Durante uma conferência realizada em Xangai, a PlayStation anunciou oficialmente o início das inscrições para a quarta fase do China Hero Project, programa estratégico que visa fomentar a indústria de games na China, impulsionando estúdios locais a desenvolverem jogos com potencial internacional. Com base no aprendizado acumulado ao longo das três fases anteriores, a nova etapa promete ser ainda mais ambiciosa e estruturada, com foco em elevar o padrão técnico, artístico e de experiência do usuário dos títulos participantes.
Parcerias com estúdios de peso para fortalecer os jogos
Para maximizar o sucesso dos projetos selecionados, a PlayStation reuniu um time de estúdios especializados que atuarão como parceiros de suporte durante o desenvolvimento. Entre eles está a Virtuos, renomada empresa conhecida pelo trabalho de co-desenvolvimento em jogos de grande escala, incluindo o recente The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered. A Virtuos será responsável por colaborar diretamente no desenvolvimento de alguns títulos, trazendo expertise técnica e otimização.
Outro parceiro é a RichTap, que irá integrar tecnologias avançadas de feedback háptico nos jogos, potencializando a imersão sensorial e a interação dos jogadores com o controle, um diferencial cada vez mais valorizado no mercado. Além disso, a Visual Arts, estúdio interno da PlayStation focado em experiência do usuário, contribuirá com a avaliação e aprimoramento da interface (UI/UX), garantindo que os jogos ofereçam usabilidade fluida e intuitiva, elemento essencial para o sucesso comercial.
Investimentos adicionais em jogos promissores
A iniciativa demonstra seu compromisso financeiro e estratégico com o ecossistema local ao anunciar aportes extras para três jogos em desenvolvimento no âmbito do programa: Daba: Land of Water, Scar e EXILEDGE. Esses recursos adicionais devem acelerar a produção e contribuir para a qualidade final dos títulos, reforçando a confiança da PlayStation em seu portfólio chinês.
Desde seu início, o China Hero Project tem obtido resultados positivos, alavancando estúdios e ampliando a visibilidade dos jogos produzidos na China em escala global. Em 2025, a iniciativa celebrou o lançamento de AI Limit, jogo muito elogiado pela crítica e jogadores, consolidando a qualidade alcançada pelo programa.
Além disso, outro destaque é o aguardado Lost Soul Aside, título oriundo da primeira fase do projeto que passou por significativas transformações durante o desenvolvimento e está prestes a chegar ao mercado, sendo acompanhado com expectativa pela comunidade internacional.
Expansão estratégica em um mercado em crescimento
Com a indústria de games chinesa ganhando cada vez mais relevância mundialmente, o investimento da PlayStation no fortalecimento de talentos e estúdios locais é visto como um movimento natural e estratégico para consolidar sua presença na região e fomentar a criação de títulos competitivos internacionalmente. A quarta fase do China Hero Project reforça essa visão, posicionando a PlayStation como um catalisador fundamental no desenvolvimento da indústria chinesa de jogos e prometendo trazer novidades que deverão marcar os próximos anos do mercado global.
Fonte: Insider Gaming