The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered sofre com desempenho no Xbox Series S, podendo cair para 360p

The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered sofre com desempenho no Xbox Series S, podendo cair para 360p

Lançado de surpresa e com enorme sucesso, The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered superou a marca de 190 mil jogadores simultâneos apenas no Steam. No entanto, o desempenho do jogo nos consoles tem levantado preocupações, especialmente no Xbox Series S, que tem se mostrado a plataforma mais limitada para rodar o remaster.

Um vídeo publicado pelo canal ElAnalistaDeBits apresentou uma comparação técnica entre as versões do jogo nos consoles PS5 (base), PS5 Pro, Xbox Series X e Xbox Series S, destacando como o Unreal Engine 5 ainda apresenta dificuldades em jogos de mundo aberto — algo também evidenciado em STALKER 2.

Resoluções e modos gráficos por plataforma

🟢 Xbox Series S

  • Modo único: 1260p dinâmico/30 FPS

Upscaling interno:

  • Ambientes internos: 900p ~ 720p
  • Ambientes externos: impressionantes quedas até 531p ~ 360p
  • Sem opção de modo performance
  • Cortes visíveis em texturas, sombras, vegetação, iluminação e distância de renderização
  • Não consegue manter 30 FPS estáveis em momentos mais exigentes

🟢 Xbox Series X
Modo Qualidade:

  • 2160p dinâmico/30 FPS
  • Upscaling de 1440p (internos) e 1189p ~ 1080p (externos)

Modo Performance:

  • 2160p dinâmico/60 FPS
  • Upscaling de 1440p ~ 1227p (internos) e 1080p ~ 864p (externos)

🔵 PS5 (base)
Modo Qualidade:

  • 2160p dinâmico/30 FPS
  • Upscaling de 1440p (internos) e 1227p ~ 1080p (externos)

Modo Performance:

  • 2160p dinâmico/60 FPS
  • Upscaling de 1440p ~ 1227p (internos) e 1080p ~ 864p (externos)

Resolução média ligeiramente superior à do Xbox Series X em alguns momentos

🔵 PS5 Pro
Modo Qualidade:

  • 2160p dinâmico/30 FPS
  • Upscaling de 1440p (internos) e 1270p ~ 1080p (externos)

Modo Performance:

  • 2160p dinâmico/60 FPS
  • Upscaling de 1440p (internos) e 1227p ~ 1080p (externos)

Melhora aspectos como distância de renderização e iluminação, mantendo detalhes gráficos no modo performance

Considerações finais

Apesar de contar com cortes visuais significativos, o Xbox Series S é o que mais sofre para rodar o jogo, com quedas drásticas de resolução — algo inédito nesse nível para o console, segundo o canal. O PS5 e o Xbox Series X apresentam desempenho semelhante, com quedas pontuais nos dois modos, enquanto o PS5 Pro oferece a experiência mais estável e refinada, embora ainda não completamente livre de problemas.

O vídeo conclui apontando que o Unreal Engine 5 ainda enfrenta desafios quando se trata de jogos de mundo aberto. Oblivion Remastered e STALKER 2 são exemplos do progresso alcançado, mas também deixam claro que ainda há muito a evoluir em termos de otimização.