Clair Obscur: Expedition 33 se tornou um dos maiores sucessos de 2025. Aclamado por jogadores e especialistas, o RPG por turnos desenvolvido pela Sandfall Interactive já aparece em diversas listas de indicados a jogo do ano — algo ainda mais impressionante quando se leva em conta o tamanho e a juventude do estúdio francês por trás do projeto.
Pequeno, mas poderoso: o tamanho ideal de uma equipe?
Em entrevista ao portal Automaton Japan, o diretor criativo Guillaume Broche e o programador líder Tom Guillermin revelaram detalhes curiosos sobre a produção do jogo. Um dos temas abordados foi justamente a estrutura enxuta da Sandfall, que hoje conta com uma equipe bastante reduzida — algo que, segundo Broche, não deve mudar tão cedo:
“Acho que, por enquanto, prefiro trabalhar com uma equipe pequena. Não tenho certeza de qual seria ‘o tamanho ideal de equipe’ (risos). Mas, quando se trata de fazer um RPG por turnos de preço cheio, acredito que a equipe que temos agora é exatamente do tamanho certo.”
O estúdio acredita que o formato atual permite maior foco e coesão criativa, mesmo em um projeto ambicioso como Clair Obscur.
A divisão interna: quem fez o quê?
A Sandfall detalhou como as responsabilidades foram divididas ao longo do desenvolvimento. Cada área contou com um número muito restrito de pessoas, o que reforça ainda mais o mérito do resultado final:
• Ambientes e cenários: 5 pessoas
• Roteiro e narrativa: 2 pessoas
• Cinemáticas: entre 3 e 6 pessoas
• Trilha sonora: 4 pessoas
Apesar do núcleo criativo ter sido 100% interno, o estúdio contou com suporte externo em áreas como controle de qualidade (QA), localização e marketing — o que é comum mesmo em estúdios maiores.
Recrutamento criterioso (e jovens talentos)
Outro ponto de destaque foi o processo seletivo rigoroso no início do estúdio. De acordo com Broche, foram feitas mais de 200 entrevistas até se chegar ao time atual. Curiosamente, a busca não se focou apenas em experiência, mas principalmente em atitude:
“Após as primeiras rodadas, meu foco passou a ser encontrar pessoas jovens e talentosas que tivessem espírito de luta, em vez de profissionais experientes da indústria.”
Essa estratégia trouxe frutos únicos: alguns dos nomes mais importantes da equipe, como o artista de VFX e o designer de personagens, entraram direto da universidade — sem nenhuma experiência prévia no mercado.
“Como eles tinham pouquíssima experiência de trabalho, também não carregavam muitas ideias pré-concebidas sobre como o trabalho deveria ser, o que acho que foi algo positivo.”
Clair Obscur: Expedition 33 já está disponível para PC, PlayStation 5, Xbox Series X|S e também faz parte do catálogo do Game Pass. Além de visuais deslumbrantes e um sistema de combate inovador, o jogo agora também representa um novo modelo de produção: mais autoral, mais enxuto e, acima de tudo, mais ousado.