A Electronic Arts tem enfrentado críticas constantes da comunidade gamer nos últimos anos. A empresa é frequentemente acusada de práticas agressivas de microtransações e loot boxes, além de decisões polêmicas envolvendo DLCs. A qualidade inconsistente de seus lançamentos também tem sido alvo de reclamações, especialmente após títulos problemáticos como Battlefield 2042.
No entanto, o recente sucesso de Split Fiction trouxe um momento positivo para a editora. Além de alcançar vendas impressionantes, o jogo cooperativo se tornou o primeiro título da EA a ultrapassar a marca de 90 pontos no Metacritic em mais de uma década. Para Josef Fares, criador do jogo, a EA tem sido alvo de críticas injustas, e ele fez questão de defendê-la em uma entrevista recente.
“Eles recebem críticas que não merecem”
Desde 2014, Fares tem trabalhado com a EA através do selo EA Originals, lançando sucessos como A Way Out, It Takes Two e agora Split Fiction. Em conversa com o boletim Knowledge, da revista EDGE (via GamesRadar), ele destacou que a EA tem sido uma parceira confiável:
“A EA nunca interfere no desenvolvimento. Quero dizer, de forma alguma. Tenho que elogiar a editora por realmente acreditar na visão e apoiá-la.”
Ele ainda comentou sobre a percepção negativa da comunidade em relação à empresa:
“Às vezes, acho que eles recebem críticas que não merecem. Não sei como trabalham com outras equipes, mas nossa parceria tem sido excelente.”
O sucesso de seus projetos pode explicar por que a EA tem dado liberdade criativa ao estúdio de Fares, permitindo que ele desenvolva jogos inovadores sem interferências.
Nem sempre a culpa é da editora: os desenvolvedores devem defender suas ideias
Para Fares, a responsabilidade pelo sucesso de um jogo não recai apenas sobre a editora. Ele acredita que os desenvolvedores também precisam assumir um papel ativo na defesa de sua visão criativa.
“Muitas vezes, os desenvolvedores têm muita dificuldades em estabelecer uma liderança clara e definir uma visão para o projeto. O editor nem sempre é o vilão. A responsabilidade é de ambos.”
Ele reforça que a relação ideal entre editora e desenvolvedor deve ser equilibrada:
“O cenário ideal é quando a editora respeita o desenvolvedor, e o desenvolvedor tem uma visão clara do que quer alcançar. Se isso não acontecer, o risco é que a editora passe a tomar cada vez mais controle. É necessário um equilíbrio perfeito entre os dois lados.”
O sucesso de Split Fiction
Disponível para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC desde 6 de março de 2025, Split Fiction já se consolidou como um dos grandes lançamentos do ano. Apenas na primeira semana, o jogo vendeu mais de 2 milhões de cópias e, com avaliações extremamente positivas, se tornou o jogo mais bem avaliado de 2025 até agora.