Chefe da divisão de jogos da Microsoft destaca a importância da liberdade de escolha e celebra a chegada de mais plataformas abertas ao mercado.
O chefe da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, comentou oficialmente sobre o anúncio da Steam Machine, novo dispositivo da Valve que promete levar os jogos de PC diretamente para a televisão. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Spencer afirmou que a novidade está alinhada à filosofia do Xbox de ampliar o acesso aos jogos, reforçando um futuro em que as plataformas se tornam cada vez mais integradas e acessíveis. Apresentada junto a um novo headset de realidade virtual e um controle redesenhado, a Steam Machine é um cubo compacto de seis polegadas, projetado para funcionar como um console de PC voltado para a sala de estar.
Segundo a Valve, o dispositivo possui mais de seis vezes o poder de processamento do Steam Deck, prometendo desempenho equivalente ao de PCs gamer de alta performance, mas com a simplicidade de um console tradicional.
Um futuro baseado na liberdade de escolha
Em sua publicação, Phil Spencer destacou que a chegada da Steam Machine representa um passo importante para a indústria como um todo:
“O mundo dos games avança quando jogadores e desenvolvedores têm mais maneiras de jogar e criar, especialmente em plataformas abertas. Ampliar o acesso entre PC, consoles e dispositivos portáteis reflete um futuro baseado na liberdade de escolha, um dos valores centrais que guiam a visão do Xbox desde o início. Como uma das maiores publicadoras no Steam, damos boas-vindas a novas opções que permitam aos jogadores acessar seus jogos em qualquer lugar. Parabéns pelo anúncio de hoje.”
A declaração reforça o posicionamento recente da Microsoft, que vem reduzindo as fronteiras entre o ecossistema Xbox e o PC, especialmente com o lançamento de títulos simultâneos nas duas plataformas e o suporte crescente ao cross-play.
Sem rivalidade, apenas expansão
Em entrevista ao Eurogamer, a porta-voz da Valve, Kaci Aitchison Boyle, afirmou que a Steam Machine não foi criada em resposta aos planos da concorrência, mas como um reflexo natural da experiência da empresa com seu público.
“Trabalhamos com base no que gostaríamos que fosse possível fazer e no que ouvimos dos nossos usuários”, comentou Boyle.
Ainda assim, o lançamento surge em um momento estratégico, já que rumores indicam que o próximo Xbox seguirá uma linha híbrida, combinando arquitetura de PC com suporte a múltiplas lojas digitais, incluindo o próprio Steam. A presidente da marca, Sarah Bond, já havia mencionado que o novo console do Xbox deve adotar uma filosofia semelhante à vista nos portáteis Asus ROG Ally e ROG Ally X, que rodam Windows completo e permitem acesso a diferentes launchers.
Spencer também reafirmou em entrevista ao Polygon que deseja ver “outras lojas digitais nos consoles Xbox”, indicando um movimento deliberado da Microsoft para promover interoperabilidade entre plataformas. Com a chegada da Steam Machine e a postura cada vez mais aberta da Microsoft, o futuro dos games parece caminhar para uma era onde as fronteiras entre PC e console deixam de existir, dando lugar a um ecossistema global em que o jogador escolhe onde e como quer jogar.
Fonte: VGC
