Microsoft quase vendeu Perfect Dark para a Take-Two antes do cancelamento

Microsoft quase vendeu Perfect Dark para a Take-Two antes do cancelamento

Após a surpresa com o fechamento da The Initiative e o cancelamento de Perfect Dark, novas informações revelam que o projeto esteve muito perto de ser salvo em uma negociação envolvendo a Take-Two.


A Microsoft tomou a decisão drástica de encerrar Perfect Dark, título que estava em desenvolvimento pela The Initiative, estúdio criado do zero para comandar o retorno da franquia. O cancelamento também afetou diretamente a Crystal Dynamics, parceira no projeto, que anunciou cortes em sua equipe logo na sequência.

No entanto, de acordo com uma reportagem do jornalista Jason Schreier, publicada no portal Bloomberg, houve uma tentativa de manter o projeto vivo. A Microsoft chegou a considerar vender o jogo para outra editora, e a Take-Two Interactive esteve muito próxima de adquirir os direitos de publicação.

Negociação quase fechada

Segundo Schreier, a Embracer Group participou das tratativas, e o plano era que a Crystal Dynamics permanecesse como desenvolvedora de Perfect Dark, enquanto a Take-Two assumiria a função de publicadora.

“A Embracer chegou perto de fechar um acordo no qual a Take-Two compraria o jogo da Microsoft, que detinha os direitos. A Take-Two então financiaria e publicaria o jogo”, relatou o jornalista.



Impasse na propriedade da franquia

Apesar da proximidade de um acordo, a negociação acabou não avançando. O principal obstáculo foi a falta de consenso sobre quem ficaria com a propriedade de longo prazo da franquia Perfect Dark. Sem esse alinhamento, o projeto foi encerrado de vez, deixando a comunidade sem a chance de ver o aguardado retorno de Joanna Dark.

Com o fim das tratativas, a possibilidade de resgatar Perfect Dark desaparece, ao menos neste formato. Caso o acordo tivesse sido firmado, o título poderia ter sobrevivido sob a publicação da Take-Two e desenvolvimento contínuo da Crystal Dynamics, mas sem a participação da The Initiative.

Por ora, a franquia retorna ao limbo, reforçando a percepção de instabilidade na gestão de projetos de grande porte dentro da divisão de jogos da Microsoft.

Fonte: Bloomberg