A.I.L.A. – Análise completa da lista de troféus e possível roadmap para a platina

A.I.L.A. – Análise completa da lista de troféus e possível roadmap para a platina

A.I.L.A. é o novo jogo de terror narrativo da Pulsatrix Studios, trazendo uma proposta baseada em múltiplas experiências independentes e uma forte ênfase em escolhas e consequências. O jogo possui 6 finais diferentes e 1 final secreto, o que aumenta bastante a rejogabilidade e reforça o peso narrativo das decisões do jogador. Com 30 troféus no total, o título combina combate, exploração, ações específicas e caminhos alternativos que moldam o desfecho da história.

A seguir, analisamos a lista de troféus e montamos um possível roadmap de platina considerando a existência de múltiplos finais e a estrutura fragmentada das experiências.

Visão Geral da Lista

A lista confirma que o jogo é dividido em seis experiências principais: Casa Impossível, Mulher na Estrada, Medieval, Navio Fantasma, Floresta e RECAP. Cada uma oferece um troféu próprio por conclusão, desafios de chefes, interações opcionais e mecânicas específicas.

Além disso, a presença de troféus como Você está demitido! e Redenção sugere decisões importantes ligadas aos finais. Considerando que o jogo conta com 6 finais e 1 final secreto, é provável que esses troféus estejam associados a rotas específicas e que uma das conclusões exija condições especiais.

Troféu de Platina
  • Platina – Platine o jogo.
Troféus de Bronze
  • Quebra-Cabeça – Conclua a experiência da Casa Impossível.
  • Detetive – Conclua a experiência Mulher na Estrada.
  • Comandante – Conclua a experiência Medieval.
  • Marinheiro – Conclua a experiência do Navio Fantasma.
  • Trilheiro – Conclua a experiência da Floresta.
  • Eu sou Samuel! – Conclua a experiência RECAP.
  • Fim de jogo – Termine o jogo.
  • Águas turbulentas – Dê descarga 3 vezes no vaso sanitário na experiência Mulher na Estrada.
  • Overdose de medicamentos – Use itens de cura 5 vezes.
  • Lenda do faça você mesmo – Combine itens pelo menos 4 vezes.
  • Plano de segurança – Salve o jogo pelo menos 3 vezes.
  • Departamento da Curiosidade – Inspecione pelo menos 5 itens.
  • Marcado pelo destino – Mate pelo menos 10 inimigos.
  • Interação perfeita – Faça carinho no gato.
Troféus de Prata
  • Jonisvaldo – Encontre o Jonisvaldo.
  • Com as mãos ensanguentadas – Mate 10 inimigos usando armas brancas.
  • Uma faísca, dois túmulos – Mate 2 inimigos com uma explosão de barril.
  • Morte sussurrante – Mate 10 inimigos silenciosamente.
  • Sem mais canções de ninar – Mate a Mãe na experiência Mulher na Estrada.
  • Final perverso – Mate a Bruxa na experiência Medieval.
  • Fim do Capitão – Mate o Capitão na experiência do Navio Fantasma.
  • Queda da maré negra – Mate o Monstro da Floresta na experiência Floresta.
  • Esse é o meu pau de fogo! – Use a calibre 12 na experiência Medieval.
Troféus de Ouro
  • Colecionador – Encontre todos os 15 colecionáveis.
  • Você está demitido! – Recuse a A.I.L.A.
  • Triturador de prazos – Termine o jogo em menos de 10 horas.
  • Redenção – Faça a coisa certa.
  • Bug Consciente – Isso não é um bug.
  • Conefobia – Mate o Cabeça de Cone.
Impacto dos 6 Finais + Final Secreto na Jogabilidade

A existência de 6 finais e 1 final secreto muda completamente a abordagem para quem busca a platina. Isso significa que o jogo não apenas possui múltiplos caminhos narrativos, mas também exige que o jogador entenda e manipule os sistemas de escolhas.

Em jogos com essa estrutura, normalmente:

  • alguns finais dependem de decisões tomadas em momentos críticos;
  • outros dependem de coletáveis ou ações específicas;
  • o final secreto costuma exigir condições ocultas, alinhamentos perfeitos ou descoberta de segredos.

Isso reforça a importância de jogar com atenção na primeira vez e deixar finais divergentes, incluindo o secreto, para jogadas posteriores.

Possível Roadmap para Platina (Agora considerando os finais)
1. Primeira jogada: complete todas as experiências e explore tudo
  • Conclua todas as seis experiências.
  • Derrote os chefes de cada experiência.
  • Faça as interações opcionais (vaso sanitário, gato, itens).
  • Complete objetivos de combate (furtivo, explosão, armas brancas).
  • Recolha todos os colecionáveis.
  • Permita que o jogo siga um final natural, sem tentar influenciar o desfecho.

Assim você entende o universo do jogo antes de manipular as rotas narrativas.

2. Segunda jogada: finais alternativos
  • Garanta o final ligado ao troféu Redenção.
  • Garanta o final ligado ao troféu Você está demitido!.
  • Experimente as rotas das outras variações até ver como os 6 finais se distribuem.

Nesta fase você já estará buscando caminhos diferentes e manipulando escolhas com conhecimento prévio.

3. Terceira jogada: correr atrás do final secreto
  • O final secreto provavelmente exigirá condições especiais.
  • Isso pode envolver coletáveis, ações específicas, decisões perfeitas ou descoberta de segredos ambientais.

Esse é o tipo de final que normalmente só é viável quando o jogador conhece completamente a estrutura do jogo.

4. Jogada rápida: troféu de tempo
  • Com conhecimento total do jogo, faça a run de menos de 10 horas.
Conclusão

A lista de troféus de A.I.L.A. indica um jogo ambicioso, fragmentado em experiências independentes mas unidas por uma narrativa central que oferece 6 finais e 1 final secreto. Para a platina, será necessário explorar a fundo cada ambiente, dominar diferentes formas de combate, encontrar itens escondidos e entender o impacto das escolhas.

O roadmap sugere pelo menos três ou quatro jogadas, mas em compensação deve ser uma das platinas brasileiras mais completas, ricas e comentadas de 2025. Em breve traremos mais informações sobre a platina do game para vocês.

Aproveite e coloque jogo na lista de desejos da Steam, Xbox ou Playstation para fortalecer a indústria nacional de games.