Hideo Kojima admite ter ideias para jogos que “ninguém compraria”

Hideo Kojima admite ter ideias para jogos que “ninguém compraria”

Hideo Kojima, renomado diretor conhecido por suas propostas inovadoras e às vezes polêmicas, revelou recentemente algumas de suas ideias mais inusitadas para jogos ainda não desenvolvidos. Apesar de Death Stranding ter gerado opiniões divididas, o criador vai além com conceitos que beiram o experimental — e ele mesmo admite que dificilmente encontrariam mercado.

Um jogo da vida inteira: do nascimento à velhice

A primeira ideia proposta por Kojima consiste em acompanhar o personagem durante toda a sua vida, desde o nascimento até a velhice avançada. Conforme o tempo passa, o protagonista envelheceria, perdendo força e agilidade.

"Começa com o nascimento do jogador, você é uma criança e, gradualmente, com o tempo, se torna um adulto. No jogo, você luta contra vários inimigos. Como o [The End, de MGS3], se você continuar jogando, se tornará um homem de 70 ou 80 anos. No entanto, nessa idade, você estará mais fraco e sua visão piorará. Quando for adolescente, conseguirá correr mais rápido, mas aos 60 anos, diminuirá um pouco o ritmo", explicou o diretor.
Esquecimento como mecânica de jogo

Outra ideia excêntrica envolve um sistema em que o personagem, com o passar do tempo sem ser jogado, começa a esquecer até ações básicas, como disparar armas ou se movimentar, transformando-se, gradualmente, em uma “casca vazia”. O desafio seria completar o jogo rapidamente, antes que as limitações se tornassem irreversíveis. “Os jogadores teriam que tirar uma semana de folga do trabalho ou da escola para jogar”, brincou Kojima durante a entrevista.

Simulador de produção e envelhecimento de alimentos

Por fim, Kojima compartilhou um conceito ainda mais peculiar: um simulador focado na fabricação e envelhecimento de produtos alimentícios, como queijo e vinho. O jogo exigiria que os jogadores gerenciassem constantemente a cadeia produtiva, entrando frequentemente para manter a qualidade dos itens.

Essas ideias mostram mais uma vez o espírito visionário e a ousadia criativa do diretor, que não hesita em explorar temas pouco convencionais para os videogames, mesmo que pareçam difíceis de vender no mercado tradicional.