming de vídeo.
Xbox Cloud Gaming no futuro do streaming de jogos
O investimento da Microsoft em infraestrutura, parcerias com fornecedores como AMD e inovação nos modelos de negócio indicam que o Xbox Cloud Gaming está prestes a evoluir para um serviço mais robusto e competitivo. Com melhorias técnicas que podem garantir menor latência e maior qualidade visual, além de planos mais flexíveis e acessíveis, a empresa busca ampliar sua fatia no mercado crescente de jogos na nuvem, que hoje é disputado por gigantes como Google Stadia, NVIDIA GeForce Now e Amazon Luna.
Para os jogadores, isso significa acesso facilitado a uma vasta biblioteca de jogos Xbox sem a necessidade de hardware potente, abrindo novas possibilidades de gameplay para PCs, smartphones e dispositivos de streaming.
Fonte: Windows Central