Microsoft sugere versão mais acessível do Xbox Cloud Gaming e detalha planos para próxima geração

Microsoft sugere versão mais acessível do Xbox Cloud Gaming e detalha planos para próxima geração

Executivo comenta expansão do serviço, integração com IA e parceria com a AMD para novo hardware


A Microsoft segue preparando o Xbox Cloud Gaming (xCloud) para se tornar mais acessível e competitivo no cenário de jogos em nuvem. Durante participação no podcast oficial do Xbox, Jason Ronald, vice-presidente de Próxima Geração da Microsoft, detalhou os planos para o serviço, o ecossistema Play Anywhere e a colaboração com a AMD no desenvolvimento de chips de próxima geração.

Rumo a um xCloud mais acessível

Atualmente, o xCloud está disponível exclusivamente para assinantes do Xbox Game Pass Ultimate, cujo valor mensal é de US$ 19,99. Ronald destacou que muitos jogadores utilizam a nuvem como forma principal de jogar ou como complemento para acessar títulos em qualquer dispositivo, abrindo a possibilidade de ampliar o alcance do serviço.

“Isso abre a oportunidade de torná-lo muito mais acessível, seja para novas regiões ou novas formas de acesso à nuvem do Xbox”, disse o executivo.

A Microsoft ainda estuda modelos gratuitos ou independentes, possivelmente sustentados por anúncios, embora nenhum anúncio oficial tenha sido feito até o momento. A iniciativa vem em um momento de forte concorrência, com o GeForce Now, da Nvidia, superando o xCloud em desempenho, resolução e latência em algumas métricas, fato que reforça a necessidade da Microsoft de expandir e aprimorar sua oferta.



Expansão e flexibilidade

Nos últimos meses, a Microsoft permitiu que assinantes do Game Pass Ultimate transmitam jogos que possuem, independentemente da biblioteca do serviço, representando um passo em direção a maior flexibilidade para os usuários. A empresa também planejava oferecer venda direta de jogos pelo aplicativo Xbox em Android, permitindo streaming imediato, mas disputas legais atrasaram a implementação.

Além da expansão do xCloud, a Microsoft trabalha em novo hardware e chips dedicados, desenvolvidos em parceria com a AMD, para elevar a experiência de jogos e streaming. Ronald citou a integração de renderização neural, tecnologia que promete melhorar significativamente qualidade visual e desempenho, e o uso de IA avançada para criar recursos inovadores.

O executivo mencionou ainda o dispositivo Xbox Ally X, que contará com NPU dedicado (chip de processamento neural) e permitirá testes iniciais de funcionalidades de IA. A ideia é que esses recursos também sejam integrados nos PCs Copilot Plus, aproximando ainda mais a experiência de console e computador.

Perspectivas futuras

Com essas iniciativas, a Microsoft busca consolidar sua posição no mercado de jogos em nuvem e plataformas móveis, ampliando a acessibilidade do xCloud, introduzindo novas lojas digitais e explorando recursos de IA para transformar a experiência do jogador. A estratégia indica um movimento ambicioso para os próximos anos, alinhando software, nuvem e hardware em um ecossistema unificado de jogos.

Fonte: The Verge