Em participação recente no podcast PlayerDriven, Shawn Layden — ex-presidente da Sony Computer Entertainment America e líder dos estúdios globais da SIE entre 2014 e 2019 — refletiu sobre o estado atual da indústria de games. Após deixar a Sony em 2019, Layden passou a atuar como consultor estratégico na Tencent Games a partir de 2022.
Durante o bate-papo, Layden defendeu uma visão mais inclusiva para o mercado, com mais jogadores e mais criadores. Para isso, segundo ele, é necessário que o setor vá além do domínio de apenas três grandes fabricantes de consoles.
Consoles, PCs e o fim das grandes diferenças
Layden argumentou que a distinção entre consoles como o PlayStation 5, o Xbox Series X|S e os PCs modernos está cada vez menor.
“Internamente, essas máquinas são bastante similares. As diferenças técnicas hoje são tão sutis que só um cachorro seria capaz de notá-las.”
-disse ele em tom de brincadeira.
Para ele, os avanços tecnológicos daqui em diante terão impacto muito menor na experiência do jogador médio.
Ao imaginar o futuro ideal para o setor, Layden comparou a evolução dos jogos com outros formatos padronizados que revolucionaram suas respectivas indústrias, como o Blu-ray e o MP3.
“Sonho com o dia em que teremos um padrão universal para jogos, definido por um consórcio da indústria.”
Mais fabricantes, mais diversidade
O ex-executivo também destacou que gostaria de ver mais empresas desenvolvendo consoles, reforçando que a competição deveria se concentrar no conteúdo — e não apenas no hardware.
“Quero ver mais opções no mercado. Quanto mais plataformas, maior a chance de os games se tornarem não apenas a forma de entretenimento mais lucrativa, mas também a mais eficaz socialmente.”
Preço do Switch 2: uma realidade inevitável?
Layden aproveitou a conversa para comentar sobre a expectativa em torno do possível preço elevado do Nintendo Switch 2 e de seus jogos. Embora muitos fãs critiquem a tendência de preços mais altos, ele acredita que isso será inevitável — especialmente considerando a política da Nintendo de manter suas produções exclusivas em seus próprios sistemas. Na visão de Layden, esse modelo garante à empresa liberdade para definir o valor que julgar adequado.
Confira a entrevista no podcast PlayerDriven:
Fonte: GamesRadar