Sony admite falhas, mas defende estratégia com jogos como serviço

Sony admite falhas, mas defende estratégia com jogos como serviço

A Sony reconheceu publicamente as dificuldades enfrentadas com seus jogos como serviço, mas afirmou que ainda vê progresso e potencial nesse modelo de negócios. A declaração veio durante uma sessão de perguntas e respostas com investidores, realizada após a divulgação dos últimos resultados financeiros da empresa.

Ao ser questionada sobre o atual estágio do plano de jogos como serviço do PlayStation e os principais desafios da estratégia, a diretora financeira Lin Tao destacou que, apesar das críticas recentes, a empresa vê uma evolução concreta no segmento.

"No ano passado, tivemos o fechamento de Concord e, neste ano, o adiamento de Marathon, então surgiram algumas notícias negativas, afirmou Tao, por meio de um intérprete. "Mas, se olharmos para os últimos cinco anos, esse modelo era quase inexistente no PlayStation Studios. Hoje temos Helldivers 2, MLB The Show, Gran Turismo 7 e Destiny 2, que contribuem de forma estável para vendas e lucros."
Receita em crescimento, mas ainda longe do ideal

Tao também lembrou que os jogos como serviço representaram cerca de 40% da receita com software próprio da Sony no primeiro trimestre fiscal. No acumulado do ano, esse percentual deve oscilar entre 20% e 30%, segundo a executiva.

"Em termos de transformação, ainda não está indo totalmente bem. Mas, numa perspectiva de longo prazo, olhando para os últimos cinco anos, houve uma mudança definitiva, explicou. "É claro que reconhecemos que ainda há muitos problemas. Precisamos aprender com os erros e garantir que o conteúdo de serviço ao vivo seja mais eficiente e sustentável."

Cancelamentos e adiamentos impactam a confiança

Além dos casos mais notórios de Concord e Marathon, a Sony também sofreu baixas menos visíveis. Em janeiro, a empresa confirmou o cancelamento de projetos de serviço ao vivo que estavam em desenvolvimento no Bend Studio e na Bluepoint Games. Segundo reportagem de Jason Schreier, da Bloomberg, o título da Bluepoint seria baseado na franquia God of War.

Outro projeto afetado foi Fairgame$, jogo multiplayer competitivo do Haven Studios, que teria sido adiado internamente para 2026.

Helldivers 2 segue como exceção de sucesso

Apesar dos tropeços, a Sony também colheu frutos positivos com a iniciativa. Helldivers 2, desenvolvido pela Arrowhead Game Studios e publicado pela Sony Interactive Entertainment, se tornou uma das maiores surpresas do ano passado, alcançando mais de 15 milhões de unidades vendidas até o fim de 2024. O título já é o jogo de PlayStation mais vendido da história.

A performance do jogo reforça o potencial dos games como serviço quando bem executados e serve como principal argumento da Sony para insistir na estratégia.

Fonte: VGC