Bloodborne pode ter alcançado 9 milhões de cópias vendidas, aponta novo levantamento

Bloodborne pode ter alcançado 9 milhões de cópias vendidas, aponta novo levantamento

Clássico cult da FromSoftware continua crescendo mesmo sem atualizações, remasters ou versões para PS5/PC


Um novo relatório da Alinea Analytics reacendeu o debate sobre a força e o legado de Bloodborne, exclusivo de PlayStation 4 lançado em 2015 que permanece como um dos títulos mais aclamados da FromSoftware. Segundo a análise, o jogo pode ter ultrapassado 9 milhões de unidades vendidas, um número impressionante para um título sem relançamentos, patches de nova geração ou sequer presença em outras plataformas. A estimativa não é oficial (a Sony não atualiza publicamente os números de vendas de Bloodborne desde meados da geração PS4) mas amplia o consenso anterior, que colocava o jogo na faixa dos 7,5 milhões de cópias. Para a Alinea, a projeção leva em conta tendências de mercado, registros internos e comportamento prolongado da comunidade em quase uma década.

Bloodborne foi lançado em março de 2015 como um dos pilares do PS4, e rapidamente conquistou público e crítica com seu mundo gótico-lovecraftiano, sua narrativa enigmática e um sistema de combate mais agressivo do que o de Dark Souls. O jogo definiu uma identidade própria dentro do gênero e se tornou referência entre títulos souls-like. O mais impressionante, porém, é que o interesse não esfriou nem com o passar dos anos. Pela internet, é fácil encontrar novos jogadores descobrindo Yharnam, enquanto veteranos revisitam o game periodicamente em busca de desafios, teorias e speedruns. Essa vitalidade contínua ajuda a explicar a possibilidade de o jogo ter alcançado a marca de 9 milhões de unidades.


A frustração que não passa: cadê o patch de 60 fps?

Apesar do amor e do prestígio em torno do jogo, há um ponto que une praticamente toda a comunidade: o desejo por uma atualização oficial que permita rodar Bloodborne a 60 quadros por segundo. A ausência desse patch (mesmo após a chegada do PS5) se tornou um dos tópicos mais recorrentes em fóruns, vídeos e redes sociais. Além disso, pedidos por, um remaster para PS5, um remake completo no estilo Demon’s Souls (Bluepoint Games), uma versão para PC… também movimentam a fanbase há anos. Entretanto, a Sony segue em silêncio absoluto sobre qualquer iniciativa relacionada à IP. Esse desinteresse aparente frustra os fãs e levanta questões sobre o motivo de a empresa ignorar uma das propriedades intelectuais mais queridas da plataforma, especialmente em um cenário onde remasters e relançamentos se tornaram praxe na indústria.

Mesmo sem atenção oficial, Bloodborne continua sendo considerado um dos melhores jogos da FromSoftware e um marco do PS4. O fato de que ele segue vendendo (e conquistando novos jogadores) reforça seu status de obra-prima duradoura, capaz de atravessar gerações por puro mérito artístico e mecânico. Caso os números da Alinea Analytics se confirmem, o jogo atinge uma nova camada de sucesso comercial, algo notável para um exclusivo que nunca recebeu qualquer tipo de reedição ou melhoria técnica em quase dez anos. Mas, enquanto isso, a espera continua. E cada novo rumor, levantamento ou especulação apenas alimenta a esperança (e a cobrança) por um retorno digno à Yharnam.

Fonte: Alinea Analytics