De Uncharted a The Last of Us: como a ousadia da Naughty Dog surpreendeu a Sony e redefiniu os games
A saída da Naughty Dog do projeto Uncharted provocou um momento de choque na Sony e surpreendeu até mesmo Shuhei Yoshida, ex-chefe da PlayStation.
Conhecido por criar The Last of Us, um dos maiores sucessos da história dos videogames, o estúdio inicialmente surpreendeu a direção da Sony ao mudar completamente seu foco criativo, revelou Yoshida em entrevista recente ao Gamespot (via GamesRadar).
Nos primeiros anos da era PlayStation, a Naughty Dog era reconhecida por sua consistência no desenvolvimento de séries de sucesso. O estúdio lançou três títulos de Crash Bandicoot, seguidos pelo jogo de corrida Crash Team Racing, e depois se dedicou à trilogia Jak & Daxter, acompanhada de outro jogo de corrida.
A chegada de Uncharted marcou o início das aventuras de Nathan Drake, mas, ao invés de continuar no caminho mais seguro, a Naughty Dog optou por uma jornada totalmente diferente — uma decisão que inicialmente chocou a Sony, mas se revelou acertada.
Do risco ao sucesso: o nascimento de The Last of Us
O receio da empresa era que o novo título se tornasse um produto de nicho. Para Yoshida, que liderou a SIE Worldwide Studios (atual PlayStation Studios) entre 2008 e 2019, Uncharted era como “um blockbuster de verão para um público muito amplo”. Embora a série tivesse momentos intensos, seu tom sempre foi leve e otimista, o oposto do que a Naughty Dog propôs com The Last of Us, um jogo de terror de sobrevivência pós-apocalíptico.
“Foi um pouco surpreendente que a Naughty Dog quisesse se distanciar de Uncharted, mas também foi inesperado que criassem algo verdadeiramente maduro”, comentou Yoshida, que deixou a Sony em janeiro deste ano. Ele admitiu que, inicialmente, havia preocupação de que o estúdio acabasse “muito nichado”.
No entanto, esses receios se mostraram infundados. The Last of Us se tornou um marco no cenário dos games, estabelecendo uma franquia ainda maior que Uncharted. O sucesso se consolidou com uma sequência igualmente aclamada e relançamentos para consoles da época, alcançando números de vendas impressionantes. Há dois anos, a HBO adaptou o jogo para série, considerada uma das melhores adaptações de videogame de todos os tempos, com uma terceira temporada prevista para 2027.
Atualmente, a Naughty Dog trabalha em Intergalactic: The Heretic Prophet para PS5, mostrando mais uma vez seu espírito inovador. Yoshida celebrou a iniciativa, destacando estar “muito animado” com o desenvolvimento de uma nova propriedade intelectual, embora ainda não haja data de lançamento anunciada.
Fonte: Gamespot / GamesRadar
