A noite de glória de Expedition 33 ganha um toque inesperado quando a Sandfall usa o palco para elogiar outro estúdio
Clair Obscur: Expedition 33 brilhou intensamente no Golden Joystick Awards 2025, levando para casa todos os prêmios aos quais concorria, mas o momento mais comentado da noite veio de uma generosa reverência a outro jogo. Durante o discurso de agradecimento, o CEO da Sandfall Interactive, Guillaume Broche, surpreendeu ao usar parte do tempo no palco para recomendar Dispatch, da AdHoc Studio.
O Golden Joystick nasceu como uma votação do público britânico e hoje se transformou em uma celebração global de games. Na edição deste ano, o grande campeão foi o RPG francês da Sandfall, que acumulou sete prêmios: Jogo do Ano, Melhor Trilha Sonora, Melhor Narrativa, Melhor Design Visual, Estúdio do Ano, além de Melhor Atriz (Jennifer English) e Melhor Ator Coadjuvante (Ben Starr).
Mesmo com o triunfo avassalador, Broche não quis monopolizar os holofotes. Ao receber o prêmio de Melhor Narrativa, desviou o foco para a comédia de super-heróis da AdHoc:
“Joguem Dispatch, é muito, muito legal. Tem uma história muito legal, se vocês gostaram da nossa.”
A recomendação não veio por acaso. Dispatch, desenvolvido por ex-membros da Telltale, mistura humor ácido e crítica social em uma trama inspirada em The Boys e Invincible. O jogo se tornou um fenômeno inesperado, acumulando ótimas avaliações na PlayStation Store e se aproximando de cumprir sua meta de vendas de três anos em apenas três meses.
Enquanto isso, Clair Obscur: Expedition 33 avança para repetir o feito no The Game Awards 2025. Com doze indicações, o RPG estabeleceu um novo recorde e concorre não só a Jogo do Ano, mas também a Melhor Direção e Melhor Narrativa. Jennifer English (Maelle), Ben Starr (Verso) e Charlie Cox (Gustave) disputam o prêmio de Melhor Atuação. A cerimônia acontece em 11 de dezembro.
Fonte: GamesRadar
