Ken Levine explica por que não participa de BioShock 4

Ken Levine explica por que não participa de BioShock 4

Criador da franquia afirma que se afastou por decisão criativa e elogia a nova equipe responsável pelo jogo


Ken Levine, criador da franquia BioShock, confirmou que não está envolvido no desenvolvimento de BioShock 4. Em entrevista concedida ao criador de conteúdo MrMattyPlays, o desenvolvedor explicou que sua decisão foi consciente e baseada em motivos criativos, destacando ainda que apoia a atual equipe responsável pelo projeto.

Um afastamento diferente de BioShock 2

Levine relembrou que viveu momentos de tensão durante a produção de BioShock 2, quando havia divergências em relação à direção da série.

“Foi muito mais difícil quando BioShock 2 aconteceu porque eu queria seguir em uma direção diferente, e por um tempo não estava claro se isso aconteceria, havia algumas discordâncias”, comentou.

“Eu decidi que não sabia o que mais tinha a dizer no universo BioShock, então me afastei”, afirmou, ressaltando que sua saída não está ligada a desentendimentos com a franquia ou seus responsáveis.

O desenvolvedor também revelou que parte de sua decisão está ligada à pressão pessoal de sempre superar suas próprias criações.

“Pode ser realmente libertador, mas também pode se tornar uma armadilha, porque você acaba competindo consigo mesmo. Então, desta vez, com minha bênção, eu disse: ‘por favor, façam algo legal’.”


Confiança na Cloud Chamber

Apesar de não participar do projeto, Levine demonstrou confiança na equipe da Cloud Chamber, estúdio que desenvolve BioShock 4. O criador destacou a presença de Rod Fergusson, produtor que trabalhou no desenvolvimento de BioShock Infinite e hoje lidera a franquia.

“A equipe tem muitas pessoas inteligentes, e Rod realmente nos ajudou a finalizar Infinite. Não tenho dúvidas de que eles podem criar algo especial”, disse.

O desenvolvedor lembrou ainda que, embora a Ghost Story Games (seu estúdio atual) e a Cloud Chamber façam parte da Take-Two Interactive, os times funcionam de forma independente. “São pequenos grupos separados. Ajudamos uns aos outros quando possível, mas não existe uma interação diária”, explicou.


Enquanto BioShock 4 segue cercado de mistério e ainda sem data de lançamento confirmada, Levine concentra seus esforços em Judas, novo jogo de sua Ghost Story Games. O título estava previsto para chegar em março deste ano, mas foi adiado e segue sem previsão de estreia. Com a ausência de Levine, o próximo capítulo de BioShock dependerá inteiramente da Cloud Chamber, que ainda mantém em sigilo informações sobre o enredo, ambientação e novidades de jogabilidade. A expectativa dos fãs, no entanto, permanece alta diante do peso histórico da franquia.