GTA IV sacrificou recursos de San Andreas para garantir experiência de nova geração, revela ex-diretor da Rockstar

GTA IV sacrificou recursos de San Andreas para garantir experiência de nova geração, revela ex-diretor da Rockstar

Embora Grand Theft Auto IV seja considerado um dos jogos mais importantes da história da franquia, sua recepção não foi isenta de críticas — principalmente por parte dos fãs que sentiram falta de diversas funcionalidades presentes em GTA: San Andreas. Elementos como aviões pilotáveis, personalização visual do personagem, múltiplas cidades, entre outros, foram deixados de lado.

Agora, o ex-diretor técnico da Rockstar North, Obbe Vermeij, explicou os motivos por trás dessas ausências. Segundo ele, a decisão foi intencional e visava priorizar uma experiência de nova geração com o máximo de qualidade técnica nos consoles da época.

“Para focar em tornar o jogo verdadeiramente de última geração, removemos muitos recursos de San Andreas. Estatísticas (condicionamento físico, peso), múltiplas cidades, furtividade, natação subaquática, mochilas a jato, tanques, bicicletas, caminhões-monstro, modificações em carros, aviões… As missões foram projetadas para se adequar à história. Antes, era basicamente o contrário.”

O salto técnico entre gerações

Lançado em 2008 para Xbox 360, PS3 e PC, GTA IV foi um marco no uso da engine RAGE da Rockstar, trazendo um mundo aberto mais denso e realista, além de um foco narrativo mais maduro e cinematográfico, com o protagonista Niko Bellic vivendo o sonho americano — ou o pesadelo dele.

Vermeij também destacou que o desenvolvimento foi especialmente difícil no PlayStation 3, devido à sua complexa arquitetura Cell. Isso levou a Rockstar a adotar o Xbox 360 como plataforma principal de desenvolvimento, o que, segundo ele, facilitou o processo e reduziu limitações técnicas.

Olhando para o futuro com GTA VI

Enquanto GTA IV refletiu a transição da série para um realismo mais técnico e narrativo, o próximo título, GTA VI, promete unir o melhor dos dois mundos. Com lançamento previsto para 2025 no PS5 e Xbox Series X|S, e uma versão para PC planejada para chegar posteriormente, o novo jogo promete trazer tecnologia de ponta, um mundo aberto ambicioso e possivelmente o retorno de mecânicas ausentes em títulos anteriores.

Apesar de suas limitações, GTA IV continua sendo um capítulo importante na evolução da franquia, marcando uma mudança de direção que ajudaria a consolidar o sucesso de GTA V anos depois.

Fonte: Gaming Bolt