A Digital Foundry decidiu testar capítulos recentes de Final Fantasy no PS5 Pro, focando assim nos benefícios trazidos pelo console de meia geração da Sony. Portanto, de acordo com os resultados destacados por este novo teste da equipe editorial inglesa, os vários capítulos da saga da Square Enix apresentam efetivamente uma melhoria geral no desempenho, com variações significativas dependendo do jogo analisado.
Sem muitas surpresas, o protagonista absoluto é Final Fantasy 7 Rebirth, que graças a um patch dedicado suporta totalmente as capacidades do PlayStation 5 Pro. O novo modo Versatilidade garante 60 fps estáveis com resolução 4K aumentada via PSSR, mostrando uma resolução muito mais nítida que o modo de desempenho padrão do PS5. No entanto, algumas imperfeições gráficas, como a instabilidade na renderização da folhagem, ainda estão presentes. Apesar disso, a experiência geral é muito mais suave e visualmente satisfatória.
Jogos não aprimorados, como Final Fantasy 16, ainda apresentam melhorias graças ao aumento de potência do novo console da Sony. O título atinge uma resolução dinâmica média mais alta e uma taxa de quadros até 24% maior no modo Performance.
Em vez disso, Final Fantasy 14 alcança os resultados mais impressionantes sem patches, visto que neste caso a taxa de quadros aumenta até 40%, ultrapassando os 60 fps em 4K e atingindo 120 fps com resolução de 1440p, exceto nas áreas mais movimentadas, como a praça de Limsa Lominsa.
Outros títulos, como Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin, não oferecem melhorias visíveis na qualidade da imagem, mas a estabilidade da taxa de quadros a 60 fps é garantida. Por fim, jogos já otimizados no PS5 base, como Final Fantasy 7 Remake e Crisis Core: Final Fantasy 7 Reunion, não apresentam grandes mudanças, destacando apenas um gerenciamento menos agressivo de resolução dinâmica. Final Fantasy 15, por outro lado, parece rodar de forma substancialmente idêntica ao PlayStation 5 padrão, sem nenhuma melhoria.
A análise da Digital Foundry demonstra como o PS5 Pro pode melhorar significativamente a experiência de jogo para muitos capítulos de Final Fantasy, especialmente para os otimizados ou mais exigentes tecnicamente.
Confira o vídeo de análise da Digital Foundry:
