Sumário
- Introdução
- Roadmap de Troféus
- Passo 1 — Campanha + Colecionáveis + Miscelâneos
- Passo 2 — Segunda Jogada (Personagem alternativo)
- Passo 3 — Cooperativo (Cap. 4) e Limpeza
- Guia de Troféus (detalhado)
- Guia de Colecionáveis (100%)Capítulo 1 — NecropolisCapítulo 2 — Candy FactoryCapítulo 3 — Carnevale
Introdução
Bem-vindo ao Guia de Platina de Little Nightmares 3! Little Nightmares III é um jogo de aventura atmosférica que acompanha a jornada de “Low” e “Alone”, dois melhores amigos em busca de uma saída de “Nowhere”. Para a platina, você precisará terminar o jogo duas vezes: uma vez como Low (personagem de cabelo preto e arco) e outra como Alone (personagem de cabelo laranja e chave inglesa). Também é necessário coletar todos os colecionáveis — 25 Bonecas (Dolls), 11 Corvos, 6 Nomes, 10 Estátuas da Lady e 6 Fantasmas — além de concluir tarefas específicas por capítulo e usar a arma de cada personagem algumas vezes. Há ainda um troféu de co-op online, Conexão Especial, que requer internet e assinatura PlayStation Plus. Não há co-op local offline.
Aviso importante (Co-Op): é possível que você não consiga jogar em co-op por um erro de “conexão perdida com o host” ao tentar iniciar. Não há correção conhecida no momento; será necessário aguardar atualização dos desenvolvedores.
Little Nightmares 3 — Roadmap de Troféus
- Dificuldade estimada da platina: 3/10
- Tempo aproximado para platina: 7+ horas
- Troféus offline: 30 (0 🏆, 3 🥇, 16 🥈, 11 🥉)
- Troféus online: 2 (1 🥇, 1 🥈, 0 🥉, 0 🏆) — PS+ obrigatório para troféus online
- Troféus perdíveis: 0 (nada perdível)
- Trofés bugados: 0
- Dificuldade afeta troféus? Não (não há seleção de dificuldade)
- Troféu mais difícil: 🥈 Coordenação Mão-Olho
- Mínimo de zeradas: 2 (uma com cada personagem)
- PS4/PS5 Autopop & Transferência de save: Não
- PS4/PS5 Cross-buy: Sim
- Seleção de capítulos após zerar? Sim
- New Game+? Não
- Saves manuais? Não (há 8 slots de perfil, mas cada slot tem apenas autosave)
- Data de lançamento: 10 de outubro de 2025
Passo 1 — Colecionáveis & Troféus Miscelâneos (4+ horas)
Escolha livremente jogar como Low ou Alone primeiro (você precisará de uma jogada completa com cada um de qualquer forma). Jogue observando os troféus específicos de cada capítulo. Abaixo estão os troféus ideais por ordem de desbloqueio:
Capítulo 1 — “Necropolis”
🥉 A Cidade dos Ventos • 🥈 Passarinhocéfalo • 🥈 Caixa de Brinquedos • 🥈 Peekaboo • 🥈 Brincadeira de Criança
Capítulo 2 — “Candy Factory”
🥉 Igualzinho ao Saco • 🥉 Mais um na Sacola • 🥈 Loja de Doces • 🥈 Sem Supervisão
Capítulo 3 — “Carnevale”
🥉 Luz ou Fuga • 🥉 Pena Capital • 🥉 Fique Ligado • 🥈 Lar, Doce Nome • 🥉 Mire Baixo (e Sozinho) • 🥈 Gestos de Ficha • 🥉 Entrega no Feed • 🥈 Onipresença • 🥈 Os Estrelas do Show
Capítulo 4 — “The Institute”
🥉 Experiências Iluminadoras • 🥈 Arquivado • 🥇 Pontas Soltas • 🥈 Institucionalizado • 🥈 Coordenação Mão-Olho • 🥈 Espiral Afuera • 🥇 Baixo-spirited (se jogou tudo como Low) • 🥇 De Nowhere, com Amor (se jogou tudo como Alone)
Miscelâneos ao longo do jogo:
🥉 Alô? • 🥉 Mãos que Guiam
Passo 2 — Segunda Jogada (3+ horas)
Agora jogue com o personagem que você não escolheu na primeira jogada. Se seguiu o Passo 1, só faltará o troféu específico do personagem desta jogada. Caso tenha feito a primeira jogada “por diversão”, faça agora os colecionáveis e miscelâneos.
- 🥈 Chave Inglesa nas Engrenagens — apenas jogando como Alone (cabelo laranja).
- 🥈 Tiro Certeiro — apenas jogando como Low (cabelo preto).
Passo 3 — Co-Op (Cap. 4) e Limpeza
Conclua o Capítulo 4 — “The Institute” em co-op online (se ainda não o fez) e limpe o que faltar por seleção de capítulos. Não é necessário terminar o jogo inteiro em co-op — apenas o Capítulo 4. É possível convidar alguém diretamente para o Capítulo 4 mesmo sem progresso anterior.
- 🥇 Conexão Especial — concluir o Capítulo 4 em co-op.
Guia de Troféus (detalhado)
🏆 Maestria da Espiral — Continue girando — Platina
Conquiste todos os outros troféus de Little Nightmares 3 para desbloquear a platina (sem DLCs).
🥈 Brincadeira de Criança — Você não se abala tão facilmente
Troféu automático de história, impossível perder. Desbloqueia ao finalizar o Capítulo 1 “Necropolis”.
🥈 Sem Supervisão — Sobreviveu às situações mais apertadas
Troféu automático de história. Desbloqueia ao finalizar o Capítulo 2 “Candy Factory”.
🥈 Os Estrelas do Show — O show não pode continuar
Troféu automático de história. Desbloqueia ao finalizar o Capítulo 3 “Carnevale”.
🥈 Espiral Afuera — Uma mente retorcida desvendada
Troféu automático de história. Desbloqueia ao finalizar o Capítulo 4 “The Institute”.
🥇 Baixo-spirited — As verdadeiras memórias são os amigos que você fez no caminho
Conclua todos os capítulos jogando como Low (cabelo preto). Não precisa ser em ordem; pode misturar solo e co-op.
🥇 De Nowhere, com Amor — …Mas ser é ter sido
Conclua todos os capítulos jogando como Alone (cabelo laranja). Não precisa ser em ordem; pode misturar solo e co-op.
🥇 Conexão Especial — Não há laço mais forte que este
Conclua o Capítulo 4 “The Institute” em co-op online. Você pode ser convidado por alguém que já tenha o capítulo desbloqueado.
🥈 Caixa de Brinquedos — A hora de brincar acabou
Encontre as 5 Bonecas do Capítulo 1. (Veja Guia de Colecionáveis.)
🥈 Loja de Doces — Doces para minha doçura
Encontre as 5 Bonecas do Capítulo 2. (Veja Guia de Colecionáveis.)
🥈 Gestos de Ficha — Você acertou o prêmio
Encontre as 10 Bonecas do Capítulo 3. (Veja Guia de Colecionáveis.)
🥈 Arquivado — Nada restou no armário de remédios
Encontre as 5 Bonecas do Capítulo 4. (Veja Guia de Colecionáveis.)
🥇 Pontas Soltas — Pequenas formas de grandes coisas por vir
Encontre todas as 25 Bonecas do jogo. (Veja Guia de Colecionáveis.)
🥉 Alô? — Você sempre pode me chamar
Chame seu parceiro 50 vezes (pressione △). Funciona em qualquer momento do jogo, exceto após o chefe final do Capítulo 4.
🥉 Mãos que Guiam — Estamos conectados, você e eu
Dê as mãos ao parceiro por 5 minutos no total (segure R2). Pode caminhar enquanto segura; não é possível pular. Vale em solo (IA) ou online, e com Low ou Alone. O troféu aparece ao completar 5 minutos.
🥈 Chave Inglesa nas Engrenagens — Posso ser bem habilidoso quando quero
Use a chave inglesa de Alone 50 vezes. Quebre vasos pelo cenário (conta também uso “de história”). Recomenda-se começar no Capítulo 1 (muitos objetos), seguido do Capítulo 3.
🥈 Tiro Certeiro — Você tem que mirar alto
Use o arco de Low 50 vezes. Quebre vasos, conte usos de história e para afugentar corvos no Capítulo 1. Dá para desbloquear já na metade do Cap. 1.
🥈 Peekaboo — Há um brilho nesse olho
Capítulo 1 “Necropolis”. Não morra em todas as interações com o bebê gigante: no total são 9 (2 perseguições curtas, 1 queda num buraco e 6 trechos de se esconder da luz do olho). O troféu surge após a última interação, quando o bebê vai embora e você deixa a área.
🥉 A Cidade dos Ventos — Só não abra em ambientes fechados
Capítulo 1 “Necropolis”. Abra o guarda-chuva no último segundo antes de tocar o chão. Há vários pontos para isso: logo após conseguir o guarda-chuva (queda obrigatória), no meio do capítulo (subida com o guarda-chuva) e no final (queda na saída).
🥈 Passarinhocéfalo — Sempre eriçando penas
Capítulo 1 “Necropolis”. Jogando como Alone, derrube 11 corvos. Existem 14 possíveis; o troféu surge no 11º. (Veja Colecionáveis.)
🥉 Pena Capital — Você está indo para o choque
Capítulo 3 “Carnevale”. No início, alimente um elevador com um fusível. Depois de usá-lo, acione o botão atirando com o arco de Low. Em seguida, na área de ligar a energia para mover uma grande escultura, suba a escada à esquerda e acione o botão com uma bola ou a flecha — aguarde o troféu.
🥈 Lar, Doce Nome — Pronto ou não, aqui vou eu
Capítulo 3 “Carnevale”. Abrace todos os 6 Nomes na primeira metade do capítulo. (Veja Colecionáveis.)
🥉 Fique Ligado — Você está anotando?
Capítulo 3 “Carnevale”. Após subir uma estante grande com garrafas e pular para uma banheira, você chega a um corredor escuro. Em vez de sair pela porta do fundo à esquerda, passe por ela e entre na última porta à direita. Há um piano: caminhe sobre as teclas algumas vezes até o troféu surgir.
🥉 Luz ou Fuga — Olhe pelo lado brilhante
Capítulo 3 “Carnevale”. Troféu de história: logo após um elevador, você encontra uma lanterna. Em co-op, só quem pegar primeiro ganha o troféu aqui — mas há segunda lanterna alguns minutos depois numa sala de energia.
🥉 Mais um na Sacola — Nada além de rede (de lucros)
Capítulo 2 “Candy Factory”. Ao buscar dois fusíveis para um elevador, pegue a bola na sala à direita e leve-a com você. Depois de energizar e usar o elevador, no andar de cima vá à esquerda e arremesse a bola na cesta.
🥉 Igualzinho ao Saco — Apodrecendo por dentro, delicioso por fora
Capítulo 2 “Candy Factory”. Após a perseguição da senhora idosa, você cai num corredor com muitos doces. Pegue três doces e jogue-os pela grelha do duto à direita. Entre no duto e arremesse os doces nos insetos.
🥈 Onipresença — Perto ou longe, ela nos faz temer
Capítulo 3 “Carnevale”. Destrua 10 Estátuas da Lady (de Little Nightmares 1) na segunda metade do capítulo. (Veja Colecionáveis.)
🥉 Entrega no Feed — Da loja à (gaiola) porta
Capítulo 3 “Carnevale”. Na segunda metade, após ser capturado por um homem com fantoche, você se liberta e entra numa cozinha. Pegue a linguiça, leve-a para a sala seguinte e entregue ao garoto na gaiola.
🥉 Mire Baixo (e Sozinho) — Ganhe um prêmio toda vez
Capítulo 3 “Carnevale”. No estande de tiro, acerte os pratos com Nome (chapéu triangular) e não atire no vilão. Acenda as 9 luzes no topo para vencer. Em co-op, ambos recebem. Em solo, se estiver jogando como Alone, chame a IA (△) para atirar nos alvos corretos.
🥉 Experiências Iluminadoras — O dom da segunda visão
Capítulo 4 “The Institute”. Troféu de história: na metade do capítulo, você pega uma boneca especial que altera a “alternidade”.
🥈 Institucionalizado — As Crianças Não Estão Bem
Capítulo 4 “The Institute”. Encontre os 5 Fantasmas do capítulo. (Veja Colecionáveis.)
🥈 Coordenação Mão-Olho — Você se manteve à distância de um braço
Capítulo 4 “The Institute”. Não morra em nenhuma interação com o chefe ou suas mãos (2 perseguições + 3 lutas). O troféu surge após derrotá-lo no fim e assistir a uma pequena cutscene.
Guia de Colecionáveis (100%)
Total: 58 locais — 25 Bonecas, 11 Corvos, 6 Nomes, 10 Estátuas da Lady, 6 Fantasmas.
Nada é perdível (use Seleção de Capítulos). Troféus vinculados:
- 25 Bonecas → 🥈 Caixa de Brinquedos, 🥈 Loja de Doces, 🥈 Gestos de Ficha, 🥈 Arquivado, 🥇 Pontas Soltas
- 11 Corvos → 🥈 Passarinhocéfalo
- 6 Nomes → 🥈 Lar, Doce Nome
- 10 Estátuas da Lady → 🥈 Onipresença
- 6 Fantasmas → 🥈 Institucionalizado
Capítulo 1 — “Necropolis”
Boneca #1 + Corvo #1 — Após a primeira escada e entrar na sala: boneca no chão; corvo no canto superior direito.
Corvo #2 — Ao sair dessa sala, o corvo está numa estátua.
Corvos #3, #4, #5 — Na sala onde a história exige derrubar um corvo com chave: há mais dois corvos no canto superior direito (total 3 na sala).
Corvo #6 — Logo após conseguir o guarda-chuva e a primeira interação com o bebê; antes de se jogar da borda com o guarda-chuva, derrube o corvo.
Boneca #2 — Depois de se esconder do bebê e usar uma plataforma para descer de nível: vá para a esquerda, quebre a parede e entre na sala.
Boneca #3 — Após derrotar 4 insetos, na sala com um ventilador grande, suba a escada ao lado.
Corvos #7, #8, #9 e #10 — Após um trecho em que você cai num buraco, há uma área com estátuas e quatro corvos para derrubar.
Boneca #4 — Depois de ser agarrado pelo bebê e cair na área escura, vá à esquerda por uma abertura na parede.
Corvo #11 — Pouco depois da Boneca #4, em outra área com o bebê. Derrube para fechar os 11 e ganhar 🥈 Passarinhocéfalo. Existem ainda mais 3 corvos em seguida (tolerância a falhas).
Boneca #5 — Após se esconder enquanto o bebê leva o sino da igreja, você chega a um beco; no final, à esquerda, está a última boneca (desbloqueia 🥈 Caixa de Brinquedos).
Capítulo 2 — “Candy Factory”
Boneca #1 — Depois de subir a escada na biblioteca para fugir da senhora idosa, vá à esquerda antes de seguir à direita.
Boneca #2 — No trecho de dois fusíveis para o elevador, ao buscar o da esquerda, a boneca está na primeira sala (fundo direito, no chão).
Boneca #3 — Após energizar o elevador e sair para a parte externa, suba (não desça) e entre pela janela.
Boneca #4 — Pouco depois, na sala de vigilância com a idosa. Quando ela sair, desça e entre na sala à esquerda.
Boneca #5 — Depois de derrotá-la, num corredor: no fim, entre na sala à esquerda e pegue a boneca sobre a mesa (desbloqueia 🥈 Loja de Doces).
Capítulo 3 — “Carnevale”
Boneca #1 + Nome #1 — Caindo num corredor, quebre o vidro à direita para a sala da boneca. Volte ao corredor e entre na porta à direita (sala do botão/fusível). Depois, abrace o Nome em frente ao forno (R2).
Nome #2 + Nome #3 — Na área de mover a grande escultura (ligando energia): o Nome #2 fica atrás da escada à esquerda; o Nome #3 aparece após ligar a energia, perto da alavanca à direita.
Boneca #2 — Após usar a escultura para subir, não entre na porta; escale as caixas perto dela e entre pelo duto.
Boneca #3 — Após subir uma estante com garrafas e corrente, vá à direita por uma abertura na parede; puxe uma caixa na prateleira para assustar um Nome.
Nome #4 + Boneca #4 + Nome #5 + Boneca #5 + Nome #6 — Saindo da sala da Boneca #3, vá à esquerda perto da cadeira para assustar o mesmo Nome, depois entre na abertura inferior esquerda da parede (Nome #4). Avance e atire no botão para assustar outro Nome; no fundo da sala está a Boneca #4. Volte ao corredor escuro e entre na sala da direita para achar o Nome #5 perto do piano. Caminhe sobre as teclas para ganhar 🥉 Fique Ligado e abrir passagem à Boneca #5. Saia e entre na sala oposta para o Nome #6 (desbloqueia 🥈 Lar, Doce Nome).
Boneca #6 — Após energizar um forno para subir, você sai para fora. Em vez de prosseguir à direita, avance em direção à tela e entre na abertura para voltar à sala do forno; atravesse a tábua à esquerda e passe por outra abertura para a boneca.
Boneca #7 — Depois de matar 4 fantoches e rastejar por um duto, suba uma parede de madeira à esquerda (perto de dois balões).
Estátua da Lady #1 — Após a Boneca #7, ao sair de um vagão, não suba a rede: siga para a esquerda, sob o vagão. Pegue a estátua e arremesse/atire para quebrar.
Estátua #2 — Logo depois, na área de matar dois fantoches: no fundo à direita.
Estátua #3 — Depois da #2, você verá uma tenda com um grandalhão na caixa. Saia pela esquerda: a estátua está ali.
Estátua #4 — Ao sair da tenda para a direita, há uma estátua diante de uma máquina. Não pise na placa (armadilha) — quebre à distância (flecha/bola).
Boneca #8 + Estátua #5 — Após esgueirar-se por uma cerca de madeira e ver um poço, pendure-se na manivela para descer ao nível inferior com dentaduras. Saia e pegue a boneca, depois suba a parede e, ao chegar em cima, veja a estátua no fundo à esquerda.
Estátua #6 — Depois de interagir com um espelho na história, ao deixar o prédio, vá à direita até outro prédio. Em vez de subir ao telhado, desça as escadas: a estátua fica sob a escada.
Estátua #7 — Após um elevador, no corredor escuro, entre na primeira porta à direita.
Estátua #8 — Depois de fugir do homem e seu fantoche, você cai numa piscina com dentaduras. Saia, suba as escadas e vá tudo à esquerda para achar a estátua.
Boneca #9 — Da Estátua #8, siga à direita para a próxima sala. Após cruzar uma tábua de madeira, em vez de continuar, desça a escada e entre no duto na parte inferior: a boneca está lá.
Boneca #10 — Depois de duas seções de vapor, você deveria subir caixas de madeira; antes, olhe o canto inferior direito iluminado: há uma abertura escondida com a última boneca do capítulo (desbloqueia 🥈 Gestos de Ficha).
Estátua #9 — Logo após a Boneca #10, você içará o parceiro por um lustre. Entre na sala com a mesa cheia de garrafas — a estátua está no centro.
Estátua #10 — Em seguida, na área com o homem e o fantoche, passe e use o elevador (história). Ao sair, a estátua final está à direita. Quebre para desbloquear 🥈 Onipresença.
Capítulo 4 — “The Institute”
Fantasma #1 — No início, caminhe até a entrada do prédio mas não entre. À frente da entrada, siga em direção à tela e passe uma escadinha; atrás dela, encostado no muro, está o fantasma (difícil de ver).
Boneca #1 — Logo ao entrar, você verá uma tábua de madeira para puxar (história). Antes disso, entre na porta à esquerda e, na segunda sala, pegue a boneca.
Fantasma #2 — Após a primeira boneca, você cruza um vão (o parceiro mata uma planta para abrir passagem). Ao atravessar, no canto fundo direito do corredor está o fantasma.
Fantasma #3 — Após fugir de um homem cego e usar um gongo para abrir caminho, passe pela abertura à esquerda onde havia a barreira: o fantasma está sentado num banco (também difícil de ver).
Boneca #2 — Depois de pegar a boneca especial que altera o cenário, você a arremessa por uma janela ficando sobre uma gangorra. Em seguida, pegue-a e caminhe até o fundo, entrando na sala à direita: a boneca aparece apenas se estiver com a especial na mão.
Boneca #3 — Depois de abrir uma porta com fusível, empurre o carrinho para dentro e escale a máquina para pegar a boneca.
Fantasma #4 — Após ser perseguido pela mão do chefe e cair numa nova área, você logo verá escadas para subir; antes, no canto superior esquerdo da sala há um fantasma.
Boneca #4 + Fantasma #5 — Após a segunda perseguição da mão, antes de puxar a alavanca para abrir a porta, vá ao fundo do corredor para a boneca. Na sala seguinte (depois da porta), à direita, está o fantasma num banco.
Boneca #5 + Fantasma #6 — Depois da Boneca #4, use um elevador. Ao sair, verá uma tábua e uma abertura à direita. Entre, pegue a chave numa caixa e a Boneca final na sala seguinte — isso desbloqueia 🥈 Arquivado e 🥇 Pontas Soltas. Volte, cruze a tábua e abra a porta à esquerda com a chave: o Fantasma #6 está diante de uma cama.
Observações Finais
- Co-Op Online: requer PS Plus. No momento, alguns jogadores enfrentam erro de “conexão perdida com o host”. Sem solução oficial conhecida — aguarde atualização.
- Seleção de Capítulos: disponível após concluir; nada é perdível.
- Autopop / Transferência PS4⇄PS5: não suportado.
- Cross-buy PS4/PS5: sim.
- New Game+: não existe.
- Saves: 8 slots de perfil; apenas autosave dentro de cada slot (sem saves manuais).
Agradeço a Bandai Namco por conceder gentilmente a chave do jogo.
–Para conferir minha jornada completa platinando o jogo veja este vídeo: A PLATINA DE LITTLE NIGHTMARES 3 É UM VAZIO EXISTENCIAL