A Microsoft, conhecida por franquias lendárias como Halo e Gears of War, tentou criar sua própria versão de Uncharted, o aclamado exclusivo do PlayStation, para o Xbox One. Um novo relatório do canal Did You Know Gaming? no YouTube, liderado pelo pesquisador de videogames Liam Robertson, trouxe à tona detalhes surpreendentes sobre o projeto cancelado, chamado Project Ranger, que prometia ser uma grande aposta da Microsoft para rivalizar com a série de ação e aventura da Naughty Dog.
Um Uncharted com Sabor de Xbox
De acordo com ex-membros da Microsoft entrevistados por Robertson, o Project Ranger começou a tomar forma na Black Tusk Studios (hoje The Coalition, responsável por Gears 5). Originalmente, o estúdio trabalhava em um jogo de Halo para o Kinect, mas foi redirecionado para criar um título inspirado em Uncharted, com pitadas de espionagem no estilo Missão Impossível. O jogo prometia combinar a ação cinematográfica característica da série da Sony com elementos únicos, como gadgets interativos e suporte ao Kinect, que era uma grande aposta da Microsoft na época.
Uma Equipe Talentosa e Um Sonho Interrompido
O desenvolvimento do Project Ranger contou com a participação de estudantes não remunerados do Savannah College of Art and Design, que criaram conceitos visuais e ideias para gadgets exclusivos. O protagonista, chamado Cole, foi dublado por Liam McIntyre, conhecido hoje por dar voz ao Wolverine no aguardado Marvel’s Wolverine da Insomniac Games. O projeto chegou a ser apresentado em um showcase da Xbox na E3 2013, mas sem ser anunciado oficialmente como um jogo.
Apesar do potencial, o Project Ranger enfrentou problemas. Diferenças criativas entre a equipe de desenvolvimento e os superiores da Microsoft levaram a um impasse, fazendo o projeto estagnar. Mais tarde, a Black Tusk Studios foi chamada para assumir o desenvolvimento de um novo Gears of War sob o comando de Rod Fergusson, o que resultou no abandono e, eventualmente, no cancelamento do Project Ranger.
Um Vislumbre do Que Poderia Ter Sido
O vídeo do Did You Know Gaming? revela artes conceituais e trechos de cenas do jogo, dando aos fãs uma ideia do que poderia ter sido o “Uncharted da Microsoft”. O projeto tinha ambições de se tornar a próxima grande franquia do Xbox, mas acabou se tornando mais uma curiosidade na história dos games.
O que achou dessa revelação? Será que o Project Ranger poderia ter mudado o cenário dos exclusivos do Xbox? Deixe sua opinião nos comentários!
Fonte: Did You Know Gaming?