Diretor de Astro Bot defende experiências curtas e memoráveis nos games

Diretor de Astro Bot defende experiências curtas e memoráveis nos games

Nicolas Doucet compara duração de jogos à gastronomia e reforça que nem toda boa experiência precisa ser extensa


Enquanto grande parte da indústria segue ampliando a escala de seus jogos com mundos abertos cada vez mais extensos e repletos de conteúdo, a equipe da Team Asobi adota uma direção oposta. O diretor Nicolas Doucet explicou recentemente que Astro Bot foi concebido como uma experiência mais curta e focada, capaz de deixar uma impressão duradoura sem exigir dezenas de horas do jogador. Em entrevista, Doucet usou uma analogia curiosa para justificar sua filosofia de design.

“Usamos a analogia da comida”, comentou. “Quando você está com muita fome, se eu propuser ir a um buffet, isso vai soar atraente. Mas conforme você avança na refeição, talvez no final tenha comido demais e quase se arrependa, não apreciando necessariamente o que resta, guardando uma memória morna.”

O diretor complementou afirmando que a proposta de Astro Bot é oferecer exatamente o oposto dessa sensação.

“Se formos a um lugar onde vai ser apenas o suficiente, você vai manter uma boa memória e talvez querer mais. Nossa maneira de pensar é não sobrecarregar o jogador para que no final ele não se sinta farto.”

O valor das aventuras compactas

A declaração reforça o que Doucet já havia expressado durante a GDC deste ano, quando afirmou que “tudo bem fazer um jogo pequeno”. Segundo ele, o tamanho de uma produção não é o que define seu impacto ou qualidade.

“Muitas escolhas que fizemos com Astro Bot poderiam ser classificadas como AA… como o tamanho da equipe, o tamanho do jogo, não ter dublagem, não ser mundo aberto, mas isso não importa muito. Ainda conseguimos fazer algo que deixa as pessoas realmente felizes.”

O posicionamento de Doucet representa um contraponto importante na indústria atual, marcada pela busca por escala e longevidade a qualquer custo. A filosofia da Team Asobi mostra que experiências mais curtas podem ser igualmente marcantes, desde que entreguem foco, criatividade e emoção. Com Astro Bot, o estúdio reafirma que nem todo jogo precisa competir em tamanho, alguns conquistam o público justamente por saberem quando parar.

Fonte: Eurogamer