Produtor de Silent Hill contesta Kojima: “IA não seria capaz de criar Silent Hill f”

Produtor de Silent Hill contesta Kojima: “IA não seria capaz de criar Silent Hill f”

O produtor da franquia Silent Hill, Motoi Okamoto, defendeu veementemente o papel dos humanos na criação de jogos inovadores, afirmando que a inteligência artificial (IA) “nunca seria capaz de fazer” algo como Silent Hill. Sua declaração veio em resposta aos comentários do lendário game designer Hideo Kojima, ex-desenvolvedor da Konami, que previu um futuro dominado pela IA na produção de remakes e sequências.

Em uma entrevista recente, Kojima expressou preocupações sobre a tendência da indústria de revisitar franquias antigas, alertando que isso poderia ser “criativamente perigoso” e limitar a exploração de ideias originais. Ele chegou a especular que, “no futuro, remakes e sequências serão feitos por IA”, o que rapidamente viralizou nas redes sociais e gerou um acalorado debate entre fãs e profissionais do setor.

Silent Hill f review | PC Gamer

Okamoto, no entanto, contrapôs-se à visão de Kojima, destacando que, embora a IA possa “montar” um projeto básico inspirado no universo de Silent Hill, as decisões audaciosas que definem a série — como transferir o cenário para o Japão ou convidar o escritor Ryukishi07 para o roteiro — só poderiam vir de mentes humanas criativas.

Em uma resposta direta a um post no X (antigo Twitter) sobre as falas de Kojima, Okamoto enfatizou: “Seria muito difícil para a IA substituir obras que se afastam significativamente do caminho original da série, como Silent Hill f. A IA pode ser capaz de montar um projeto para uma sequência que se passa no universo de Silent Hill, mas coisas como mudar o cenário da história para o Japão ou ter Ryukishi07 como escritor são o tipo de escolha ousada que a IA nunca seria capaz de fazer”