Doom: The Dark Ages, o novo título da id Software, promete não apenas renovar a brutalidade característica da franquia, mas também elevar o patamar técnico com a id Tech 8, nova versão da engine do estúdio. Nesta semana, a desenvolvedora divulgou novas imagens destacando os impactos do Path Tracing nos visuais do jogo.
Comparativo visual: Path Tracing ligado vs. desligado
A id Software compartilhou duas imagens demonstrando como a tecnologia transforma a iluminação do cenário:
Path Tracing Desligado:

Path Tracing Ligado:

A diferença é perceptível principalmente nos reflexos metálicos das armas e na forma como a luz se espalha de maneira mais natural pelo ambiente, incluindo superfícies do chão e sombras. O resultado é uma cena mais realista, com maior profundidade e imersão visual.
Path Tracing: o que é e como funciona?
O Path Tracing é uma técnica avançada de renderização que simula com precisão o comportamento da luz. Em vez de apenas aplicar luzes estáticas ou refletir raios em superfícies limitadas, o método lança milhões de raios a partir da câmera, rastreando seus caminhos conforme colidem e interagem com os objetos na cena. Isso permite gerar reflexos realistas, sombras suaves e iluminação global com um grau de realismo próximo do que se vê em filmes e imagens renderizadas offline.
Lançamento e tecnologias suportadas
Embora o Path Tracing não esteja disponível no lançamento, a id Software confirmou que o recurso será adicionado futuramente via atualização. Além disso, a NVIDIA anunciou suporte a várias tecnologias de aprimoramento gráfico:
- DLSS 4: melhora a performance com mínima perda de qualidade visual;
- Ray Reconstruction: refina ainda mais os efeitos de iluminação e sombras;
- Multi-Frame Generation: permite que múltiplos quadros sejam gerados simultaneamente para aumentar a fluidez.
Doom: The Dark Ages será lançado em 15 de maio de 2025 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, com disponibilidade desde o primeiro dia no serviço Game Pass.