Entrevista revela bastidores que anteciparam a atual fase multiplataforma da empresa
A Asobo Studio tentou levar Microsoft Flight Simulator 2024 ao PlayStation muito antes da atual política multiplataforma da Microsoft e foi a própria divisão Xbox que vetou a ideia. A revelação veio de Jorg Neumann, chefe do projeto, em entrevista ao portal XDA, e escancara como um movimento aparentemente isolado acabou influenciando a guinada da empresa em direção ao PlayStation. A edição 2024 do simulador permitiu que a Asobo considerasse expandir o jogo para outras plataformas graças a uma mudança estrutural significativa. Em vez de ocupar mais de 300 GB como a versão de 2020, o novo simulador opera com um cliente de apenas 8 GB, transmitindo o restante dos dados pela nuvem.
Essa mudança eliminou uma das principais barreiras técnicas que travavam a ideia de um lançamento multiplataforma. Neumann contou que fez a proposta há cerca de dois anos e meio. A resposta da Microsoft, na época, foi um “não” direto, tratado internamente como uma sugestão antecipada demais para a estratégia da empresa. O cenário mudou quando um executivo da Sony, descrito como alguém que cresceu apaixonado por simuladores de voo, decidiu agir. Ele entrou em contato diretamente com a presidência da Xbox, reforçando que Flight Simulator seria um acréscimo valioso ao catálogo PlayStation. A reação interna foi imediata:
“Ei, lembra quando conversamos sobre o PlayStation há um ano? A Sony também está interessada”, relembra Neumann, citando a resposta que recebeu de seus superiores.
A partir daí, a decisão deixou de ser só sobre um simulador de voo. O próprio Neumann afirma que essa troca de mensagens foi um dos gatilhos que desencadearam a “avalanche de jogos Xbox chegando ao PlayStation”, acelerando a transformação estratégica da Microsoft para um modelo abertamente multiplataforma.
Port para PS5: DualSense, otimização e reforço externo
Levar Flight Simulator para o PlayStation 5 não foi simples. A Asobo precisou otimizar o jogo especificamente para o DualSense, o que exigiu ajustes demorados para integrar feedback tátil e gatilhos adaptáveis sem comprometer a simulação. Para dar conta do trabalho, a desenvolvedora chamou a Climax Studios, parceira veterana e com histórico sólido no ecossistema PlayStation. Segundo Neumann, eles assumiram uma parte significativa da adaptação. Um dos últimos obstáculos é o suporte ao PlayStation VR2. A funcionalidade está em desenvolvimento e deve ser disponibilizada em uma atualização futura.
Microsoft Flight Simulator 2024 já pode ser jogado no PC, Xbox Series X/S e agora também no PlayStation 5, algo que quase aconteceu anos antes, mas ficou preso em decisões estratégicas internas. A diferença é que, desta vez, o cenário da Microsoft mudou completamente, e Flight Simulator acabou se tornando um símbolo dessa nova fase.
